ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

O Filme ou O Livro?

+4
SérgioFilósofo
fábiateixeira
hs95
Abel
8 participantes
Ir para baixo
Abel
Abel
Administrador
Mensagens : 421
Pontos : 714
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia
https://ulnc.forumeiros.com

O Filme ou O Livro? Empty O Filme ou O Livro?

Qua Fev 26, 2014 3:13 pm
Olá a todos!

No âmbito da rúbrica "Sétimo Sentido", gostaria de abrir uma discussão acerca de filmes que foram muito mal adaptados do livro original, ou vice-versa. Para além disso, gostaria também de sugerir um debate relacionado com a ordem pela qual lemos um livro ou vemos o filme primeiro.

Boas Discussões!

Abel

______________________

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte." - Aristóteles
avatar
hs95
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 28

O Filme ou O Livro? Empty O Filme ou O Livro?

Qua Fev 26, 2014 10:32 pm
Na minha opinião, o livro pode ser bem ou mal adaptado, mas isto depende de cada um de nós, porque certamente se vimos um livro primeiro que o filme, a nossa interpretação do livro vai ser diferente da do realizador desse filme e o filme que criar vai ser com base na interpretação que o realizador teve desse filme. Por isso, é uma questão relativa ao interpretação de cada um.
Eu prefiro sinceramente ver o filme primeiro que o livro, porque pode criar uma desilusão se ler o livro primeiro.  Smile 
avatar
fábiateixeira
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 60
Pontos : 76
Data de inscrição : 19/09/2013

O Filme ou O Livro? Empty Filme primero, livro depois

Sex Mar 14, 2014 3:13 pm
Já li alguns livros que deram origem a adaptações cinematográficas como o caso de "A invenção de Hugo", "Para a minha irmã", Saga Twillight e Jogos da Fome. Em geral, posso concluir que quando vi um filme de um livro que já tenho lido senti-me seriamente desiludida e que gostei bastante de ler o livro de uma obra da qual já tinha visto o filme, por este me contar uma história da qual gostei (a do filme) de uma maneira mais pormenorizada e interessante.
Acho que estas diferenças não provêm de más adaptações cinematográficas, mas sim de uma riqueza de pormenores e daquele fator chave que nos cativa que se perde muito nos filmes.
avatar
SérgioFilósofo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 19
Pontos : 21
Data de inscrição : 06/02/2014

O Filme ou O Livro? Empty Livro e Filme

Sex Mar 14, 2014 3:48 pm
Acho que ambos se encaixam muito bem. Os bons livros nem sempre originam bons filmes, mas há casos em que tanto o livro como o filme são excelentes: é o caso de Harry Potter. O livro permite-nos sensações únicas que só podemos ter num suporte escrito, mas por outro lado o filme também nos permite ter uma ideia mais concreta e visual do livro que lemos. Primeiro devemos ler o livro e depois talvez o filme, na minha opinião.
avatar
gilmota
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 45
Pontos : 47
Data de inscrição : 17/09/2013

O Filme ou O Livro? Empty Re: O Filme ou O Livro?

Ter maio 27, 2014 10:29 pm
Na minha opinião, tudo depende de como o livro é adaptado a guião do filme. O livro pode ser bom ou mau mas a qualidade do filme (em relação ao livro) depende principalmente da adaptação: da diferença das histórias (partes omitidas ou modificadas), das variações feitas entre o livro e o filme a nível de personagens, cenários, descrições, falas, etc...
avatar
belinhasousa
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 55
Pontos : 57
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 25

O Filme ou O Livro? Empty Filme e depois livro

Dom Jun 01, 2014 7:29 am
Pessoalmente acho que é melhor ver o filme e depois ler o livro, porque os filmes quase nunca têm todos os pormenores como os livros e às vezes a historia muda um pouco, por isso acho que é melhor vermos o filme e já ficamos com a ideia principal e então depois ler o livro porque vamos ficar mais contentes porque descobrimos novas partes.
No entanto, se fizermos o contrario, ou seja, ler o livro e ver o filme, acho que ficamos descontentes, pelo menos eu fico. Ao lermos imaginamos toda a ação e como será o cenário e o filme é a realização dessa imaginação, por isso se não corresponder às nossas expectativas ficamos sempre um pouco desiludidos.
anabatista
anabatista
Moderador
Mensagens : 104
Pontos : 140
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 25

O Filme ou O Livro? Empty O Filme ou O Livro?

Dom Jun 01, 2014 8:08 pm
Pelas minhas experiências, penso que seria melhor ver o filme e só depois ler o livro. Desta forma, é uma maneira de ver se realmente gostamos da história para ler o livro e, pelo menos para mim, a maior parte das vezes que leio o livro e depois vejo filme fico bastante desiludida, pois o livro apresenta muitos mais pormenores e até acontecimentos que no filme não tem. Além disto, em livros escritos na primeira pessoa, sentimo-nos mais inseridos na ação e temos “acesso” ao pensamento da personagem, o que faz com que a história seja mais facilmente compreendida e até vista de uma maneira diferente.
Uma pessoa que veja apenas o filme até pode ficar bastante satisfeita, mas eu prefiro ler o livro depois.
avatar
Leooo2228
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 12
Data de inscrição : 10/10/2023

O Filme ou O Livro? Empty Re: O Filme ou O Livro?

Seg Nov 20, 2023 8:03 pm
Livros, quando somos pequenos somos introduzidos a vários deles, sendo a maioria com mais imagem do que texto, porque ainda somos pequenos demais pra saber ler. No entanto também somos introduzidos a filmes que não praticamente livros com imagens. 
Na minha opinião os livros são melhores que os filmes já que deixam a nossa criatividade mais ativa do que nos filmes, quando estamos a ler estamos a imaginar os cenários a pensar nas personagens, mas quando estamos a ver um filme limitamos-nos a observar. Especialistas afirmam que quem desenvolve o hábito da leitura melhora o aprendizado, principalmente no caso de estudantes, estimula o bom funcionamento da memória, e eleva a capacidade de interpretar textos, ideias e acontecimentos. Além disso, consegue ter embasamento para suas conversas, geralmente em diversos assuntos, por isso eu incentivo á leitura. 
Conteúdo patrocinado

O Filme ou O Livro? Empty Re: O Filme ou O Livro?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos