ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Rui Maia
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 30
Data de inscrição : 13/10/2019

Racismo Empty Racismo

Dom Mar 01, 2020 9:53 pm
Um dos atos mais reprováveis pela sociedade.
Difícil de é de crer que no séc. XXI, o racismo ainda seja um caso a discutir-se; ou de facto não é...
Cada vez mais, sinto que no dia a dia a sociedade critica todas as ações do Homem, não dizendo que tal não devia acontecer, todavia penso que estamos a chegar a um altura em que qualquer comentário, qualquer piada, qualquer gesto é alvo de críticas e de reprovações, o que por vezes impede que as pessoas se expressem com receio de serem alvo de criticas..
Voltando ao tema... o racismo deve ser em qualquer circunstância reprovado e punido. Designar um grupo de pessoas sendo superiores a outro só porque não partilham a mesma religião, etnia, cultura, raça etc é completamente errado e peço desculpa usar o termo, estúpidX. Tendo em conta que a pena destes atos varia de multas a uns mesitos de serviço comunitário, é extremamente necessário abordar estas penalizações de modo a que Portugal deixe de ser o que infelizmente sempre foi, um país racista.
avatar
japonesa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 20
Data de inscrição : 28/09/2019
Idade : 20

Racismo Empty Re: Racismo

Ter Mar 17, 2020 6:43 pm
Racismo é a teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, particularmente na separação destes dentro de um país.
Estamos no séc XXI e ainda existe esta descriminação tão grave e perigosa! Esta barreira que se faz entre etnias é desnecessária e inapropriada. Não deveria haver diferenças entre brancos ou pretos, ocidentais ou asiáticos.
Em todo o mundo já foram retiradas vidas só porque têm uma determinada cor. Para mim isso não é ético. Todos nascemos com um propósito e uma missão e esta não pode ser interrompida por um ato tão maldoso e ignorante.
Martin Luther King é uma das maiores figuras americanas contra o racismo. Este lutou contra qualquer diferença imposta pela sociedade entre raças. Foi ele o autor do famoso discurso " I have a dream" onde este falou para mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa. Ele foi, e continua a ser, um modelo a seguir .
Deviamos todos ser iguais independentemente da cor ou do local de nascimento.
avatar
trix_costa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 12
Data de inscrição : 31/10/2021

Racismo Empty Re: Racismo

Sáb Abr 02, 2022 12:46 pm
Racismo: um dos temas mais presentes na nossa sociedade atual e nas notícias que chegam até ao nossos ouvidos. Racismo é uma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica. É importante perceber que racismo não tem exatamente o mesmo significado que preconceito ou discriminação sendo estes um julgamento feito sem a existência de um conhecimento prévio e o julgamento ou tratamento diferencial por diversos motivos, respetivamente.
Podemos distinguir vários tipos de racismo tais como aquele que ocorre como crime de ódio ou discriminação direta, que corresponde ao mais presente na nossa sociedade, onde as pessoas são difamadas e atacadas devido à rua origem étnica e cor. Existem ainda o racismo institucional e estrutural que muitas vezes passam mais despercebidos pela sociedade e que se referem ao uso de práticas por parte de empresas e instituições como casos de racismo policial ou ainda quando o racismo acaba por fazer um pouco como se fosse parte da cultura de um povo, observando-se como exemplos, a maioria de uma raça em cargos de chefia ou uma maior taxa de entrada dessa raça nas melhores faculdades de um certo país.
Pensa-se que o racismo tenha tido a sua origem no pensamento de antigas civilizações, onde existia como que uma hierarquia onde a raça branca dominava sobre as outras, tendo apenas esta capacidade intelectual para trabalhar a terra, governar e ter a possibilidade de prosperar na vida. A meu ver, este tema tem tido uma grande evolução nos últimos anos e representa cada vez mais, um menor tabu na nossa sociedade. No entanto, penso que exista ainda bastante a fazer e bastantes políticas que devem ser implementadas para que diminua a desigualdade existente entre diferenças raças. É importante também a consciencialização da população para este problema e o apelo ao respeito para com as diferenças existentes numa comunidade.
avatar
Leooo2228
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 10/10/2023

Racismo Empty Racismo

Seg Nov 06, 2023 8:38 pm
O racismo é uma forma de discriminação e preconceito baseada na raça ou etnia de uma pessoa. Envolve a crença de que algumas raças são superiores a outras e a prática de tratar pessoas de forma desigual com base na sua raça. O racismo pode manifestar-se de várias formas, desde insultos verbais e discriminação até violência física e exclusão social. 
Existem vários tipos de racismo sendo os principais racismo Individual que é expresso em atitudes discriminatórias individuais, através de esteriótipos, insultos e rejeição a uma pessoa, o racismo Institucional que é aquele exercido pelas instituições, a Igreja, as empresas privadas e públicas etc e o racismo Cultural que resulta na crença que existe superioridade entre as culturas existentes, no amplo sentido que "cultura" engloba, religião, costumes, línguas, dentre outras. 
 É uma questão social e moralmente problemática que afeta negativamente as vítimas e a sociedade como um todo. É importante combater o racismo e promover a igualdade e a justiça para todos, independentemente da sua raça ou etnia, isto é fundamental por uma simples questão de respeito pelos direitos humanos. Para combater esta causa podemos fazer várias coisas como não ser indiferente ao racismo, incentivar as pessoas a serem anti-racistas e procurar informações pois é preciso entender a realidade e a história de etnias diferentes. 
Conteúdo patrocinado

Racismo Empty Re: Racismo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos