A nossa relação com os pais durante esta fase, a adolescência, nem sempre é fácil, sendo muitas vezes caracterizada por uma mistura de amor, conflitos e procura por independência. 
Durante a adolescência, passamos por uma fase de transição, onde nos tentamos afastar da dependência dos nossos pais e começamos a estabelecer a nossa própria identidade.
Contudo, é de reconhecer que os pais tem um papel fundamental no nosso desenvolvimento. 
São eles que nos transmitem e fornecem apoio emocional, pois... porque nesta fase nós enfrentamos uma serie de desafios emocionais, incluindo mudanças de humor repentinas, pressões sociais, pressões académicas e muitas vezes falta de confiança e é aqui que os nossos pais entram ouvindo-nos e demonstrando empatia e preocupação relativamente aos nossos sentimentos tão contraditórios, por vezes. 
Além do apoio emocional, são eles também que nos estabelecem limites para que possamos entender as expectativas e consequências dos nossos comportamentos.
A comunicação aberta e honesta é essencial para manter uma relação saudável entre pais e filhos. Os pais tentam encorajar-nos a partilharmos os nossos sentimentos, pensamentos e experiências, sem medo de julgamento. Isto ajuda a fortalecer a relação de confiança entre nós e os nossos pais.  
É também durante esta fase, que nós adolescentes aprendemos a tornarmos-mos adultos independentes e como tal, os nossos pais tentam ensinar-nos como gerir o nosso tempo, a resolvermos problemas e a tomarmos decisões que serão essenciais para o nosso futuro.