ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2021_denise
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 31
Data de inscrição : 21/09/2021

A pressão sentida pelos adolescentes Empty A pressão sentida pelos adolescentes

Sáb Out 29, 2022 6:44 pm
Atualmente tem se constatado cada vez mais a pressão sentida pelos adolescentes e o impacto que isso tem na sua vida tanto pessoal como social e até académica.
Muitos adolescentes sentem que têm um grande peso nos ombros, porque têm de tirar boas notas, manter a sua vida social, ajudar a arrumar a casa, ir aos treinos/jogos (caso pratiquem algum desporto) e ainda pensar no seu bem-estar não só físico, mas principalmente mental.
A maior parte dos pais exigem dos filhos notas perfeitas e caso eles não consigam atingir os objetivos traçados, muitas vezes pelos próprios pais, são alvos de críticas e acabam por ser castigados. Castigos estes que podem consistir em não poder sair com os amigos, não poder ir aos treinos/jogos, basicamente não poderem fazer o que querem e o que lhes dá prazer de fazer. O que os pais muitas vezes não compreendem é que ao nos castigar dessa forma, muitas vezes acabam por piorar a situação. Como é obvio eles não devem deixar que o filho se perca totalmente, acabando por não estudar e tomar decisões erradas, mas também nos têm de deixar cometer erros para assim, aprendermos com os mesmos. Uma frase muito conhecida é “Os pais têm sempre razão”, mas a verdade é que apesar de eles terem razão em muitos casos, eles não devem deixar de nos ouvir e de dar importância ao nosso ponto de vista.
Outro exemplo é o caso dos filhos mais velhos ou mais novos. Muitas vezes é exigido aos filhos mais velhos que estes sejam incríveis, tirem boas notas e ajam de forma exemplar, servindo de exemplo aos irmãos mais novos; já os irmãos mais novos, por sua vez, são constantemente comparados e caso não consigam atingir as mesmas coisas que o seu irmão, são alvo de críticas.
Devido a estes fatores, o que acontece é que muitas vezes devido à pressão, os adolescentes acabam por desenvolver ansiedade e depressão, doenças estas que estão cada vez mais presentes nos dias de hoje.
No final de contas nós estamos a viver uma das melhores alturas da nossa vida e devíamos aproveitá-la da melhor maneira. Sair com os amigos, ir a festas, conhecer pessoas novas, ver o pôr do sol, dançar na chuva… são essas as pequenas coisas que fazem a vida bonita! Então porque não aproveitar enquanto temos a oportunidade de viver a vida de uma maneira tão bonita e descontraída.
avatar
éme_éfe
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 23
Data de inscrição : 18/09/2022

A pressão sentida pelos adolescentes Empty Re: A pressão sentida pelos adolescentes

Ter Nov 08, 2022 7:30 am
Atualmente os jovens têm sentido bastante pressão vinda dos pais de amigos ou até mesmo de si próprios na sua vida pessoal mas principalmente a níveis escolares!
Bastantes adolescentes gerem o seu tempo de forma a conseguirem estudar, treinar( caso façam algum desporto ou atividade extracurricular) e ainda descansar de forma saudável. Muitos pais exigem que os filhos tenham bons resultados académicos para conseguirem cumprir as metas que eles mesmo estipularam. Obviamente, que os pais querem o melhor para os filhos e tentam os guiar de forma a não se perderem mas muitas vezes os jovens não lidam bem com essa pressão! Cada adolescente deve ter um objetivo em mente e deve tentar cumpri lo da melhor maneira mas nem sempre isso é possível ou nem sempre isso acontece, nessas situações juntamente com os pais devem analisar o que falhou e o que há para melhorar!
Devemos viver esta fase da vida tranquilos e esperançosos! Nós vamos vencer!
avatar
Sofia cruz
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 19/02/2024

A pressão sentida pelos adolescentes Empty [Opinião] Seremos escravos da aparência?

Sáb Mar 09, 2024 8:19 pm
Os “óculos da adolescência” têm a característica terrível de possuir lentes capazes de aumentar e enaltecer defeitos que reagem com o nosso reflexo no espelho. 
Estranhar as mudanças corporais faz parte da adolescência, no meu caso o aparecimento do acne principalmente na cara era o que mais me saltava á vista quando me olhava ao espelho.
Mas seremos nós de facto escravos da aparência? 
Bem... no meu caso eu fui, sujeitei-me a tudo o que havia para obter aquela ilusão da imagem perfeita, fracassei, mas também aprendi que hoje apesar de já não ter aquela pele perfeita, tenho confiança suficiente para me mostrar da maneira que sou consoante a fase de vida em que me encontro. 
Voltando á pergunta. Sei que esta pode parecer uma provocação, uma vez que tem um grande poder, principalmente nas nossas idades onde ainda não nos é permitido decidir sobre uma serie de coisas. 
Ser “escravo” de algo ou alguém é tudo o que não queremos, certo? Certo e ainda bem, a adolescência é rebeldia, é coragem para cometer loucuras (mas conscientes claro), é descoberta e acima de tudo é construção de uma identidade que se quer única e original. 
Mas será que somos assim tão livres quando o assunto é a aparência? 
Na sociedade em que viemos sabemos que a imagem tem um grande poder e é preciso perceber que estamos na adolescência e estas pequenas imperfeições que nos causam tanto constrangimento são normais e uma perda de tempo, há que ter força para as enfrentar e fazer delas companheiras de jornada. 





"O meu corpo tem memória" - Catarina Furtado 


Última edição por Sofia cruz em Dom Mar 17, 2024 8:25 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Sofia cruz
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 19/02/2024

A pressão sentida pelos adolescentes Empty [Opinião] Mudanças corporais

Dom Mar 17, 2024 8:11 pm
O acne teve um grande impacto no meu crescimento e nesta fase de transição em que nos encontramos, porém da mesma forma que para mim isto foi um problema, para cerca de 85% dos adolescentes também foi. 
Para muitos de nós o acne vai além de uma simples preocupação estética, podendo causar um grande impacto na nossa autoestima e confiança.
Há minha volta, (apesar de na altura não conseguir ver isto) tinha imensos exemplos de como as hormonas se podem demonstrar impiedosas nos mais diversos formatos.
Passava horas a questionar-me como me poderia livrar desta grande insegurança. Mas será que havia de facto solução?
É que os cremes, pomadas e tratamentos da farmácia foram todos testados e nada, as dicas foram todas seguidas á risca e nada e a última opção que me restava era um tratamento dermatológico mais exigente e eficiente, á base de um medicamento chamado isotretinoína, que de facto se mostrou brilhante.... bem pelo menos durante uns tempos.
É verdade que me retirou todas as espinhas das costas, do peito e principalmente da cara, mas a par destas alterações vieram outros problemas.  Pois, porque como todos os medicamentos em contraindicações, este não havia de ser diferente.
Aparentemente só tinha motivos para estar feliz, já tinha a pele perfeita e a imagem como queria, a verdade é que a presença diária deste pequenino comprimido na minha vida levou-me a desenvolver problemas intestinais e juntamente com os problemas pessoais enfrentados na altura o início de uma depressão que se tratou com ajuda médica e a eliminação do medicamento da minha vida.


Nestas alturas é preciso questionarmo-nos se não precisaremos de ajuda. Há quem diga que o simples colocar de questão já é uma resposta por si só. Porém reconheço que na altura ir a um psicólogo era um tormento, contudo o tempo ajudou-me a perceber que afinal não era assim um bicho de 7 cabeças tão grande. 




"O meu corpo tem memória" 
Conteúdo patrocinado

A pressão sentida pelos adolescentes Empty Re: A pressão sentida pelos adolescentes

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos