ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2015.Macedo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 20
Pontos : 42
Data de inscrição : 21/09/2015

Será que vale a pena pensarmos na profissão que queremos exercer no futuro? Empty Será que vale a pena pensarmos na profissão que queremos exercer no futuro?

Dom Fev 12, 2017 10:46 pm
Nos dias de hoje, a oferta de trabalho é cada vez menor, principalmente em Portugal, o que faz com que haja muita emigração. Por um lado temos pessoas que almejam uma profissão e como são muito bons no que fazem conseguem arranjar emprego, por outro, há pessoas que vão viver para o estrangeiro à procura de um emprego que permita boa qualidade de vida.
Uma coisa a meu ver é certa e esta é uma ideia que tenho bastante presente: se formos bons e competentes na área onde estamos a investir os nossos esforços e estudos então a probabilidade de sermos bem-sucedidos nessa profissão será enorme.
No entanto, também existe o lado cruel da parte do investimento pessoal. Quantas e quantas pessoas fazem o ensino secundário, a licenciatura e o mestrado e no final não conseguem arranjar o emprego que pretendem? Sou da opinião de que não nos devemos conformar perante as dificuldades e devemos lutar por tentar alcançar aquilo que mais desejamos de forma a sermos realizados pessoalmente e profissionalmente.
Existe a expressão “6am success” que diz respeito a um lema de vida de muita gente de sucesso. Estas pessoas normalmente ou deitam-se muito tarde ou levantam-se muito cedo e obviamente por causa do trabalho. Não quero com isto dizer que se queremos ser pessoas de sucesso temos de fazer igual, mas sim que temos de dar o “litro” e investir forte onde trabalhamos para almejar o sucesso.
Há uma expressão que costumo ouvir que a meu ver faz todo sentido: “põe quanto és no mínimo que fazes”. Quando as coisas são encaradas dessa forma o caminho será certamente risonho e possivelmente iremos conseguir exercer uma profissão que realmente gostemos de forma bem sucedida.
avatar
rpereira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 41
Data de inscrição : 23/09/2020

Será que vale a pena pensarmos na profissão que queremos exercer no futuro? Empty Será que vale a pena pensar na profissão que queremos exercer no futuro?

Dom Abr 18, 2021 6:57 pm
Hoje em dia, muitas pessoas estão a exercer um emprego que não deveriam e não desejavam realizar, devido à procura ser grande e a oferta pequena, embora tenham muitas capacidades e um bom nível académico.
Normalmente, as pessoas investem nos seus estudos para que mais tarde sejam recompensadas com um bom emprego e bem remunerado, onde sejam capazes de pôr em prática aquilo que aprenderam e adquiriram em todos os anos que estudaram. Por vezes, isto não acontece, mas as pessoas têm de trabalhar, portanto tomam decisões para o futuro. Umas emigram para o estrangeiro com o intuito de conseguir ou tentar o trabalho que pretendem, outras arranjam emprego, mesmo não sendo o desejado, é aquele que vão exercer até conseguirem o que realmente idealizam.
Não é perante estas condições que vamos deixar de lutar e de estudar só por haver a probabilidade de não praticarmos o nosso trabalho de sonho, temos é de ter ambição e garra para seguir em frente com aquilo que realmente pretendemos e tencionamos alcançar.
Na minha opinião, todos nós deveríamos pensar naquilo que queremos fazer futuramente, pois ao trabalharmos para tal, até podemos
avatar
T1S8
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 13
Data de inscrição : 29/09/2023

Será que vale a pena pensarmos na profissão que queremos exercer no futuro? Empty Será que vale a pena pensar na profissão que queremos exercer no futuro?

Sex Fev 16, 2024 5:34 pm
A resposta é clara e não deixa sequer abertura para dúvidas, é de elevada importância teres uma noção do que queres para o teu futuro, pois só tu o podes decidir. O facto de decidires previamente que profissão queres exercer, ajuda a por as ideias no sitio, e permite-te escolher o curso que melhor te prepara para o futuro.
Um conselho que dou é por volta do nono ano, começares a pesquisar sobre os cursos e até mesmo sobre as profissões, pois ainda demora a ter uma decisão constituída e consistente, existe tanta variedade de cursos e profissões que ainda nos deixa mais confuso, e então profissões é que nos deixa baralhado. Caso estejas a pensar tirar uma licenciatura, ou ir para o ensino superior e tirar um mestrado, é importante estares a par das notas de entrada, pois precisas delas, de forma a criares metas, o que ajuda para chegares ao objetivo.
Concluindo, se estás a chegar ao secundário, idealiza já o que queres, se ja te encontras no secundário, não fiques preocupado, pois ainda vais a tempo, de acordo com o curso que tenhas escolhido relaciona-o com o futuro, no fundo a escola irá ditar o teu futuro, a não ser que sejas um iluminado.
Conteúdo patrocinado

Será que vale a pena pensarmos na profissão que queremos exercer no futuro? Empty Re: Será que vale a pena pensarmos na profissão que queremos exercer no futuro?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos