ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Pressão do grupo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pressão do grupo

Mensagem  Cláudia Sofia Alves em Sex Mar 25, 2016 4:18 pm

Boa tarde, este é um tema que se mantém muito atual nas classes mais jovens, e por isso achei por bem escrever um pouco acerca o mesmo!
Por vezes estamos tão mergulhados no corre-corre do dia-a-dia que nos esquecemos de parar para refletir acerca das nossas atitudes, e quando paramos para o fazer reparamos que estamos a desperdiçar tempo com coisas desnecessárias, e que nãos nos trazem felicidade.
Quantas são as vezes em que por estarmos no seio de um determinado grupo fazemos algo que vai contra os nossos princípios, só para sermos “fixes”? Pois este é um dos problemas que a nossa sociedade enfrenta, atualmente, porque estamos tão envolvidos no rebanho que nos esquecemos completamente de quem somos, o que queremos e para onde vamos. Mas é importante parar para refletir acerca das atitudes e opções que tomamos ao longo da nossa vida, pois se o fizermos com alguma regularidade iremos perceber é completamente inútil pertencermos a um determinado grupo, apenas pelo facto de esse ser o grupo dos “fixes”, pois na verdade, os “fixes” só o são, porque nós estamos com eles apesar de ser contra a nossa vontade, estamos com eles porque todos os outros estão.
O mais importante é estarmos inseridos num grupo onde somos aceites conforme somos, onde possamos deixar cair a máscara e viver para além das aparências, viver de acordo com os nossos princípios, pois viver numa falsidade, só porque “se eu pertencer a este grupo vou ser fixe e bem-sucedido (a)” é um grande erro, pois será difícil alcançar a verdadeira felicidade, uma vez que apenas vamos gostar daquilo que todos os outros gostam fazer o que os outros fazem, esquecendo-nos de quem somos.
“No one is you and that is your power”
Very Happy CS

Cláudia Sofia Alves
Moderador
Moderador

Mensagens : 63
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Eu e os Outros

Mensagem  joanasilva em Qua Abr 27, 2016 4:03 pm

Olá.
Sobre este tema eu gostava de dizer que todos somos influenciáveis. Muitas vezes tomámos atitudes consoante a opinião dos outros e não de acordo com o nosso bem-estar. No entanto, também nos cansamos de fingir. Se estamos num grupo que não gostamos, mais cedo ou mais tarde acabamos por nos afastar pois não nos sentimos bem.
Eu acho que hoje em dia já não fazemos as nossas amizades tendo em conta se as pessoas são "fixes" ou não, mas ainda temos comportamentos que são só para impressionar os outros. Para algumas pessoas a popularidade é importante e fazem de tudo serem populares e aceites, incluindo ir contra aquilo em que acreditam. No entanto, eu acredito que hoje em dia, o que a maior parte das pessoas querem é serem elas mesmas e, por isso fazem amizade com pessoas que as compreendem e ajudam.

joanasilva
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pressão do grupo

Mensagem  filipateixeira em Dom Maio 01, 2016 10:03 am

Na atualidade, somos amigos por conveniência e não amigos por sentimento. E a verdade é que cada vez mais as amizades são pensadas e esquematizadas em vez de serem pensadas ou sentidas...

     Os jovens interrelacionam-se cada vez mais por materializações do que por sentirem e conhecerem as pessoas. Quantas são as pessoas que afastam "amigas" porque não vestem roupa de marca? Ou quantas menosprezam outras por serem mais gordas, magras, baixas ou altas? Quantas pessoas não te afastam por não seres como toda a gente é?

     A verdade é que no mundo de hoje todas as pessoas dão mais valor ao materialismo e ao exterior das pessoas do que à verdadeira beleza - o interior.

     Por isso para e pensa! Afinal o que é mais importante para ti? Afinal quem queres ter como amigo? Queres alguém que se veste bem ou alguém que te deixe bem? Queres alguém feito à medida ou alguém que é capaz de fazer tudo para te ver sorrir? Queres alguém que seja o teu "cachorro" ou alguém que seja capaz de te dizer as verdades?

     Afinal queres um amigo ou uma cópia tua?

filipateixeira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/09/2015
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Pressão do grupo

Mensagem  2016.kukam em Qua Set 21, 2016 7:06 pm

Todos nós queremos fazer parte de algum grupo e sentir que pertencemos " à nossa comunidade".
Pressão de grupo pode aparecer quando nós somos influenciados a fazer algo que normalmente não o faríamos ou então, é algo que não nos permite fazer algo que nós gostamos.
Na minha opinião a pressão de grupo pode ter alguns lados positivos, tais como quando o grupo nos suporta e encoraja a fazer algo bom para alguém, ou quando , por exemplo, estamos perto de um exame nacional e o nosso grupo influencia-nos a estudar.
Porém há bastantes lados negativos, como quando eles nos levam a pôr a nós ou a outros em perigo.

Sei que ninguém se quer sentir excluído, e se isso acontecer podemo-nos sentir um tanto inúteis, estúpidos ou "anormais" por não nos encaixarmos... Mas como o velho ditado diz - " mais vale sozinho do que mal acompanhado" - e mais vale a pena nos afastamos um bocado durante algum tempo e depois, de certeza, iremos encontrar "true friends" que nos irão encorajar a ser melhor pessoas e não a ser necessariamente iguais a eles!

2016.kukam
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/09/2016
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Pressão do Grupo

Mensagem  2016.afs31 em Qua Jan 04, 2017 8:24 pm

O tema "A Pressão do Grupo" é um tema extremamente atual, frequentemente abordado e como jovens, em um ou outro momento, já discutimos este tópico. A verdade é que, enquanto jovens, é impossível não pertencer a um grupo. É fácil compreender que nem todos temos os mesmos gostos ou valores e, por isso, é normal que procuremos pessoas que partilhem dos nossos interesses e criemos com elas laços mais fortes do que com as outras pessoas. É no grupo que encontramos indivíduos capazes de compreender os nosso problemas e angústias e que, por vezes, são capazes de nos ajudar quando estamos mais vulneráveis.
No entanto, é possível observar que esta "noção de grupo" pode acarretar certas consequências não tão positivas.

Primeiramente, acho que é importante compreender que pertencer a um grupo não significa que não nos podemos relacionar com outras pessoas. Existem casos em que a ideia de grupo associa-se a uma noção de obrigatoriedade: o indivíduo sente-se obrigado conviver com aquelas pessoas a toda a hora e não se sente à vontade para comunicar com outras pessoas exteriores ao mesmo. É, em certos casos, o próprio grupo que força o indivíduo a abandonar as suas amizades e a dedicar-se exclusivamente aos membros do grupo.

Por outro lado, existem casos em que a "Voz do Grupo" se sobrepõe à "Voz do Indivíduo". Nestas situações, o jovem apresenta comportamentos que vão contra os seus valores mas, apenas porque é "fixe" e os amigos o praticam, ele sentem-se na obrigação de praticar. Este caso, hoje em dia, é muito comum. Muitos jovens começam a fumar (por exemplo) apenas por influência dos amigos ou pela pressão que estes exerceram sobre si. No seu extremo, existe casos de jovens que são ameaçados: "Se não fizeres isso deixas de poder andar connosco."

Por fim, existem aqueles indivíduos que vivem frustrados por não pertencerem a lugar nenhum. Normalmente, estes jovens sentem-se muito infelizes porque sentem que não "encaixam" em nenhum grupo e culpam-se por isso.

A meu ver, toda a ideia de grupo tende a oprimir a nossa individualidade e originalidade. Somos todos diferentes e é na diferença que encontramos a nossa força. Não devemos ter medo ou vergonha de fazer ver os nossos valores ou ideias. Todo o conceito de "Pressão do Grupo" foi criado por nós, adolescentes, e cabe-nos a nós lutar contra essa ideia.

2016.afs31
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tu e o teu grupo...

Mensagem  2016Marta em Sex Jan 06, 2017 3:11 pm

Este tema da "pressão do grupo" está bastante presente no quotidiano dos adolescentes maioritariamente. Todos os jovens nesta fase têm aquele grupo de amigos com referências, gostos e opiniões parecidos aos seus e que por isto facilmente se dão bem. Como todos os temas este apresenta algumas vantagens e desvantagens.

Na minha opinião, pertencer a um grupo de amigos próximos é bom, porque vemos neles seres humanos incriveis e confiámos neles todos os assuntos bons ou maus da nossa vida. Temos sempre aquele pilar que nos trás estabilidade á nossa vida social.

Mas, o que acontece frequentemente, é que para sermos aceites naquele grupo que é visto como o grupo dos "fixes" ou dos "sociais" saimos da nossa conduta de vida cometendo alguns erros para sermos iguais ás pessoas do grupo a que queremos pretencer e sermos aceites pelos mesmos. Sermos aceite num grupo quando perdemos os nossos padrões de vida, faz-nos perder a nossa liberdade individual e faz com que sejamos submetidos constantemente ás ordem do "chefe de grupo".
Outro acontecimento muito frequente neste tema é o grupo em que nos inserimos não aceitar que um membro deste grupo tenha outras amizades fora dele, o que provoca um tipo de prissão aos individuos que pertencem a este determinado grupo.
Também, noutra prespétiva, existem aqueles indivuos que são considerados solitários pois sentem que não fazem parte de nenhum grupo e estes são maioritariamente rebaixados e gozados pelos membros dos grupos existentes.

Para concluir, acho que, pretencer a um grupo nesta fase da adolescencia é importante, porque para além que não nos devemos isolar, ter alguém em quem sentimos que podemos confiar é extremamente saúdavel para que esta fase seja equilibrada; mas para pertencemos a este grupo não temos que mudar a nossa maneira de ser ou pensar, porque os verdadeiros amigos vão nos aceitar tal e qual como somos.
Não temos que copiar ninguém para sermos felizes, basta sermos nós próprios! Wink

2016Marta
Moderador
Moderador

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pressão do grupo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum