ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
MECSO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 20
Pontos : 52
Data de inscrição : 14/09/2022

[Opinião] A pressão para a perfeição Empty [Opinião] A pressão para a perfeição

Seg Nov 13, 2023 9:35 pm
Um dos pensamentos mais recorrentes e esgotantes é a pressão para sermos perfeitos proveniente da necessidade de se atingir a perfeição. A perfeição caracteriza um ideal que reúne todas as qualidades possíveis e nenhum defeito, é algo que não dá para ser melhorado. Não existe nenhum ser humano capaz de atingir este ideal, mas, no entanto, muitos sofrem diariamente na luta para o tentar alcançar.

 
    Esta pressão é essencialmente sentida na adolescência, uma vez que é nesta fase da vida que vão ocorrer o maior número de alterações hormonais, tornando os adolescentes mais vulneráveis e inseguros, sendo esta insegurança o que os leva a começar a compararem-se uns com os outros, perseguindo sempre essa tal perfeição. Através da comparação, na cabeça dos mesmos, eles vão encontrar sempre alguém mais "perfeito", alguém mais bonito, mais inteligente, mais engraçado, com um melhor corpo, com melhores capacidades comunicativas, tornando-se numa lista sem fim, porque, devido ao facto de o ser humano ter pensamento crítico, ele acaba por ser também um ser muito autocrítico, que é capaz de encontrar uma quantidade ridícula de coisas em que os outros são melhores que ele.
 
    Mesmo sendo algo mais recorrente na adolescência é algo que persegue o ser humano durante todo o seu desenvolvimento, uma vez que a perfeição é muitas vezes exigida, tanto como na escola, como no trabalho, na maternidade e na paternidade, e até nos nossos passatempos, que são, normalmente, encarados apenas como um modo de relaxamento.
 
    Logo, segundo o meu ponto de vista, esta pressão não nasce connosco e, é sim, algo que se vai desenvolvendo em nós, a partir do contacto com a sociedade, e à medida que vamos amadurecendo e entendendo como esta funciona, essa necessidade de ser perfeito vai aumentando de forma diretamente proporcional. Nada do que façamos parece ser suficientemente bom na nossa cabeça, porque achamos sempre que existe alguém com capacidades para fazer muito melhor. Mas aí é que se encontra o problema, porque vamos ficar sempre à espera de algo melhor, de algo com menos falhas, de algo único, sendo que em 2,5 milhões de anos de existência dos Homens nada de tal calibre foi descoberto, porque, na realidade, não é possível a existência de tal coisa no nosso planeta, até pode existir a ideia de algo parecido a isso na nossa cabeça, mas é algo que nunca pode ser posto em prática. Por isso é importante relembrar que somos apenas uma enorme quantidade de seres vivos a tentar dar o seu melhor para ser melhor, e que não precisamos ser melhor que ninguém, mas, sim, é preciso continuar esforçarmo-nos para ser a melhor pessoa que conseguimos ser.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos