ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
MECSO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 55
Data de inscrição : 14/09/2022

O vazio emocional Empty O vazio emocional

Dom Mar 10, 2024 7:30 pm
             O vazio emocional não é um sentimento muito falado, mas é um sentimento comum e recorrente, e é algo que nos faz sentir mortos por dentro. Este é um sentimento difícil de descrever, uma vez que, em vez de estar relacionado à falta de emoções como é esperado, este pode ser uma confusão criada por vários sentimentos ou apenas uma desconexão com a realidade.  O sentimento do vazio está relacionado à dificuldade em encontrar motivação e intensidade no nosso dia a dia, por nos sentirmos mais em baixo deixamos de ser capazes de sentir emoções fortes, impossibilitando experienciar qualquer tipo de emoção, desde felicidade até tristeza.
Isto pode ser provocado por alguns fenómenos como algum trauma pelo qual tenhamos passado que não nos permite voltar à nossa realidade, por não termos coragem para enfrentar as nossas novas circunstâncias.
Este fenómeno também pode ser justificado pelo cansaço extremo provocado pelo trabalho e estresse em excesso e pela falta de resultados obtidos face a este trabalho, o que provoca uma imensa desmotivação, pois parece que nada corre de acordo com o esperado, provocando um choque com as expectativas. Este choque cria uma confusão mental, proveniente de diferentes emoções complexas. Por não conseguirmos lidar com tantas emoções, acabamos por nos sentir apáticos, pois deixamos o processo de compreensão das emoções de parte, na esperança de as processarmos noutro momento.
   O vazio realmente tira a nossa motivação de viver, deixando-nos mais preguiçosos, sem objetivos, sem vontade de fazer as nossas tarefas diárias e tudo o que era um passo simples da nossa rotina tem o poder de se tornar aos nossos olhos algo complexo e desmotivante, destruindo aos poucos o nosso dia a dia e quem nós somos enquanto pessoas.
   Para superarmos este sentimento devemos  examinar a nossa rotina, entender se temos tempo para nós mesmos, tentar equilibrar o trabalho com momentos relaxantes e divertidos; ganhar à vontade com as nossas emoções, aceitar o que estamos a sentir e tentar entender o porquê de nos sentirmos de tal maneira; desabafar, não temos de desabafar necessariamente com outras pessoas, podemos apenas escrever num diário ou fazer pequenos apontamentos para nós sobre como algo nos fez sentir; relaxar, estar com pessoas que nos façam bem, realizar atividades que nos façam felizes, tudo o que nos permita desfrutarmos de tempo de qualidade, melhor se forem atividades onde podemos dedicar a nossa mente totalmente, em vez de algo como ver televisão. A televisão emite uma felicidade momentânea, mas não permite o nosso foco total, por isso esta felicidade desaparece rapidamente; desenvolver amor próprio, aprendermos a gostar de nós mesmos, termos respeito por nós próprios, pelas nossas emoções e pelas nossas reações; ganhar motivação, incentivarmo-nos e acreditarmos que somos capazes de tudo o que queremos, sem nunca colocarmos demasiadas expectativas nem pressão em nós próprios.
 Decidi escrever sobre este tema, porque em épocas de transição, como da adolescência para a vida adulta, ou da vida adulta para a velhice, as pessoas sentem-se perdidas diante do mundo de possibilidades recém aberto para elas, provocando esta sensação de vazio, assim, este sentimento acaba por perseguir alguns de nós, ou porque nos esforçamos e não estamos a obter resultados, ou porque os nossos resultados não estão a ser suficientes face aos nossos objetivos, sendo importante relembrar que há uma saída para isto e que podemos lutar contra este sentimento, que apenas nos desmotiva, e voltar a encontrar motivação e energia.
          Deve-se sempre ter cuidado e consultar um psicólogo, quando se sente isto regularmente, pois mesmo este não estando sempre relacionado à depressão, pode ser um sintoma desta doença.  
avatar
Leooo2228
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 10/10/2023

O vazio emocional Empty Vazio emocional

Sex Mar 15, 2024 8:10 am
O vazio emocional é uma realidade que afeta muitas pessoas nos tempos modernos, uma condição que parece estar a tornar-se cada vez mais comum na sociedade. Refere-se a um estado de apatia, desconexão emocional e falta de significado na vida, onde as emoções parecem superficiais ou até mesmo ausentes. É uma sensação de estar vazio por dentro, mesmo quando todas as áreas da vida parecem estar a funcionar externamente. 

Uma das principais causas desse vazio emocional é a crescente alienação social e o distanciamento das relações humanas genuínas. A tecnologia, embora conecte as pessoas de maneiras antes inimagináveis, também pode contribuir para essa sensação de vazio, substituindo interações interpessoais reais por conexões superficiais online. Passamos horas a navegar em redes sociais, mas muitas vezes nos sentimos mais solitários do que nunca.

Além disso, o consumismo e a busca constante por sucesso material podem levar à insatisfação crônica e ao vazio existencial. Quando os nossos objetivos de vida são definidos por bens materiais ou realizações externas, é fácil perder de vista o que realmente nos traz felicidade e realização genuína.

A falta de propósito e significado na vida também contribui para o vazio emocional. Muitas pessoas sentem-se perdidas ou desorientadas, sem uma direção clara ou um sentido de identidade. Isso pode levar a uma sensação de vazio e desesperança, onde cada dia parece uma repetição monótona e sem propósito.

No entanto, é importante reconhecer que o vazio emocional não é uma sentença de vida permanente. Existem maneiras de encontrar significado, conexão e realização emocional. Isso pode envolver cultivar relacionamentos significativos, buscar atividades criativas que tragam alegria, encontrar propósito em ajudar os outros ou explorar práticas espirituais e de autocuidado.

Em última análise, superar o vazio emocional requer autoconsciência, autocompaixão e a disposição de fazer mudanças positivas na nossa vida. É um processo que pode ser desafiador, mas também profundamente gratificante, levando a uma maior autenticidade, satisfação e plenitude emocional.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos