ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
ma1234
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 24
Data de inscrição : 24/09/2023

O Passado, o Presente e o Futuro.  Empty O Passado, o Presente e o Futuro.

Sex Dez 01, 2023 2:52 pm
O que é o passado? O que é o presente? O que é o futuro? Bem, acho que a "única" resposta de que temos toda (ou quase toda) a certeza, é sobre passado. O passado é constituído por todos os segundos, minutos, horas, dias, anos que estão para trás deste este exato momento. Todas as memórias, boas ou más, nostálgicas ou não, prazerosas ou tristes, bonitas ou menos bonitas, estão para trás. Toda a nossa vida, todos os altos e baixos, subidas e descidas, evoluções e regressões, tudo isto faz parte do nosso passado. Faz parte de quem somos, quem seremos um dia. Todos os acontecimentos, TODOS, formam a pessoa que és hoje. A pessoa que serás um dia. E para mim isto é um fenómeno maravilhoso. Mesmo que, passando por bons ou maus momentos, o ser humano aprende a evoluir. A encontrar o seu ponto de refúgio e deixar o que está para trás para trás, levando sempre com ele as memórias. Isto. Isto é o que transforma cada humano em um grande ser. 
E o presente? O que será o presente? Acho que também temos uma mínima noção acerca do mesmo. O que está a acontecer neste exato momento constitui o presente. Eu estou a fazer este texto. Tu estás a lê-lo. Alguém estará a estudar para um teste. Alguém estará a ouvir música. Alguém estará a casar-se com o amor da sua vida. Alguém estará a dar vida a um novo ser humano. Todos estes acontecimentos, e muitos mais, constituem o momento do agora. O agora é a tua escolha. Não como o passado, não como o futuro. É a tua escolha deste momento. A escolha de ajudar o próximo, de estar preparado para o que aí virá (que será o que exatamente?), de fazer a escolha certa. A tua, e só tua, escolha certa. Poderá não ser a do próximo, mas todas as tuas constituem quem és hoje, assim como o passado constitui. O passado é um antigo presente.  E querendo ou não, o mesmo também é constituído pelas nossas escolhas, certo? 
E, o que será o futuro? O que sabemos acerca do mesmo? Bem, ao contrário do passado e do presente, nada sabemos sobre o futuro. Sabemos somente que, para além dos acontecimentos que não são do nosso controlo, o mesmo também é feito das nossas escolhas. A escolha que eu terei de mandar este texto para o fórum, a escolha que alguém terá de lê-lo, a escolha que alguém terá de viajar e conhecer o mundo, a escolha que alguém terá de começar um novo desporto, a escolha que alguém terá de dar início a uma nova família e talvez a novas vidas. A escolha. A nossa escolha, a nossa futura escolha. O mundo é feito de altos e baixos, justiças e injustiças, bons e maus atos. E o mesmo, depende de ti. A tua escolha pode mudar o mundo. Poderá não mudar o teu passado, poderá não fazer tanto efeito sobre o teu presente, mas definitivamente mudará o teu futuro.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos