ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
sofia_miranda
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 39
Data de inscrição : 21/09/2021
Idade : 18

O sono na adolescência Empty O sono na adolescência

Qua Abr 06, 2022 10:43 pm
O sono é a altura do dia na qual o organismo humano exerce as suas principais funções reparadoras. Durante este período, o sistema repõe as energias e regula o metabolismo, fatores essenciais para conservar um corpo e uma mente saudáveis. Assim, a importância do sono na manutenção de uma boa saúde física e mental é indiscutível. Dormir é, por isso, uma prática que deve ser incluída, de forma ajustada às necessidades, na rotina de todos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, durante a adolescência, para que seja dada resposta às suas necessidades fisiológicas, os seres humanos deveriam dormir cerca de 8 a 10 horas por noite. Contudo, verifica-se que estes dormem muito menos, sendo raras as exceções em que se dorme o número de horas recomendadas, o que provoca a necessidade de os adolescentes estarem acordados numa fase inadequada do ciclo circadiano. Manter a qualidade de sono controlada é essencial para viver uma vida mais saudável, já que uma noite mal dormida é suficiente para desencadear uma série de fatores prejudiciais ao normal funcionamento diário.
Dormir bem não envolve apenas o total de horas de sono, mas também a qualidade do mesmo, que afeta o nível de cansaço percebido ao acordar.
Atualmente vive-se a um ritmo excessivamente agitado, onde os compromissos intermináveis, as atividades extracurriculares, as relações pessoais e sociais e os comportamentos saudáveis não são todos passíveis de ser incluídos nas 24 horas que o dia contém, acabando alguns por ser negligenciados – sendo o sono, frequentemente, um deles. Com efeito, o défice de sono a que os adolescente estão sujeitos não resulta de uma alteração às suas necessidades fisiológicas, mas de influências de cariz psicológico, sociocultural e, até, biológico.
A nível da sociedade, isto constitui uma preocupação, já que pode ter graves consequências para a saúde, desenvolvimento integral e rendimento escolar dos jovens. Ou seja, não sendo possível, de forma continuada, cumprir-se a totalidade de horas de repouso previstas, geram-se problemas relacionados com a sonolência, a concentração, a memória, o raciocínio e, também, a aquisição de conhecimentos. Isto ocorre porque o sono é o período durante o qual o cérebro organiza todas as informações que foram adquiridas durante o dia.
Quando se dorme as horas necessárias, não se sente somente melhor, mais energizado e com maior controlo sobre os estados emocionais, mas também se aumenta as oportunidades de viver vidas mais saudáveis e produtivas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos