ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Sol
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 19/09/2023

Escrever em papel como terapia Empty Escrever em papel como terapia

Dom Fev 04, 2024 1:48 pm
Para mim a escrita terapêutica é uma ferramenta da psicologia utilizada para ajudar a processar emoções, experiências ou pensamentos negativos, de forma a que estes percam o poder que têm sobre a pessoa e sejam, assim, reduzidos os seus impactos físicos e psicológicos.

E resulta melhor se for feita em papel, conforme têm provado vários estudos científicos. A razão prende-se com o facto de a escrita terapêutica pretender ir mais fundo na memória, na reflexão e na compreensão dos acontecimentos, com a ciência a demonstrar, nas últimas décadas, que a coordenação mão, cérebro e olhos resulta na superioridade da escrita manual sobre a digital ao nível cognitivo, com vantagens em termos de aprendizagem, memória e criatividade.
Ao desenhar as palavras, ativamos vias neurais que de outra forma ficariam intocadas. Por outro lado, escrever à mão exige mais esforço, tempo e atenção do que teclar, e o seu efeito acaba por ser mais profundo no cérebro – a caneta é mais poderosa que o teclado.
É por isto que o ato de escrever com caneta e papel é também uma arma importante para “ginasticar o cérebro” na luta contra doenças como o Alzheimer e a demência, risco de demência e trajetórias cognitivas entre idosos com baixa escolaridade.
Através de ressonâncias magnéticas realizadas ao cérebro, que escrever à mão aumenta a atividade neural de uma forma que pode ser comparada à meditação, potenciando a concentração e aumentando o relaxamento.
O hábito de registar no papel sentimentos e emoções é por tudo isto, recomendado como forma de proteger a saúde mental e de lidar com o stress e a ansiedade.
No meu entender, escrever à mão, em papel, aumenta a atividade neural, de uma forma que pode ser comparar à meditação, potenciando a concentração e aumentando o relaxamento.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos