ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

A Adolescência

+7
rp1234
doubt20
Mevanny_07
Rita V
isabelrocha27
zito10
queijo.suiço
11 participantes
Ir para baixo
avatar
queijo.suiço
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 25/09/2022

A Adolescência Empty A Adolescência

Qui Nov 17, 2022 7:58 pm
A adolescência… uma das melhores e piores fases da nossa vida.
É nesta altura que percebemos que nem sempre é tudo um mar de rosas… muitas vezes esse mar revolta-se, lembrando-nos aqueles dias sombrios, desanimados e melancólicos em que tudo nos “bota a baixo”.
Mas, por outro lado, é nesta época que vivemos as memórias mais marcantes, aquelas que, um dia mais tarde, iremos contar aos nossos filhos, netos, bisnetos… e pensar no quão bom foi viver aquilo e o único sentimento que sentiremos será a saudade.
É neste período das nossas vidas que acontecem várias mudanças, boas e más, tanto fisicamente como psicologicamente.
Com o tempo, tudo muda e tão repentinamente… perdemos amizades e ganhamos novas, deixamos a infantilidade e ganhamos mais responsabilidade, as nossas emoções e as nossas hormonas estão em oscilação o tempo todo… é uma mistura de sensações inacreditáveis.
É nesta fase que começamos a ter a nossa própria opinião, a nossa específica visão das coisas, é aqui que criamos a nossa verdadeira personalidade, vamos amadurecendo e começando a ver o mundo com os nossos próprios olhos… é aqui que viramos a página do livro e entramos num novo capítulo das nossas vidas.

T1S8 gosta desta mensagem

avatar
zito10
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 17
Pontos : 19
Data de inscrição : 06/11/2022

A Adolescência Empty Adolescência

Dom Nov 27, 2022 9:44 pm
A adolescência é, na visão de muitos, uma fase delicada e complexa.
Esta fase, fica marcada por muitas ações inconscientes como beber bebidas alcoólicas e/ou fumar.
Como referido anteriormente, está é uma fase onde se cometem erros propícios ao desenvolvimento que nos permitem ter uma ideia mais consciente e civilizada sobre a vida e tomar consciência dos nossos atos, sendo por isso uma fase de evolução e também de transformação, onde se adquirem estilos, opiniões, vontades e valores que mudam o nosso futuro. Para além disso, trata se de uma fase onde nos é dada mais responsabilidade, assim como, liberdade, onde com a entrada no secundário, começamos a construir o nosso futuro pessoal e profissional.
Por fim, reforço que é uma fase da vida delicada, cheia de altos e baixos, mas essencial para nos moldar de valores e competências, devendo por isso ser recheada de vivências e oportunidades.
avatar
isabelrocha27
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 27
Pontos : 53
Data de inscrição : 02/10/2021
Idade : 17

A Adolescência Empty Re: A Adolescência

Sex maio 12, 2023 7:54 pm
A adolescência é o período de transição entre a infância e a idade adulta. Geralmente começa por volta dos 10 anos e termina pelos 19. Durante este espaço de tempo, nós jovens experimentamos várias mudanças, tanto a nível físico como social e emocional. É normal que nos sintamos confusos, ansiosos e até inseguros, visto que é durante estes anos que encontramos a nossa identidade e lugar no mundo/sociedade.

Na perspectiva de quem vive esta idade há algum tempo, posso assumir que é uma idade cansativa a todos os níveis. Ensina-nos muito, mas ao mesmo tempo faz-nos questionar tudo, todos e porque é que tudo é como é. Penso que nos podemos comparar a crianças curiosas, eles querem saber o “por quê?” de tudo, dia e noite. Os adolescentes tentam entender por que os nossos corpos mudam e por que temos várias mudanças de humor em curtos períodos de tempo. É claro que nos perguntamos mais do que isso, mas este é um bom exemplo desses tipos de raciocínio.

Embora seja uma transição “complicada” e muito intensa, ela ensina e prepara-nos para lidar com o futuro. Este é um momento que todos vivemos, sentimos emoções intensamente e estamos em constante tensão. Aprendemos a reagir aos acontecimentos e a lidar com nós próprios. É um momento muito necessário de autoconsciência. Aprender a refletir e entender-nos a nós mesmos é muito importante, mesmo que muitas vezes pensemos que isso é irrelevante.
avatar
Rita V
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 14
Data de inscrição : 16/01/2023

A Adolescência Empty A Adolescência

Sex maio 12, 2023 10:13 pm
A adolescência, uma fase da vida em que nos começamos a preparar para a vida adulta, sempre rodeados de novas descobertas, novos obstáculos. É nestes tempos que passamos pelas nossas melhores e piores fases. Muitas delas relembradas por más experiências e muitas também relembradas pelas boas. 
Para os adultos é considerada a fase da estupidez para nos adolescentes é muitas vezes cheia de duvidas e incertezas se estaremos a fazer as escolhas certas para o nosso futuro.
É uma idade onde por vezes nos sentimos exaustos e confiantes que o mundo vai cair por simples coisas, coisas simples de resolver mas que naquele momento nos parecem impossíveis. Esta é a parte da nossa vida que nos muda completamente, tanto fisicamente como psicologicamente. Começamos a mudar a nossa visão em relação a diversos assuntos, a ter a nossa própria opinião , as nossas responsabilidades… uma mistura de sentimentos inacreditável. 
Por fim, é das fases mais complicadas e delicadas na nossa vida mas ao mesmo tempo a fase em que mais levamos memórias, em que mais história temos para contar, esta fase é essencial para a nossa evolução e para o nosso crescimento tanto pessoal como profissional.
avatar
Mevanny_07
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 63
Data de inscrição : 12/10/2022

A Adolescência Empty Re: A Adolescência

Sáb maio 13, 2023 7:00 pm
Nós adolescentes somos muito complicados, levando conta que a adolescência não é propriamente a fase mais fácil da vida . 

No meio disso tudo sentimos muita pressão e strees por diversos motivos. Quando somos crianças é tudo muito perfeito porque o nosso mundo funciona exatamente da forma como fomos ensinados que era suposto funcionar , entretanto quando começamos a amadurecer vemos q na verdade as coisas não são tão preto no branco e sentimo-nos frustados quando as situações idealizadas começam a correr mal, então qualquer pequena situação já é motivo para se sentir pressionado a fazer tudo de maneira correta para eventualmente evitar estas frustrações. 

A escola também não facilita as coisas, o facto de sabermos que as notas que tirármos nesses 3 anos de secundário poder influenciar consideravelmente nosso futuro não ajuda a aliviar. Por norma, os alunos que tiram melhores notas estudam regularmente dentro e fora da escola, e dependendo das atividades extracurriculares que o aluno tem, pode não ser muito saudável gostar todo esse tempo da vida exercendo a mente constantemente, quando descansar é uma coisa essencial levando em conta todos os "problemas" enfrentados durante esta fase da vida como as hormonas que nos fazem ter uma reação exagerada sobre qualquer ocasião da vida por conta da instabilidade emocional de nós. 

As mudanças físicas e mentais também são outros dois fatores chaves que nos fazem sentir que o mundo está caindo sobre os nossos ombros devido a velocidade em que ocorrem, é muito difícil de perceber tudo isso de maneira simples, então também nos sentimos pressionados para compreender.

Resumidamente: ser adolescente não é mesmo fácil. Mas todos os seres humanos passam por isso e temos que aprender a lidar com a nossa vida.
avatar
doubt20
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 29
Data de inscrição : 18/09/2022

A Adolescência Empty Inseguranças na adolescência

Sáb maio 27, 2023 2:59 pm
A adolescência é a altura mais desafiadora e interessante da nossa vida. É o momento em que tudo muda, não só passamos por mudanças físicas como também psicológicas, onde nos começamos a aperceber realmente o que se passa na nossa sociedade, e por isso é também, a altura em que nos sentimos mais inseguros e nos começamos a preocupara com a opinião dos outros.
Os adolescentes têm normalmente a tendência para se compararem com os outros, e têm medo de não se encaixarem nos padrões estabelecido pela sociedade, levando-os a preocuparem-se com a sua aparência, desempenho escolar, capacidades e popularidade. A aceitação dos outros é o que define as suas emoções, e por isto estes acabam por ter uma baixa auto-estima.
Além disso, é na adolescência que os jovens sofrem mudanças hormonais e a mudança do seu aspeto físico pode contribuir para as inseguranças.  O corpo está-se a desenvolver, e a pessoa acaba por se sentir desconfortável com as alterações comparando-se a padrões idealizados de beleza, o que nos leva ao problema nas redes sociais.
A internet consegues intensificar e aumentar as inseguranças. Os jovens comparam-se a famosos, que muitas vezes usam photoshop, mas que um adolescente nunca tem isso em conta, e assim um corpo ideal leva à insegurança.
Esta fase da nossa vida é o momento em que mais precisamos de compreensão e atenção para nos sentirmos motivados, aceites e incluídos. As atividades que fazemos, como os hobbies também nos ajudam e desafiam a confiarmos em nós próprios.
Concluindo, todos nós passamos por estas inseguranças, e é uma coisa completamente normal, e por isso devemos ajudar e compreender aqueles que estão a passar por esta fase.
avatar
rp1234
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 12
Data de inscrição : 25/09/2023

A Adolescência Empty Re: A Adolescência

Dom Out 15, 2023 10:20 pm
A adolescência é uma fase assustadora. Começamos a desenvolver a nossa identidade e começamos a querer ser ouvidos. É uma fase em que estamos sob grande pressão vinda das expectativas criadas quer por nós mesmos quer pelos outros. Começamos a ter responsabilidades e tentamos agradar tudo e todos, colocando a nossa saúde mental em mau estado. Com a adolescência chegam também os problemas, as preocupações, os medos e as inseguranças. É a fase das comparações, porque queremos ser mais bonitos, ter melhores notas, ser como os outros,… É difícil ser adolescente. Vivemos num mundo cruel cheio de preconceitos e problemas. Não somos nós mesmos com medo de sermos julgados e rejeitados. Queremos ser compreendidos, respeitados e incluídos. 
Mas apesar de tudo isto, a adolescência é também onde vivemos os momentos mais marcantes das nossas vidas, aqueles que guardamos para contar aos nossos filhos e netos, e recordamos com amor e saudade. 
Concluindo, a adolescência é turbulenta.
avatar
T1S8
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 13
Data de inscrição : 29/09/2023

A Adolescência Empty A Adolescência

Dom Out 22, 2023 5:09 pm
A adolescência é uma altura em que ocorrem inúmeras alterações físicas e psicológicas, este período é bastante delicado e importante para o nosso futuro, pois vai decidir quem somos. 
Hoje em dia os adolescentes estão sujeitos a tanta informação, e são pressionados de tal forma por serem a geração da tecnologia, que alguns começam a precisar de ajuda para conseguir gerir tudo á sua volta. Outro dos fardos que os jovens carregam é o facto de precisarem de mais bens materiais para serem felizes, comparando com gerações passadas. Na altura da adolescência dos nossos pais  poucos eram aqueles que tinham acesso a um telemóvel, hoje em dia é raro ver alguém que não possua um telemóvel e muito mais avançados que os de antigamente, ou seja o mundo evoluiu, e nós não podemos ficar para trás. Isto tudo para dizer que nos dias de hoje não é tão fácil ser jovem, como parece.
Apesar destes senãos ser adolescente é uma fase incrível da nossa vida, temos aqueles sonhos fora da caixa, uma imaginação e energia que "nunca acaba", começamos a ter a nossa responsabilidade e começamo-nos a tornar uns homenzinhos.
Eu acho que os jovens de hoje em dia são mais evoluídos, possuem mais conhecimentos, contudo as gerações passadas tinham mais habilidades no que toca a relações interpessoais.
avatar
Abcd
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 20/10/2023
Idade : 17

A Adolescência Empty Adolescência

Seg Nov 27, 2023 9:50 pm
A adolescência é, na verdade, um período cheio de receios, confusões e desafios, como por exemplo, lidar com stress e pressão da escola, descobrir as nossas personalidades, as perspetivas sociais, e ter uma boa relação com os amigos. E por vezes podemos sentir um pouco perdidos, confusos, e ter medo de errar. 
  Mas também tem aspetos positivos, os adolescentes têm várias oportunidades de descobrir coisas novas, explorar os seus interesses, o que realmente gostam. E são mais livres que os adultos, pois não precisam preocupar-se com o pagamento das rendas e de sustentar famílias. 

  Concluindo, a adolescência é um período complexo de aprendizagem e crescimento, não podemos só focar em aspetos negativos nem só positivos, temos de reconhecer e lidar com as nossas dificuldades, elas fazem parte do caminho, não podemos eliminá-las mas sim superá-las. E também temos de aproveitar as nossas oportunidades para crescer.
avatar
M.
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 14/09/2023

A Adolescência Empty A adolescência

Qua Jan 10, 2024 3:02 pm
A adolescência é uma fase muito complicada da vida, mas também muito feliz, cheia de coisas que ficam marcadas na memória para sempre. 
Tudo na vida tem uma parte má e outra boa então este caso não seria diferente, há sempre o stress com a escola, a vida e o nosso futuro, há sempre preocupações até com detalhes minimos, há sempre insultos, inseguranças, nervosismo, há sempre pessoas más que te deixam triste, além disso, é aqui que começamos a conhecermos-nos melhor e a dar mais valor  ao nosso bem estar e, por isso, mesmo que vá doer muito, afastamos-nos de muitas pessoas... Dito assim até parece que a adolescência é a pior fase da nossa vida mas pelo contrário, é a melhor! São nestes anos em que somos adolescentes que vivemos, aprendemos, descobrimos e experimentamos, é normal fazer asneiras e estar muitas vezes triste, cansado ou preocupado mas no final, tudo vai correr bem porque, por mais que ainda não tenham passado muito anos, senti todas estas emoções negativas, mas também as positivas, que vêm de pessoas que realmente te amam e que te fazem querer viver e aproveitar ao máximo, que te deixam alegre. 
Não sei quanto a vocês, mas eu adoro ser adolescente, adoro sair, comprar roupa, ser obcecada com coisas típicas como concertos e pôr do sol, estar com os meus amigos e experimentar várias coisas, mas sempre sem me esquecer das responsabilidades que tenho para puder continuar a viver coisas assim no futuro. 
Nem tudo é mau, há sempre uma luz no fim do túnel e quando derem por ela estão a viver o melhor tempo da vossa vida, e para mim, que tenho tanto medo do futuro, é sem dúvida a adolescência.
avatar
nonogoo7
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 29
Data de inscrição : 23/01/2023

A Adolescência Empty Adolescência

Sáb Mar 16, 2024 10:57 am
A adolescência é um dos momentos da nossa vida onde somos realmente livres e felizes, sem termos qualquer noção do que será a nossa vida futura. 
  
Só vivemos uma vez e a vida passa como se fosses uma pequenina formiga comparado á vida do nosso querido planeta. Ela passa num piscar de olhos e é por isso que devemos aproveitar todos os pequenos momentos e tentar contemplar o que nos foi dado a observar, sentir e respirar.  A adolescência é uma das partes da vida de um ser humano que serve mesmo para isso. Explorar, sentir e viver cada dia intensamente como se não existisse o amanha. Cada um de nós tem uma visão diferente do mundo, mas, é só isso que nos faz nós próprios, vivendo cada um de nós da maneira de como somos felizes. As relações que estabelecemos com os outros: o amor e a amizade são mais um a forma de vermos este mundo a nossa vida de forma diferente como numa montanha russa. A adolescência esta repleta de sentimentos que nos fazem aproveitar todas as partes diferentes do dia, desde um sunset amoroso a uma dança na chuva.


Concluindo, a adolescência é a primeira vez que realmente começamos a perceber e a ver o que é a vida e todos os momentos que esta nos oferece.
Conteúdo patrocinado

A Adolescência Empty Re: A Adolescência

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos