ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
T0máS
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 15
Data de inscrição : 02/11/2019

Casamento entre homossexuais Empty Casamento entre homossexuais

Dom Dez 01, 2019 10:20 pm
Hoje em dia ainda é muito discutido se o casamento entre homossexuais é moralmente aceitável.
 Antigamente, as pessoas tinham um grande preconceito contra os homossexuais. Atualmente, a mentalidade das pessoas está a mudar de uma maneira positiva , as pessoas estão cada vez com a mente mais “aberta” em relação a este assunto. No entanto existem sempre aquelas exceções que simplesmente recusam-se a mudar de ideias e é por isso que este assunto ainda não está completamente encerrado.
 Na minha opinião, eu acho que o casamento entre homossexuais devia ser definitivamente aprovado pois se os casais heterossexuais podem, os casais homossexuais também têm os mesmo direitos então não existe qualquer razão para este não ser aceite, visto que não é a nossa orientação sexual que nos define. Infelizmente existem sempre pessoas preconceituosas que não  conseguem aceitar isso. A vontade de impedir a legalização do casamento entre homossexuais  deriva, em grande parte, de uma tendência lamentável para tentar impor aos outros o estilo de vida que consideramos melhor e isto para mim não faz sentido algum pois eles são tão humanos como todas as outras pessoas e a sociedade não tem nada que dar a sua opinião sobre o estilo de vida deles.
 Para melhor fundamentar a minha opinião irei contrariar algumas objeções aos casamentos homossexuais.
A primeira objeção consiste na opinião que o  casamento serve para procriar.
Maior parte da sociedade pensa que porque um casal homossexual não conseguir procriar, que é algo extremamente importante na opinião de certas pessoas,  eles já não podem casar.
Por outro lado, eu acho que se não legalizássemos os casamentos entre homossexuais porque o casamento serve para procriar então tínhamos que proibir as pessoas estéreis de se casar. O problema é que não se pode proibir as pessoas estéreis de se casar. Logo, este simples facto favorece o casamento entre homossexuais.
Outra objeção muito utilizada é a instituição do casamento
O casamento,atualmente, não favorece os solteiros. Fornecer incentivos fiscais aos casados, dar-lhes direito de preferência no caso de arrendamento e vantagens nos impostos e rendas para casais, constitui dano para com os solteiros. Levanta-se agora um problema: devemos simplesmente defender uma abolição imediata da instituição do casamento, ou defender que, enquanto isso não aconteça, o casamento entre homossexuais deve ser legalizado?
Na minha opinião, deve-se legalizar o casamento entre homossexuais, para garantir a igualdade dos heterossexuais e dos homossexuais perante a lei. O mal decorrente de não tratar os homossexuais e os heterossexuais de modo igual perante a lei é moralmente pior do que o dano causado aos solteiros através dos incentivos fiscais, da preferência no arrendamento concedida e das vantagens nos impostos e nas rendas para casais.  
 Para concluir eu acho que todos somos seres humanos e devemos todos ter os mesmos direitos, tendo isto em conta eu acho que o casamento entre pessoas homossexuais é claramente moralmente aceitável.
avatar
Goosebumps
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 7
Pontos : 13
Data de inscrição : 30/10/2019

Casamento entre homossexuais Empty Casamento entre Homossexuais

Seg Mar 16, 2020 7:53 pm
O Casamento Homossexual.
Este é um tema bastante atual e deveras controverso por reprensentar um taboo para muitos enquanto que outros o vêm como algo completamente aceitável.
À medida que os tempos vão avançado, a existência e o convívio entre/com pessoas homossexuais tem vindo a normalizar-se cada vez mais o que, na minha opinião, não só se deve à educação e deveres que as escolas tentam (e bem) transmitir, mas também à "evolução" e aumento do bom senso nas pessoas.
Sim, bom senso, isto porque, do meu ponto de vista, não é preciso mais do que bom senso para perceber que homofobia é também uma forma de descriminação tal como xenofobia ou racismo, e ainda que todas as pessoas têm direitos iguais, independentemente das suas características. Eu sei que, para algumas pessoas, relações entre homossexuais são dificeis de aceitar mas pensem bem, julgar alguém pelas suas ações ou julgar alguém pela cor de pele que apresenta são coisas completamente diferentes, isto porque, no primeiro caso, falamos de algo pela qual a pessoa é responsável e cuja culpa é inteiramente sua enquanto que, no segundo caso, falamos de algo puramente genético sobre o qual a pessoa não tem qualquer influência. Ora quem fala do excesso ou escassez de pigmentação na pele também fala dos impulsos químicos e nervosos que levam uma pessoa a possuir determinada orientação... são ambos caracterìsticas incontroláveis!
Ao contrário do que muitos pensam, a homossexualidade não é um distúrbio ou uma doença, apenas é algo que acontece, e acontece não só em nós, mas em todo o reino animal, tendo sido verificada em dezenas de especies desde besouros a cães, hienas, leões, elefantes e golfinhos (que não só apresentaram relações sexuais mas também "relacionamentos" que ultrapassaram os 17 anos)
A verdade é que, tal como todas as outras fobias, a homofobia é um medo/repugnância irracional que, infelizmente, levam a que estas pessoas sejam muitas vezes prejudicadas e menosprezadas. Na minha opinião, a proibição do casamento por parte de pessoas homossexuais é simplesmente irracional e deve de terminar o mais cedo possível pois em nada afeta a vida das pessoas que defendem este ponto de vista, prejudicando apenas quem deseja ser feliz.
Gostaria de terminar este texto apelando à aceitação para com todos, independentemente das suas características anatómicas, psíquicas ou espirituais de cada um, pois todos somos diferentes mas todos merecemos ser felizes
Conde
Conde
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 43
Pontos : 67
Data de inscrição : 25/09/2019
Localização : Braga

Casamento entre homossexuais Empty Contra o casamento homossexual

Qua Mar 18, 2020 6:25 pm
Em Fevereiro de 2009, o governo de José Sócrates propôs à Assembleia da República a legalização do casamento homossexual que foi aprovado e causou uma grande agitação social.

Eu sou contra o casamento entre homossexuais e neste post irei explanar a minha opinião em relação ao assunto.

Argumento Religioso

Este argumento não tem qualquer validade na perspectiva política, já que o Estado é laico, mas tem sem dúvida interferência na opinião pessoal dos indivíduos que manifestam uma religião abraâmica e especialmente nas pessoas que acham que a Igreja deveria casar pessoas do mesmo sexo.

Esta perspectiva está escrita tanto no Antigo Testamento:

« Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; .» Levítico 18,22.

Como no Novo Testamento:

«Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.»
Romanos 1,26-27.

Argumento Tradicional
O objectivo do casamento é formar família. Esta família, ao contrário do que o as correntes gramscistas nos querem impor tem como objectivo gerar descendência. Sempre foi assim e é esse o verdadeiro significado da palavra casamento.

Um casal homossexual é, à partida, um casal biologicamente, naturalmente estéril. Apesar da existência de gestação de substituição e inseminação artificial, o filho é necessariamente filho de apenas uma das pessoas, não do casal.

Argumento Analógico
Se dois homossexuais pudessem casar, dois irmãos também poderiam. Afinal, se o objectivo do casamento não for gerar descendência, for apenas unir duas pessoas que se amem, porque não hão dois irmãos de se casar. Aliás, visto que o casamento homossexual é legal, não vejo porque o casamento incestuoso não o é. Já explorei este tema noutro post:

https://ulnc.forumeiros.com/t1793-legalizacao-do-casamento-entre-irmaos

Desta forma eu acho que dois homossexuais não se deveriam poder unir sobre a forma de casamento. Poderiam no entanto criar uma instituição análoga ao casamento, com outro nome, cujos casais heterossexuais não pudessem recorrer a ela.
avatar
Joana Reis Pinto
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 29
Data de inscrição : 07/11/2019

Casamento entre homossexuais Empty Casamento homossexual

Qui Jun 11, 2020 11:16 am
O casamento homossexual ou casamento gay é o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo biológico ou da mesma identidade de género. Desde o início do século XXI, 30 países permitiram que pessoas do mesmo sexo se pudessem casar.
No entanto, há territórios ou regiões em que o casamento homossexual ainda não pode ser realizado.
Em Portugal foi possível realizar-se casamentos homossexuais a partir 2010 e foi o 8º país do mundo a poder realizá-lo em todo o território nacional.
Nos últimos dez anos (entre 2010 e 2020) realizaram-se 4296 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, 2602 casamentos celebrados entre homens e 1694 casamentos celebrados entre mulheres, em 2019 foi o ano que se realizou mais uniões (+ de 700).
Na minha opinião, o que mais importa no casamento é que exista amor, pois o casamento é a celebração do amor entre duas pessoas, sejam elas do mesmo sexo ou de sexos diferentes. Não há problema nenhum em utilizar-se a palavra “casamento” para duas pessoas do mesmo sexo, uma vez que, as pessoas estão apaixonadas e querem viver juntas sob fidelidade e ajuda mútua.
Desde sempre, pessoas homossexuais existiam, mas agora tudo é legal e as pessoas não se precisam de esconder ou de viver algo onde não são felizes ou não estão confortáveis, pois todas as pessoas são muito mais compreensíveis e com mente mais aberta.
avatar
ManuuSilva
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 26
Data de inscrição : 05/10/2021

Casamento entre homossexuais Empty Re: Casamento entre homossexuais

Dom Out 24, 2021 10:28 am
Casamento gay. Este é um assunto polêmico em vários países do mundo, algumas pessoas são a favor, outras contra e há inúmeros motivos usados para defender ou não a união civil de casais homossexuais. A assembleia da republica em 8 de janeiro de 2010 aprovou o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.
 Quando pensamos em causas que dificultam o casamento gay, acabamos por pensar sempre na religião. Seus dogmas condenam o relacionamento homoafetivo, o que interfere no julgamento das pessoas, mas penso que o preconceito vai além de crenças. Por exemplo, existem pessoas que não são tão religiosas, mas, ainda sim, são extremamente preconceituosas.
 Quando falamos em casamento gay, ou qualquer outra decisão que envolva um bem coletivo, temos a liberdade para opinar até ao momento em que não interferimos no direito do próximo. Seja por razões religiosas, ou simplesmente por preconceito puro, não temos o direito de interferir na decisão e no futuro do outro.
 Cada um tem direito a não concordar, mas ninguém tem o direito de impedir a construção de uma vida, um relacionamento digno e saudável devido ao simples fato de nas suas ideologias este tipo de relações não são "normais", eu apoio o casamento homossexual a quem não apoie penso que devemos respeitar e lembrarmos nos que a nossa liberdade termina quando começa a dos outros.
 Penso que cada vez mais este tipo de relações são banalizadas e cada vez mais aceites o que é bastante positivo, nestes últimos anos tem se visto um aumento de pessoas a descobrir a sua sexualidade muitos provavelmente já a tinham descoberto mas tinham medo de pronunciar e de se abrir em relação a isso, penso que nos jovens encaramos a escolha da sexualidade bastante bem e sem preconceito algum pois achamos ser normal e que ninguém merece ser desrespeitado ou julgado devido as suas escolhas sejam elas qual forem, nos jovens somos o futuro e penso que neste assunto temos cada vez mais a "mente aberta" e que num futuro próximo vamos poder nos informar melhor e apreender a lidar ainda melhor com este tipo de assuntos.
avatar
user6293
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 14
Data de inscrição : 24/09/2021
Idade : 18

Casamento entre homossexuais Empty Casamentos entre pessoas do mesmo género

Ter Abr 26, 2022 6:44 pm

O casamento homossexual é um assunto muito debatido atualmente. Existem pessoas a favor, pessoas contra, pessoas que preferem manter-se neutras…
Na minha opinião, o casamento homossexual deve ser legal no registo civil. Amor é amor independente do género e características físicas e as pessoas que são contra deveriam aprender a aceitá-lo e respeitá-lo.
A mentalidade tradicional tinha uma mente “fechada” para estes tipos de relacionamentos, no entanto, felizmente, esta mentalidade tem vindo a mudar e a sociedade tem se mostrado mais “aberta”. Eu não compreendo a repulsa de certas pessoas para com este tipo de relacionamentos. O relacionamento homossexual é igual ao relacionamento heterossexual, as únicas diferenças são as características físicas.
A maioria das pessoas homofóbicas afirmam que os relacionamentos gay são errados por não serem naturais, porque não podem constituir uma família biológica e consequentemente não contribuem no aumento numérico da sociedade. A questão é que também existem casais heterossexuais que não querem ter filhos, se a regra fosse geral também estão errados?
Em conclusão, penso que os casamentos homossexuais no civil devem ser legais. Termino com um dos slogans mais usados em marchas lgbtq+ : “love is love”.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos