ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Responsabilidade ecológica

+6
2016bárbara
2016.afs31
2016.diogosaldanha
Lia_S4_15
a12733
Ana Guedes
10 participantes
Ir para baixo
avatar
Ana Guedes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 30/11/2015

Responsabilidade ecológica Empty Responsabilidade ecológica

Sáb Jan 09, 2016 2:31 pm
"Não importa o que foi, temos de olhar para o que resta"

-Temos mais de 50% das áreas produtivas ocupadas por animais ou biocombustíveis, ficando com cada vez mais terras aráveis e com 13 milhares de hectares de floresta a desaparecem todos os anos.
-Espécies a desaparecer 1000 vezes mais depressa do que seria normal.
-Temperaturas médias nos últimos 10 anos a serem as mais altas de sempre.
-Calotes a derreterem que leva a uma subida dos níveis das aguas e a alteração das correntes.

A sociedade atual enfrenta uma grande crise ecológica e para lutar contra esta crise temos 2 tipos de países:
-os em desenvolvimento (pobres) que não apostam na proteção ecológica pois tem mais setores nos quais gastam grande parte dos seus recursos, setores que influenciam mais directamente a sociedade como a alimentação ou a educação. Portanto não tem tempo nem dinheiro para a ecologia ( no meu ponto de vista tem também uma grande falta de vontade).
-os desenvolvidos (ricos) que também não apostam na proteção da natureza por estarem mais preocupados com outros assuntos como a extração de petróleo que devido a muitos derrames provoca a poluição das águas que têm consequências devastadoras, como a morte de milhares de seres vivos e poluição de terrenos etc. E como a ecologia não faz a sua riqueza aumentar, não parecem muito interessados.
Na minha opinião o que faz falta para que as coisas comessem a funcionar é a solidariedade entre povos, mudar as mentalidades e aumentar a consciência e a partilha.
Esta mudança de mentalidades já se tem vindo a verificar um pouco em todos os países com o aumento da utilização de energias renováveis, acordos que estabeleciam um limite para a poluição permitida em cada país.
Mas grande parte da sociedade,não da grande importância ao facto de estar mos a gastar a uma velocidade incrível os recursos existentes no nosso planetas, estamos a sobrecarregar todos os ecossistemas e as consequências disto não serão boas. As pessoas tentam ignoram factos como cheias que cada vez se tornam mais frequentes, chuvas torrenciais ou secas prolongadas, mas isso terá que parar e terão que abrir os olhos para o que está a acontecer antes que seja tarde de mais.
A sociedade tem que se deixar de egoísmos e unir se para salvar o nosso planeta e não pensem que uma pessoa não consegue mudar o mundo porque se todos pensassem assim nada evoluía.
avatar
a12733
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 01/10/2014
Idade : 25
Localização : Vila Nova de Gaia

Responsabilidade ecológica Empty Porque a culpa é... Nossa!

Ter Fev 09, 2016 9:54 pm
Quando me deparo com temas como este onde o assunto dominante é o ambiente em si, no seu todo, funciono como uma máquina e deteto imediatamente a causa da maioria dos impactes ambientais, se não a completa causa: o Homem.
Nos dias que correm, o número de catástrofes naturais que surgem é, sem sombra de dúvida, muito inferior aos atos prejudiciais do Homem sobre o ambiente, como por exemplo a poluição industrial em comparação à atividade vulcânica. A quantidade de gases libertados para a atmosfera, em ambas as situações, é enorme, em ambos os casos, mas a frequência com que a poluição industrial se faz sentir é muito maior. Se nós, Homens, somos seres de uma espécie designada como sapiens porque continuamos a destruir aquilo que nos garante abrigo e nos proporciona a existência de vida? Está na altura da nossa geração marcar a diferença pela positiva. Pode ser que ainda iremos a tempo.
avatar
Lia_S4_15
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 16
Data de inscrição : 13/11/2015

Responsabilidade ecológica Empty Re: Responsabilidade ecológica

Seg Fev 20, 2017 7:37 pm
Quem já ouviu dizer "longe da vista, longe do coração"? Quase todos, sem dúvida, e a meu ver neste caso aplica-se na perfeição. Sim, todos nós já vimos aqueles documentários em que mostram o degelo nos polos, as aves sem lar por causa da desflorestação, imagens chocantes de elefantes mortos pelo marfim. E na altura até podemos pensar que temos, de facto, de fazer alguma coisa, mas segundos depois já seguimos em frente e esquecemo-nos do quanto nos chocou.
Um dos muitos problemas do nosso planeta atualmente é o peso gigantesco da população humana e, talvez mais do que isso, o ritmo à qual ela cresce. Neste site, por exemplo, é feita uma estimativa da população, número de nascimentos, ect.: no momento em que escrevo isto, 7.485.776.444 pessoas. Claro, é apenas uma estimativa, mas é bem claro o impacto que este número tem nos nossos ecossistemas, recursos, etc, como já foi referido anteriormente.
Enquanto lias esta pequena frase, o número já aumentou para 7.485.776.650. Estima-se que 200 pessoas nasceram, no breve espaço de tempo que demora a ler meia dúzia de palavras (mundialmente, claro).
Agora pergunto: quanto demoram as árvores ou os animais a crescer? Quanto tempo é necessário para que os solos recuperem a sua fertilidade? Meses, anos? Certamente, a um ritmo muito mais lento do que o do nosso desenvolvimento! Como é suposto haver recursos para todos, se os usamos a uma velocidade inigualável à que eles são repostos?
E podemos pensar: a culpa é das grandes fábricas, das empresas... a culpa é deles! Quem são "eles", afinal? Quem é esta entidade a quem atribuímos as culpas, quando confrontamos com esta realidade? Os ricos, os políticos, os magnatas...São humanos, somos nós. Até aceitarmos o fardo como sociedade, e pormos de parte o "apontar o dedo" aos outros, não vamos conseguir mudar rigorosamente nada. E temos razão ao dizer que não é apagar a luz quando saímos de uma divisão, ou a optar por transportes públicos, que vamos salvar o mundo. Não é. É mudando mentalidades, é arrastando os que nos rodeiam connosco nas pequenas mudanças do nosso dia a dia. É tomando posições e agindo. Porque também não basta dizer que sim, que somos a favor da protecção do ambiente...temos de tomar medidas conforme essas convicções.
E porque muitas vezes precisamos de um "abanão", aconselho a consultar, no mesmo site que indiquei acima, os números referentes à energia...certamente dá-nos uma noção do quão rapidamente nos estamos a aproximar do abismo.
E se não for por nós, pelo menos por respeito aos que virão depois, e que certamente não terão mais do que um vislumbre do quão belo o nosso planeta foi um dia.
avatar
2016.diogosaldanha
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 41
Pontos : 45
Data de inscrição : 18/09/2016

Responsabilidade ecológica Empty Destruição dos Ecossistemas

Dom Mar 05, 2017 7:06 pm
A destruição dos ecossistemas é, na minha opinião, um dos problemas, senão mesmo o problema, mais importante que a humanidade tem de enfrentar na atualidade.
Este problema não é novo, no entanto, tem vindo a agravar-se no último século. Vem, aliás, dos tempos primordiais do Homem, agravando-se com algumas civilizações históricas (na sequência de algumas tradições) e agravando-se ainda mais com as Revoluções Industriais.
Neste planeta há milhões de espécies, porém nós somos a única que devasta os ecossistemas por completo, destruindo e ameaçando muitos habitats de outras espécies. Nós não somos mais do que as outras formas de vida, contudo pensamos que sim. Estas atitudes humanas, revelam um tremendo egocentrismo, egoísmo e estupidez. Estupidez, uma vez que nem para nós somos bons... Temos a nossa população a aumentar e os nossos recursos a diminuir. Os nossos recursos diminuem, visto que destruimos os ecossistemas ou então ao não os aproveitamos de maneira sustentável. Continuando assim, estamos simplesmente a antecipar a data da nossa extinção. E o maior problema é que pouco fazemos para contrariar esta aniquilação, de que nós próprios somos responsáveis.
avatar
2016.afs31
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 43
Data de inscrição : 14/09/2016

Responsabilidade ecológica Empty Responsabilidade ecológica

Dom Mar 26, 2017 12:17 pm
Algures no tempo, não se sabe ao certo quando ou como, o ser humano habitou a terra e transformou-a naquilo que conhecemos hoje. Os nossos antepassados lutaram e deixaram como herança uma "casa" que temos o dever de preservar e proteger. No entanto, o Homem não tem olhado a meios para atingir os fins e, nos últimos anos, tem vindo a prejudicar imenso a Terra com as suas atitudes. O nosso "Lar" tem vindo a sofrer devido, por exemplo, à poluição hídrica, aos incêndios de causa antrópica, à libertação de gases fósseis na atmosfera, entre outros.
A Humanidade tem vindo a gastar de forma inconsciente os recursos terrestres e, se o ritmo atual continuar, os nossos filhos ou netos não terão um planeta para habitar. Segundo a WWF, uma organização de preservação ambiental, desde meados de 1980 temos vindo a exceder a biocapacidade do planeta em 25%.

No entanto, recentemente, têm sido elaboradas e aplicadas medidas que permitam reverter os efeitos sentidos na Terra de forma a preservá-la. A questão é: Não será tarde demais?
O Homem apenas tomou uma atitude em relação a esta problemática quando os seus efeitos tomaram proporções tão tenebrosas que ele próprio tomou consciência da imprudência dos seus atos. Porém, a Terra não responde de forma instantânea à medidas recentemente aplicadas e, ainda existindo quem contorne as referidas medidas em proveito próprio, o fenómeno de recuperação não consegue ganhar forma.
No meu ponto de vista, o mais importante é a sensibilização. Como estamos à espera que alguém cumpra medidas de responsabilidade ambiental se não compreende o seu propósito? Julgo fundamental a instrução da população no sentido de desenvolver um plano de progressão sustentável, permitindo o progresso mas sem comprometer os recursos das gerações vindouras. Se todos estiverem conscientes de que juntos poderemos lutar para recuperar a NOSSA CASA, estou certa de que havemos de conseguir.
avatar
2016bárbara
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 10
Data de inscrição : 20/09/2016

Responsabilidade ecológica Empty Perda da biodiversidade

Seg Out 09, 2017 6:26 pm
Nada do que pudesse escrever no fórum sobre este tema chegaria para descrever e caracterizar o problema como devido e merecido.
Sou uma pessoa atenta a todo o que me rodeia principalmente com o meio ambiente. É um problema atual que tem vindo a agravar-se ao longo dos anos, devido à sobre-exploração e à poluição entre outros, o que me preocupa bastante afetando assim não só o meio ambiente como as pessoas que o rodeiam.
O homem é a principal causa deste problema! O Homem apenas não toma uma atitude em relação a esta problemática quando os seus efeitos continuam a tomar proporções tão tenebrosas que ele próprio ainda não tomou consciência da imprudência dos seus atos. Temos que saber gerir e conservar os recursos naturais que nos restam, porque todos nós atualmente até podemos ter tudo aquilo que precisamos mas talvez as populações vindouras já não tenham essa sorte.
Continuando assim, estamos simplesmente a piorar a perda biodiversidade. E o maior problema é que pouco fazemos para contrariar esta aniquilação, de que nós próprios somos responsáveis.
avatar
Omega
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 19/10/2017

Responsabilidade ecológica Empty Re: Responsabilidade ecológica

Qui Out 19, 2017 6:26 pm
A humanidade ignora os avisos que são dados e só vão dar valor quando já não existir meios que a faça sobreviver.
Será que podemos fazer alguma coisa quanto a isso?
avatar
2015.jessicarodrigues
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 14
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 23

Responsabilidade ecológica Empty Re: Responsabilidade ecológica

Seg Out 23, 2017 6:16 pm
A Responsabilidade ecológica é um tema bastante polémico hoje em dia, principalmente a perda da Biodiversidade, uma vez que esta é devida à eliminação ou alteração do habitat pelo homem, à super-exploração comercial e à poluição das águas, solo e ar.
Devemos ou não dar importância à perda da Biodiversidade?
A maioria das pessoas veem a biodiversidade como um reservatório de recursos que devem ser utilizados para a produção de produtos alimentares, farmacêuticos e cosméticos. Este conceito do gerenciamento de recursos biológicos provavelmente explica a maior parte do medo de se perderem estes recursos devido à redução da Biodiversidade. A retirada desordenada da camada de vegetação nativa para construção de casas ou para atividade agropecuária altera o meio ambiente. Durante as últimas décadas, uma erosão da Biodiversidade foi observada. A maioria dos biólogos acredita que uma extinção em massa está a caminho. A taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.
A Biodiversidade não é estática. É um sistema em constante evolução tanto do ponto de vista das espécies como também de um só organismo. A meia-vida média de uma espécie é de um milhão de anos e 99% das espécies que já viveram na Terra estão hoje extintas. Pois se 99% das espécies que já viveram na Terra já estão extintas, sobram apenas 1% de espécies, o que a este ritmo leva a recear com a extinção de todos os seres vivos na Terra. Há vários biólogos a defenderem que há maior perda de espécies agora e continua a surgir novas espécies (espécies adaptadas ao novo ecossistema). Sim, é verdade, ao longo dos anos as espécies foram-se adaptando, mas será que o Homem vai-se adaptar aos novos ecossistemas? Ou será ele uma das espécies com maior risco de extinção? Uma vez que dependemos muito de outros ecossistemas.
A ameaça da diversidade biológica está entre os tópicos mais importantes discutidos na Conferência Mundial da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, na esperança de ver a fundação da Global Conservation Trust para ajudar a manter as coleções de plantas e animais. Com pequenas atitudes como diminuir o abate de árvores e diminuição e redução da utilização de máquinas poluentes, é possível uma melhoria na qualidade da biodiversidade.
avatar
Joana Reis Pinto
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 29
Data de inscrição : 07/11/2019

Responsabilidade ecológica Empty Responsabilidade ecológica

Dom Jan 26, 2020 1:04 pm
Todos nós já ouvimos falar em responsabilidade ecológica, mas muitas vezes não sabemos o que significa ou o que devemos fazer. Enquanto seres humanos temos a obrigação de preservar a Natureza, pois, é onde vivemos e onde fazemos o nosso dia-a-dia. Com o aumento da industrialização, estamos a observar a degradação da biodiversidade dos ecossistemas, devido ao aumento da poluição. O planeta já revela sinais de desequilíbrio dos ecossistemas devido à intervenção humana e ao consumo excessivo dos recursos naturais.
O futuro da população humana depende da maneira como resolveremos os problemas ambientais no presente pois, o nosso planeta está a ser “vitima” de uma exploração extremamente abusiva e que irá acabar com os recursos ainda existentes.
Um grande problema é o Homem olhar para a natureza como uma forma de desenvolvimento económico, fazendo mudanças nos ecossistemas em função do desenvolvimento económico e não em função de ultrapassarmos as dificuldades da natureza, deste modo, surge então o desenvolvimento sustentável, isto é, conciliar o desenvolvimento económico com a preservação ambiental.
Ultimamente, é muito comum ouvir-se falar em reciclagem, pois é a alternativa mais fácil e que esta ao alcance de todas as pessoas, mesmo no conforto da sua casa.
Todos nós devemos ajudar pois é o futuro do nosso planeta que esta em causa e pode não ser para nós, mas pode ser para os nossos netos. A mínima ajuda é importante e não devemos pensar que somos os únicos a ajudar e que “não vale a pena” porque se todos nós pensássemos assim nunca teríamos evoluído. Temos de pensar que estamos a ajudar a nossa casa, e que não é muito fácil arranjar uma nova casa com umas condições como esta.
avatar
L11fm18
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 23
Data de inscrição : 02/11/2019

Responsabilidade ecológica Empty Responsabilidade ecológica

Qui Fev 27, 2020 7:25 pm
A responsabilidade por si só é a obrigação de responder pelas próprias ações, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas. Nós, enquanto seres humanos e racionais somos responsáveis pela Natureza. Atualmente com o desenvolvimento da humanidade devido, por exemplo, ao progresso tecnológico e à industrialização tem se vindo a originar uma degradação da biodiversidade, o planeta revela sinais de desequilíbrio em consequência da intervenção humana e do consumo excessivo de recursos naturais. O homem desrespeita, portanto, a natureza, tratando-a como fonte de rendimentos.
Quanto mais tempo demorarmos a perceber as consequências disto e o que é necessário mudar nas nossas atitudes pior vai ser para o nosso planeta. A sociedade serve-se da Natureza com objetivos puramente materiais e tecnológicos pois não somos fortes o suficiente para controlar o nosso individualismo o que só faz de nos pessoas egoístas e consumistas sem consciência dos resultados das nossas ações.
Torna-se então urgente mentalizarmo-nos da importância da ecologia na nossa vida, zelando não só pela nossa sobrevivência, como também das gerações futuras, assumindo responsabilidades para fazer do mundo um lugar melhor.
A verdade é que o futuro da humanidade depende da capacidade de resposta do Homem face aos problemas ambientais porque, quanto mais o homem olha para a Natureza com o objetivo de a utilizar para progredir economicamente, mais a degrada.
O ser humano, como ser racional e espécie dominante, tem como dever proteger tudo aquilo que garante a sua própria continuidade. A Natureza tem de ser preservada e merece toda a nossa atenção e respeito. Somos, por isso, seres com responsabilidade ecológica, para garantirmos a sobrevivência não só da nossa espécie mas de todas as espécies que fazem parte do nosso planeta. Porque no final o que importa não é só a sobrevivência da nossa espécie mais sim de todos os seres vivos. No entanto, não basta garantirmos a nossa sobrevivência, devemos também garantir a qualidade de vida, o que adianta estarmos vivos se não podemos nem sequer sair de casa, se todo o ar que existe lá fora tem de ser filtrado de tão poluído que está, é assustador, não é? Mas é o futuro que nos aproxima se não fizermos nada para o impedir!
Conteúdo patrocinado

Responsabilidade ecológica Empty Re: Responsabilidade ecológica

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos