ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
dani13
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 35
Data de inscrição : 27/09/2023

[Opinião] Direitos dos animais Empty [Opinião] Direitos dos animais

Qua Set 27, 2023 7:12 pm
Ao longo do tempo, os animais têm sido usados para muitos costumes do ser humano, tais como vestuário, alimentação, produtos cosméticos e farmacêuticos, e espetáculos. Tal como sabemos tratamo-los com desprezo, como se fossem objetos.
Os animais conseguem ser um dos melhores e mais fiéis amigos do Homem, porém pessoas cruéis são capazes de espancá-los e até os matar. Se partilhamos este mundo com eles, devemos ter o mesmo respeito e consideração por eles, pois tal como nós são capazes de sentir emoções. Contudo as nossas ações estão a ter vários impactos na vida destes seres, como a extinção e ao danificar o seu habitat.
Em qualquer lugar do mundo existe animais a sofrer, muitas vezes em silêncio e como seres humanos que somos, devemos impedir sempre que pudermos. Kant afirma que o animal não tem consciência de si e existem apenas como meio para um fim, sendo esse fim o Homem. Os seres irracionais não têm muitas capacidades, mas alguns seres humanos também não e mesmo assim maior parte de nós não os despreza, pois todos temos o nosso valor e essência.
Na minha opinião, à eventos que eu discordo totalmente, tais como circos que ao fazerem o seu número de espetáculo, são espancados para  treinar e sem liberdade, felizmente, em certos países foram proibidas a entrada de animais de espetáculo. A tourada, começa por manipular os touros e na arena é usado vários objetos como punhais e espadas perfurando a carne do animal causando a sua morte. As lutas de cães, são eventos bárbaros em que os cães lutam até à morte do adversário. A caça com armadilhas, os animais apanhados aguentam o sofrimento de dias e até semanas que muitos acabam por morrer. O abandono, antes de adotar devemos pensar se temos condições, tempo e paciência e saber dar amor, pois ter um animal não é simplesmente alimentar e passear.
Concluo assim que é importante respeitar todos os habitantes do nosso planeta quer racionais e irracionais. Acredito que os animais têm uma grande importância na nossa vida, porque através da linguagem corporal ensinam que o amor não é só palavras, mas sim atos. “Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer” Jeremy Bentham.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos