ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Imprensa

+8
belinhasousa
Inês Teixeira
nunoc
anabatista
luspedro
homemsolitario
Mariana Couto
Abel
12 participantes
Ir para baixo
Abel
Abel
Administrador
Mensagens : 421
Pontos : 714
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia
https://ulnc.forumeiros.com

Imprensa Empty Imprensa

Sex Jan 28, 2011 12:13 am
Ze Pedro Faria escreveu:Como seria noticiada hoje em Portugal a história do Capuchinho Vermelho...

NaTV:

TELEJORNAL - RTP1
"Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem... mas a actuação de um caçador evitou uma tragédia"

JORNAL DA NOITE - SIC
"Vamos agora dar-lhe conta de uma notícia de última hora. Uma menina foi literalmente engolida por um lobo quando se dirigia para casa da sua avó! Esta é uma história aterradora mas com um final feliz... o Sr. telespectador não vai acreditar mas, esta linda criança foi retirada viva da barriga do lobo! Simplesmente genial!"

JORNAL NACIONAL - TVI
"... onde vamos parar, onde estão as autoridades deste país?! A menina ia sozinha para a casa da avó a pé! Não existe transporte público naquela zona? Onde está a família desta menina? E a Comissão de Protecção de Menores? Tragicamente esta criança foi devorada viva por um lobo. Em épocas de crise, até os lobos, animais em vias de extinção, resolvem aparecer?? Isto é uma lambada na cara da actual governação portuguesa."


Na imprensa:

CORREIO DA MANHÃ
"Governo envolvido no escândalo do Lobo"

JORNAL DE NOTICIAS
"Como chegar à casa da avozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho"

Revista MARIA
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama"

LUX
"Na cama com o lobo e a avó"

EXPRESSO

Legenda da foto: "Capuchinho, à direita, aperta a mão do seu salvador".
Na reportagem, caixa com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Capuchinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

PÚBLICO
"Lobo que devorou Capuchinho Vermelho seria filiado no PS"

O PRIMEIRO DE JANEIRO
"Sangue e tragédia na casa da avozinha"

CARAS
Ensaio fotográfico com Capuchinho na semana seguinte:
Na banheira de hidromassagem, Capuchinho fala à CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor à vida. Hoje sou outra pessoa."

MAXMEN
Ensaio fotográfico no mês seguinte:
"Veja o que só o lobo viu"

SOL
"Gravações revelam que lobo foi assessor político de grande influência"


Filipa Sousa escreveu:Muito bom Smile

É incrível ler isto e ao mesmo tempo perceber de quantas maneiras pode uma notícia ser escrita!

Abel escreveu:Por acaso, é um bom tema aqui para o fórum... "A verdade da imprensa é objectiva e fiável?"
Abel
Abel
Administrador
Mensagens : 421
Pontos : 714
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia
https://ulnc.forumeiros.com

Imprensa Empty Re: Imprensa

Sáb Jan 29, 2011 12:12 pm
Filipa Sousa escreveu:Oh, sim, realmente é um excelente tema de discussão.

Bem, ao ser da imprensa e ser escrita "supostamente" por um jornalista deve ser objectiva, ou seja relatar apenas os factos observados.

No entanto, acho que é praticamente impossível a um ser humano, escrever algo da sua autoria e não lhe imprimir um cunho pessoal, algo que realmente pareça seu. Daí não ser completamente objectivo, pois na realidade, há muitas formas de dizer a mesma coisa.

Quanto a ser fiável, isso depende um pouco de quem escreve. Até que ponto o jornalista é fiel aos factos. Ele sabe que se acrescentar alguns pormenores mais "polémicos", poderá vender mais. Mas até que ponto isso não deturpa a notícia verdadeira?

Resumindo, cada um destes jornais e revistas é destinado a um público-alvo, aos quais os jornalistas pretendem agradar e convencer a adquirir esse jornal/revista, daí optarem por certos títulos mais apelativos a esse público alvo; assim, relatando a mesma notícia, fazem-no de diferentes maneiras. Agora se são objectivos? Deviam ser. Se são fiáveis? Não sabemos ao certo, se não tivermos assistido aos acontecimentos.
Mariana Couto
Mariana Couto
Rubrica
Mensagens : 297
Pontos : 440
Data de inscrição : 11/02/2011

Imprensa Empty Re: Imprensa

Qua Set 26, 2012 10:29 pm
Por acaso, é um bom tema aqui para o fórum... "A verdade da imprensa é objectiva e fiável?"

Não...
Não se encontra resposta a essa pergunta todos os dias, quando se liga a televisão?
Lembro-me de um exemplo agora mesmo:


______________________

" Se eu sou livre, é porque estou sempre fugindo "  -  Jimmy Hendrix
avatar
homemsolitario
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 21/09/2013

Imprensa Empty Pois é, diz-me que jornal lês, dir-te-ei quem és.

Dom Jan 26, 2014 7:54 pm
É bem verdade. As notícias são trabalhadas pela imprensa de muitas maneiras e cada jornal adapta as notícias de acordo com o seu tipo de leitores, pois sabem bem aquilo que eles querem e gostam de ler.
avatar
luspedro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 25
Localização : Perosinho

Imprensa Empty A imprensa nos nossos dias

Seg Mar 31, 2014 7:11 pm
A imprensa procura agradar, convencer e divulgar as suas opiniões aos leitores. A imprensa com os seus objetivos financeiros e jornalísticos deturpam as notícias e induzem em erro, não deixando ao leitor a sua interpretação e a sua posição crítica. Os jornalistas deviam apresentar os factos tal como se apresentam na realidade, ter uma opinião meramente formativa em termos sociais com os princípios de cidadania com escrita clara e de fácil acesso a todos os leitores, exceto nos artigos destinados a leitores com melhor formação.
anabatista
anabatista
Moderador
Mensagens : 104
Pontos : 140
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 25

Imprensa Empty Imprensa

Sex Fev 06, 2015 7:04 pm
O jornalismo não é a reprodução da realidade, mas sim a sua reconstrução. É a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e internet.
O jornalista investiga e divulga factos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando a abordagem e a linguagem dos textos ao meio de comunicação e ao público a que se destinam.
Assim, o acontecimento é objetivo, no entanto, o seu relato é subjetivo, uma vez que, ao ser transformado em facto, é reconstruído pela perceção e pelo discurso.

Limites da objetividade informativa
A incapacidade que os jornalistas manifestam em atingirem a objetividade deriva de três níveis de limitação na sua relação com o real, algo que eles naturalmente partilham com todos os seus semelhantes. Em primeiro lugar, e enquanto seres humanos, os jornalistas estão subjugados pelos limites da perceção na apreensão do mundo. Depois, eles são também condicionados, e conforme enunciou Saussure, pela sua incapacidade de exprimirem com rigor o limitado mundo a que a sua perceção tem acesso. (…) O terceiro limite é estabelecido pela sua permanente referência a um quadro de valores que não só polui a sua observação das manifestações do real, como ainda influencia a expressão dessa observação, estruturando a sua relação com o mundo.
RODRIGUES DOS SANTOS, José, A Verdade da Guerra, Ed. Gradiva, 2003 (pág. 57)
avatar
nunoc
Conhecedor
Conhecedor
Mensagens : 81
Pontos : 83
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 26

Imprensa Empty Imprensa

Sáb Fev 07, 2015 9:29 pm
Imprensa é a designação de meios de comunicação que exercem jornalismo, ou seja, uma atividade informativa periódica e divulgada pelos meios de comunicação em que são exibidos factos observáveis, e outras funções de comunicação informativa, em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento, que tem com principal objetivo, não informar, mas sim propagar e fazer vender algo, quer um objeto, quer uma história.
Contudo, nem sempre estas duas realidades se mantêm distintas, o que leva a que a verdade da imprensa não seja objectiva nem fiável, uma vez que determinados acontecimentos são deturpados com o objetivo de aumentar as audiências e causar polémicas.
avatar
Inês Teixeira
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 23
Pontos : 23
Data de inscrição : 11/09/2014

Imprensa Empty Re: Imprensa

Dom Mar 15, 2015 9:26 am
Na atualidade e no momento circunstancial que o país vive, a imprensa assume um papel com importância significativa, na medida em que a interação entre a sociedade e a imprensa pode ser deturpadora da realidade e da veracidade dos factos.
Os profissionais desta área têm de ser eticamente corretos e tentar preservar a credibilidade da imprensa enquanto meio de comunicação social.
De facto, a população tem imagem da imprensa como sendo pífia e despreocupada com a seriedade das informações, não mostrando cuidado com os seus leitores ou com o comprometimento com o verdadeiro jornalismo. Muitos dos meios sociais primam pelo sensacionalismo e optam por táticas que incluem ser deliberadamente obtusas, apeladas às emoções e que visam a transmissão de informações triviais dos eventos que são exageradas como importantes ou significativas.
Enquanto o objetivo da imprensa for a origem de controvérsia e cativar o público com visões pervertidas manter-se-á distante a confiança dos leitores…
avatar
belinhasousa
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 55
Pontos : 57
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 25

Imprensa Empty Re: Imprensa

Dom Mar 15, 2015 10:58 am
Na atualidade a imprensa, a televisao e a internet assumem um papel muito importante, pois é através delas que nos conseguimos manter informados sobre o que se passa no mundo. Mas nem sempre a informação que é transmitida é fiável. Muitas vezes a opinião do jornalista e a maneira como ele retrata o assunto pode deturpar a realidade. A imprensa não pode ser um meio para vender “um produto” mas sim a realidade, a veracidade dos factos. O jornalista deve manter-se imparcial relativamente ao assunto que está a tratar, não pode ser subjetivo mas sim objetivo.
Muitas pessoas, por exemplo, só se conseguem manter informadas através da televisão, mas cada canal diz uma coisa diferente, tal como foi retratado nos exemplos acima, então em qual é o que o telespectador deve acreditar? A maior parte dos canais televisivos preocupa-se em ser o primeiro nas audiências e não em informar corretamente a população. Numa sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação, mas os jornalistas não estão a assumir os seus papeis.
joaocolonia
joaocolonia
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 61
Pontos : 65
Data de inscrição : 17/09/2013

Imprensa Empty Imprensa

Dom Mar 15, 2015 8:18 pm
Na minha opinião o tema foi muito bem retratado, fez-me realmente perceber que existem 1001 maneiras de dizer a mesma coisa tudo por causa da existência de uma grande diversidade de órgãos da comunicação social que para ter protagonismo/ liderar o “mundo da imprensa” dão sempre o seu “toque” pessoal.
Estes “toques” às vezes têm alguns problemas porque exageram na notícia, alegando pormenores que estão errados e que iludem os seus leitores, levando estes mesmos à ignorância, porque possuem falsos conhecimentos da notícia.
Para concluir, apesar destes pequenos colapsos, a imprensa tem uma grande importância na sociedade porque é esta que passa a informação e nos informa sobre os acontecimentos que têm-se passado em todo o mundo.

______________________

Posso não ser aquilo que quero, mas serei sempre aquilo que tu queres
avatar
Joanaferraz
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Imprensa Empty Imprensa

Sáb maio 23, 2015 5:57 pm
A imprensa representa atualmente um papel significante na vida dos humanos, uma vez que todos estamos rodeados de informação através da televisão, internet, jornais, rádio ...
A imprensa engloba os meios de comunicação que constroem o jornalismo, tendo como principal objetivo divulgar e propagar informações e com elas ganhar poder financeiro. Para tal, o jornalista responsável pela transmissão dessa informação adapta o discurso e a linguagem conforme o público que pretende atingir. Porém, nem toda a informação que é transmitida pode ser considerada fiável e totalmente verdadeira, pois o jornalista pode ocultar pormenores relevantes ou exagerar em determinados temas, deturpando a realidade de modo a atingir um maior número de leitores, mas induzindo-os ao erro.
avatar
Cláudia Sofia Alves
Moderador
Mensagens : 63
Pontos : 157
Data de inscrição : 30/12/2014

Imprensa Empty O papel da imprensa

Dom Jan 03, 2016 7:34 pm
Boa tarde, para começar a imprensa tem um papel muito marcante na atualidade... Sim, pois é através da imprensa que nos chegam as notícias vindas do outro lado do mundo... São o avanços na imprensa que permitem a divulgação de novos conhecimentos científicos e tecnológicos... Para muitos a imprensa é uma fonte de rendimento, pois emprega inúmeros trabalhadores, para os mais solitários a imprensa é vista como uma companhia, por vezes oculta...
No entanto a imprensa, por vezes pode ter uma conotação muito negativa, pois se pensarmos bem, as pessoas que são famosas e têm um papel importante no mundo das artes, por vezes não têm acesso a uma vida pacífica e a sua privacidade é-lhes violada...
Na minha opinião, é muito importante o papel dos media e da imprensa, no entanto o abuso do poder e invasão da privacidade de indivíduos, não devem ser praticados, pois podem surgir consequências muito negativas relacionadas com a integridade humana... Very Happy
avatar
Rúben Pinheiro de Andrade
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 14/12/2015

Imprensa Empty Um novo Mundo

Dom Mar 13, 2016 10:43 pm
A imprensa tem vindo cada vez mais a aumentar a sua importância na mudança de atitudes, comportamentos e ações das pessoas, por isso é que muitas vezes certos produtos recorrem à publicidade como um meio de persuadir e dar a conhecer os seus produtos.
Com a evolução das novas tecnologias, também vemos cada vez mais formas diferentes da imprensa atuar: a utilização cada vez mais intensiva da Internet em vários sites de renome, através da televisão, onde através dos telejornais ou programas televisivos tentam passar a imagem que pretendem para a sociedade.
Outro facto que podemos observar é a evolução do Mundo.Cada vez mais pessoas começam a acreditar de forma absoluta no que é dito pela imprensa e, por isso, estão "submetidos ás suas ordens".
É VERDADE QUE A IMPRENSA nos ajuda a conhecer certas ideias ou produtos.Porém, age incorretamente quando nos tenta enganar só para impor os ideais que pretendem. É um novo Mundo que está a formar-se
Conteúdo patrocinado

Imprensa Empty Re: Imprensa

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos