ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
LP_28
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 33
Pontos : 97
Data de inscrição : 24/09/2021
Idade : 18

Corrupção presente no "Os Maias" Empty Corrupção presente no "Os Maias"

Ter maio 23, 2023 11:42 am
"Os Maias" é um livro de Eça de Queirós, publicada em 1888. O livro retrata a sociedade portuguesa do século XIX, abordando vários temas, incluindo a corrupção. Podemos observar que a corrupção afeta as personagens e a sociedade em geral.

Uma das principais críticas que Eça de Queirós faz em relação à corrupção é a sua presença generalizada em todos os níveis da sociedade. Através das personagens principais, Carlos da Maia e João da Ega, o autor expõe as falhas éticas e morais presentes na elite portuguesa, especialmente na política e na alta burguesia. É retratada como uma prática enraizada e aceita socialmente, onde as pessoas buscam seus próprios interesses em detrimento do bem comum.

Um exemplo marcante de corrupção no livro é o "caso Taveira", que envolve o personagem de um poderoso corrupto, Dâmaso Salcede. Esse episódio mostra a impunidade dos poderosos, que são capazes de manipular a justiça e escapar das consequências de seus atos corruptos. Eça de Queirós expõe a falta de moralidade e a decadência da classe dominante, revelando a corrupção como um fator corrosivo que mina os fundamentos da sociedade.

Além disso, o autor também critica a corrupção como um obstáculo ao progresso e ao desenvolvimento do país. A corrupção desvia recursos que poderiam ser investidos em melhorias sociais, educacionais e infraestruturais..

No entanto, é importante ressaltar que a corrupção em "Os Maias" não é retratada de forma simplista. Eça de Queirós também explora as motivações e os contextos que levam à corrupção. Ele mostra como a sociedade cria um ambiente propício para a corrupção florescer,.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos