ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
martacic11
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 07/01/2023

Ser enfermeiro compensa? Empty Ser enfermeiro compensa?

Sex Fev 10, 2023 10:00 pm

A falta de enfermeiros no SNS existe devido à falta de abertura de concursos e às poucas contratações, mas também porque cada vez há mais enfermeiros a saírem do Serviço Nacional de Saúde: para emigrarem, para irem para o privado ou, simplesmente, porque desistem da carreira.

Existem cada vez mais profissionais de saúde que abandonam a profissão. Para além de ser muito desgastante, existem grandes dificuldades em progredir na carreira, que acabam por contribuir para a desvalorização da enfermagem.

Existem problemas estruturais, principalmente de suborçamentação, carência de recursos humanos, equipamentos degradados”. No caso concreto dos enfermeiros, a falta de expectativa de desenvolvimento profissional e salarial dos profissionais persiste nos dias de hoje. Na melhor das hipóteses, um enfermeiro quando tiver 100 anos pode atingir o topo da carreira. Depois, devido a todas as alterações que tem havido, temos enfermeiros com 25 anos de trabalho que continuam a ganhar a mesma coisa que enfermeiros que ingressam agora na carreira. Isto aumenta a desmotivação e a revolta.
Uma pessoa tem de fazer o trabalho de duas ou três, o que é muito complicado e por muito que deem o seu melhor, existe sempre alguma coisa que fica por fazer, para os que vêm no turno seguinte.

Perante este cenário, muitos enfermeiros procuram outras soluções.
Os enfermeiros dedicam a sua vida aos doente e é claro que se torna triste,como profissional, ver a desvalorização da carreira que tem havido.Se houvessem melhores condições , se as pessoas sentissem que eram valorizadas no SNS e se vissem que havia perspetivas de futuro, se calhar não saíam tanto.


Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), “neste momento, existem 80.401 enfermeiros em Portugal, sendo que pelas novas inscrições anuais se percebe que, anualmente, saem perto de 3 mil novos enfermeiros das escolas”. Portugal é o quinto país da OCDE que pior paga aos enfermeiros, em paridade de poder de compra, a seguir à Eslováquia, Lituânia, Letónia e Hungria.

A formação destes profissionais é excelente e em qualquer parte do mundo aceitam enfermeiros portugueses desde que dominem a língua do país. Os mesmos tiveram um papel fundamental no combate à covid e conseguiram fazê-lo sob cansaço extremo. Ou seja, vão dando este contributo e fazem-no com amor, com dedicação, mas isso não paga as contas no final do mês, certo?
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos