ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
MECSO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 55
Data de inscrição : 14/09/2022

[Livro] "Orgulho e Preconceito" - Jane Austen Empty [Livro] "Orgulho e Preconceito" - Jane Austen

Ter Nov 21, 2023 10:46 pm
"Orgulho e Preconceito" enquadra-se como um romance e drama escrito por Jane Austen, uma escritora inglesa que nasceu em 1775 e faleceu em 1817 tendo sido uma das maiores romancistas da literatura do século XIX, por ser autora de clássicos como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade".
 
     A edição que eu tenho deste livro foi editada pela Editorial Presença, tem 396 páginas e está repartida em 61 capítulos, todos muito pequenos o que, na minha opinião, facilita bastante a leitura. Na capa podemos observar uma rapariga que representa a personagem principal desta obra, com uma vestimenta própria da época em que a história decorre, e uma mansão atrás, que eu presumo ser a propriedade do par romântico desta.
 
   O decorrer desta história passa-se em Inglaterra no fim do século XVI, onde a família Bennett recebe a notícia que está a chegar um novo morador com muitas posses a Netherfield, e a mãe de Elisabeth desesperada para casar as cinco filhas, manda o marido apresentar-se ao novo morador Mr. Bingley, com o intuito de tentar casá-lo com uma das suas filhas. Elisabeth, a protagonista e uma jovem inteligente e independente, conhece Mr. Darcy, o melhor amigo de Mr. Bingley, que é o novo morador de Netherfield, num baile dado por este. Mr. Darcy aparenta ser muito arrogante, uma vez que tem ainda mais posses do que o amigo e que, no decorrer do baile, critica Lizzie pela sua aparência e modos, isto faz com que ela crie uma antipatia por este, que rapidamente se torna recíproca. À medida que estes dois se vão conhecendo melhor, através de algumas conversas e de alguns momentos passados lado a lado, este desprezo mútuo desaparece, sendo substituído por paixão da parte de Mr. Darcy. A partir deste momento, vão decorrer ainda muitas reviravoltas relacionadas à família de Lizzie, assim como, com os sentimentos que ela vai desenvolvendo por Darcy. Com o propósito de não estragar a leitura deste livro a ninguém por me adiantar na história, deixo o final em aberto, para quem tiver curiosidade em ler este livro.
 
    Esta história retrata a sociedade inglesa rural da época, logo muitas das personagens foram usadas para criticar alguns acontecimentos comuns daquela época e que também conseguimos encontrar no mundo atual. Por ter sido escrito no século XVIII, apresenta um vocabulário, em princípio, muito complicado, porque tem muitas palavras que já entraram em desuso, mas ao contrário do que expectava, mesmo com este vocabulário a leitura foi muito fluída, devido também ao tamanho dos capítulos, e não tive dificuldades em interpretar nenhuma parte da história. A escrita de Jane Austen é bem envolvente, tornando a leitura deste livro numa leitura muito fácil. Foi o primeiro romance que li e adorei a história, por isso recomendo "Orgulho e Preconceito" a toda a gente, mas, mais especificamente, é um livro excelente para quem gosta de ler clássicos e/ou romances.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos