ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Koala_13
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 24
Data de inscrição : 06/10/2021
Idade : 17

Trabalho infantil Empty Trabalho infantil

Dom Nov 21, 2021 7:42 pm
O trabalho infantil no Brasil continua a ser um grande problema social. Milhares de crianças continuam a deixar de ir à escola e têm os seus direitos preservados, e trabalham desde cedo em lares agrícolas ou familiares, muitas delas sem receberem qualquer remuneração. Atualmente, cerca de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre os 5 e os 17 anos trabalham no Brasil, segundo o PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) em 2007. Deste total, 1,2 milhões estão entre os 5 e os 13 anos. Embora no Brasil, o trabalho infantil seja considerado ilegal para crianças e adolescentes entre os 5 e os 13 anos, a realidade continua a ser diferente. Para adolescentes entre os 14 e os 15 anos, a obra é legal, desde que seja como aprendiz. A meu ver o trabalho infantil é ilegal, mas existe vários adolescentes que trabalham por livre e espontânea vontade ou que até mesmo só querem ajudar o próximo e nesses casos acho que não há razão para opinar. Mas a partir de momento que a pessoa já não se sente feliz ou se sente na obrigação, acho que nesse caso já se deve intervir.
avatar
Leo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 25
Data de inscrição : 15/09/2022

Trabalho infantil Empty Trabalho infantil

Dom maio 28, 2023 9:35 pm
Este é um tema polémico e que causa alguma dúvida se ainda existe ou não, mas infelizmente o trabalho infantil ainda existe até hoje e que persiste em muitas partes do mundo, em que a infância, a educação e as oportunidades de crescimento saudável das crianças são abdicadas pelo trabalho árduo em que muitas delas têm que trabalhar pela sua sobrevivência.
O trabalho infantil ocorre quando crianças são forçadas a realizar atividades que são inadequadas para sua idade e desenvolvimento. Isso pode incluir tarefas domésticas pesadas, trabalho agrícola, trabalho em fábricas, exploração sexual e outras formas de trabalho que são prejudiciais para o bem-estar físico, emocional e social das crianças.
Numa forma mais extrema o trabalho infantil pode envolver crianças escravizadas,separadas da sua família e essas são expostas, dependendo do tipo de trabalho também, a diversos riscos e doenças.

Na minha opinião, é muito triste estarmos tão evoluídos em certos assuntos e em outros estamos completamente em séculos passados, as crianças são privadas do direito à educação, o que limita suas oportunidades futuras de emprego. Além disso, elas correm o risco de sofrer abusos físicos, psicológicos e sexuais, e têm maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde devido às condições perigosas em que trabalham. Enquanto que há crianças que são completamente obrigadas a trabalhar há outras que trabalham para ajudar nos gastos da família, o que continua a ser triste, um ser de idade tão precoce ter que ter um estilo de vida tão adulto.
Espero que um dia nenhuma criança esteja sujeita a este estilo de vida e que aproveite a sua infância,mas infelizmente a pobreza não deixará de existir e muitas crianças estarão sujeitas a algo que já perpetua há muito tempo.
avatar
Santos22
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 17/11/2023
Idade : 15

Trabalho infantil Empty Trabalho infantil

Sex Mar 22, 2024 12:01 pm
O trabalho infantil persiste como uma preocupação global, afetando milhões de crianças em todo o mundo. Originado por uma miríade de fatores, como pobreza, falta de acesso à educação e exploração econômica, suas consequências são vastas e profundas. Crianças envolvidas em trabalho precoce enfrentam riscos à saúde, incluindo lesões físicas e exposição a condições perigosas, ao mesmo tempo em que sofrem impactos negativos em seu desenvolvimento educacional, emocional e social. Embora existam leis internacionais e nacionais destinadas a proteger os direitos das crianças e proibir o trabalho infantil, a eficácia de sua implementação varia amplamente entre os países. Intervenções eficazes para combater esse problema incluem acesso à educação de qualidade, apoio aos meios de subsistência das famílias e fiscalização rigorosa das leis trabalhistas. Além disso, as empresas desempenham um papel fundamental ao garantir práticas de trabalho justas em suas cadeias de suprimentos, evitando o uso de mão de obra infantil. Portanto, é crucial um esforço conjunto da sociedade, governos e setor privado para erradicar o trabalho infantil e garantir um futuro melhor para todas as crianças.
avatar
ordepfilosofia
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 27/09/2023

Trabalho infantil Empty Re: Trabalho infantil

Ter Abr 09, 2024 1:33 pm
O trabalho infantil é uma triste realidade que ainda ocorre em alguns países nos dias de hoje. Em alguns países subdesenvolvidos de África e Ásia, as crianças perdem o seu direito fundamental à educação e são obrigadas a trabalhar desde muito jovens, fazendo horários muito exigentes em condições de trabalho precárias.
Durante a história da nossa sociedade, era comum que as crianças trabalhassem desde muito cedo, para poderem ajudar a trazer dinheiro para casa e também para atingirem a maturidade mais cedo, porém, com a realidade que vivemos nos dias de hoje, deveria ser impensável permitir que as crianças trabalhem, até porque está mais que provado que dar educação à população apenas dá benefícios, além de ser importante que os jovens tenham tempo livre para brincar durante a sua infância.
Com este texto, quero reforçar que devemos fazer um esforço para abolir o trabalho infantil, até porque apesar de não acontecer no nosso país (oficialmente), acontece a pessoas como nós que vivem no mesmo mundo que nós
avatar
Iara Beltrão
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 10
Data de inscrição : 23/10/2023

Trabalho infantil Empty Re: Trabalho infantil

Qui Abr 11, 2024 3:10 pm
O trabalho infantil é uma coisa que infelizmente ainda acontece em alguns países. Em portugal ja não existe trabalho infantil por causa dos direitos das crianças, mas antes existia, e hoje em dia países como Afeganistão, china, nepal, entre outros. Na minha opiniao isso é errado pois as crianças têm os seus direitos e um deles é o estudo para terem um futuro promissor, e o trabalho infantil faz com que as crianças nao possam estudar e até mesmo se divertir com coisas para a idade delas como brincar, pintar... Então acho q deveria parar o trabalho infantil em todo mundo e ser considerado crime nesses países.
Conteúdo patrocinado

Trabalho infantil Empty Re: Trabalho infantil

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos