ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
vitoriaab
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 18
Data de inscrição : 04/10/2023
Idade : 17

[Livro] 'A Metamorfose'' de Franz Kafka - Análise Empty [Livro] 'A Metamorfose'' de Franz Kafka - Análise

Sex Out 13, 2023 4:21 pm
«Certa manhã, ao acordar após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso insecto.»


É assim o início do famoso clássico de Kafka. Nesta obra, Gregor Samsa, um mero trabalhador acorda certo dia num corpo dum inseto. Apesar disso, a sua consciência, capacidades mentais e memórias humanas mantêm-se intactas.
Esta transformação de Gregor força-o a ficar confinado ao seu quarto e a tornar-se impossibilitado de trabalhar, o que é um grande problema, já que o negócio do seu pai fracassou, então Gregor era quem sustentava a sua família financeiramente. 
Ao longo do livro, quando os maus-tratos e a desumanização pela parte da sua família piora progressivamente, vemos o nosso personagem principal a perder as características que o tornam humano e a aderir a comportamentos que combinam com o seu atual estado físico. 
A sua família após perder a sua fonte de rendimento, começa a alugar quartos da sua casa. Pouco tempo depois contudo, os inquilinos da casa de Gregor decidem deixar o apartamento devido á presença deste mesmo. Ao perceber-se que a pessoa em quem mais dependiam tornou-se um fardo para eles próprios, a família de Gregor gradualmente torna-se mais cruel perante ele, alienando-o duma forma desumana. A novela culmina num evento trágico em que Gregor, percebendo que se tornou um fardo insuportável para sua família, morre sozinho no seu quarto.

A Metamorfose é uma obra que aborda, duma forma absurda temas como a alienação, isolamento, a incompatibilidade entre o indíviduo e a sociedade e a fragilidade da identidade e da crueldade da natureza humana.

A transformação de Gregor Samsa num inseto gigante pode ser vista como uma metáfora da alienação no trabalho. Assim como Gregor se sente isolado e estranho em seu novo estado, muitos trabalhadores podem experimentar alienação em empregos que consideram monótonos, desumanos ou sem sentido. Eles sentem-se separados de seu verdadeiro eu e das recompensas significativas no trabalho.

Este romance realça também o esgotamento sentido pelos trabalhadores, o sentimento de serem somente peças descartáveis ou meros recursos numa sociedade industrial e capitalista. Relembra-nos sobre o pesado fardo que é ter que sustentar uma família quando não tens condições para te sustentar a ti próprio. A luta de Gregor Samsa com a burocracia na sua tentativa de continuar a trabalhar, apesar da sua transformação, pode ser vista como uma crítica à sociedade que coloca o trabalho acima de tudo.


No geral, "A Metamorfose" de Kafka pode ser interpretada como uma alegoria sobre a alienação e a desumanização no trabalho e sobre como a sociedade muitas vezes valoriza o indivíduo apenas em termos da sua utilidade econômica. Isso pode ser relacionado com o conceito de esgotamento no trabalho e com as questões de saúde mental, como a depressão, que podem afetar o proletariado num ambiente de trabalho desgastante e desumanizador. A obra de Kafka convida à reflexão sobre as complexas relações entre indivíduos, trabalho e sociedade.

H. Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos