ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2016.afs31
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 43
Data de inscrição : 14/09/2016

Preservação ambiental Empty Preservação ambiental

Qui Fev 22, 2018 8:30 pm
Recentemente, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável têm sido assuntos bastante abordados. Muitos governos têm tentado encontrar medidas que não prejudiquem, de forma tão agressiva, o meio ambiente, uma vez que o Homem tem utilizado os seus recursos de forma abusiva. No entanto, na minha opinião, julgo que a maioria das atitudes sustentáveis deveriam partir dos cidadãos que, através de simples atitudes, podem contribuir para a construção de um dia-a-dia mais sustentável.
Primeiramente, é essencial incutir às crianças a necessidade de respeitar e preservar o planeta que nos disponibiliza os mais variados recursos imprescindíveis para a sobrevivência da espécie humana.
Por outro lado, julgo que as autarquias locais deveriam controlar, de forma mais assertiva, a gestão de resíduos e punir atitudes que ponham em causa a manutenção de uma cidade/freguesia limpa e cuidada.
Por fim, penso que, apesar da legislação visar expressamente que é um dever cívico de todos os cidadãos cuidar do meio ambiente, deveria haver uma pressão acrescida junto dos grandes centros industriais ou fabris, dado que são entidades altamente poluentes e que, de variadas formas, tentam contornar a lei.
Em suma, julgo que é benéfico para todos que a Terra seja preservada ao máximo e, através de simples gestos no quotidiano, somos capazes de contribuir para um planeta menos poluído e mais limpo.
avatar
2017.alesilva25
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 22
Pontos : 26
Data de inscrição : 17/09/2017

Preservação ambiental Empty Preservação do ambiente

Seg maio 21, 2018 2:16 pm
A preocupação com a devastação do meio ambiente é um assunto mundial. Desde de quando a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, muitos países usam a data para promover a conscientização e a preservação ambiental, com o objetivo de chamar a atenção para esta importante missão.
É interessante observar que nunca se debateu tanto sobre o meio ambiente como agora. Um dos alertas vem dos desastres naturais, que têm abalado a vida em todo o Planeta, como por exemplo, a poluição influenciar o efeito de estufa.
Diante das calamidades que ocorreram, envolvendo deslizamentos de terra e alagamentos de proporções catastróficas, não nos resta alternativa a não ser repensar a forma de como estamos a deixar o Planeta. Até porque, se não fizermos nada, o mundo será alterado de tal forma que a vida, como a conhecemos, deixará de existir.
O ser humano depende diretamente do meio onde vive e quando este é alterado, o homem sofre também. Isto é comprovado a cada década, por isso é importante a implementação de políticas públicas que visem à conservação do meio ambiente. Essa deve ser uma das primeiras metas a ser alcançada por qualquer governo.
Mas só isso não basta. É uma questão de educação ambiental e de conscientização do ser humano de que a preservação do Planeta depende de todos nós.
Por isso, na minha opinião, deveriam haver mais atividades e métodos que visem a conservação do meio ambiente, ou seja, do meio onde o Homem vive, do ambiente que o homem precisa!
Very Happy
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos