ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
kxz12345
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 21/09/2021

A violência e o racismo no futebol  Empty A violência e o racismo no futebol

Dom maio 08, 2022 5:19 pm
Os apreciadores de futebol que assistem assiduamente aos jogos nos estádios confrontam-se invariavelmente com insultos racistas ou outros (Homofóbicos, xenofóbicos, etc.), com atos de vandalismo e de violência num ambiente de agressividade que começa, muitas vezes, ainda fora do estádio. Ir ao futebol em família tornou-se uma prática arriscada e até perigosa. A insólita imagem das “caixas de segurança” das “claques” passou a fazer parte de qualquer jogo de futebol sem que as pessoas se questionem sobre o quão contraditório é este ambiente num espetáculo que deveria ser de convívio e de celebração.
A meu ver, todo este ambiente racista que se observa quer nas bancadas, entre os adeptos, quer dentro do próprio campo, entre os jogadores, é completamente desnecessário e revela um dos péssimos merónimos da sociedade. E pior do que tudo, é que até mesmo nos jogos de crianças e jovens, ouvem-se, por entre a plateia, constituída maioritariamente por pais, insultos e discursos muito ofensivos direcionados aos jogadores, o que só transparece a falta de carácter dos pais e o mau exemplo que ilustram aos filhos!
Não faz sentido tornar o desporto, que é ou deveria ser um símbolo de saúde, união, entretenimento ou até mesmo profissão, numa maré de crueldade, violência e de racismo.

avatar
anaferreira27
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 30
Pontos : 64
Data de inscrição : 20/09/2021

A violência e o racismo no futebol  Empty Violência no futebol

Dom Nov 20, 2022 12:50 am
Futebol é um desporto que atrai milhões de pessoas em todo o mundo. Os adeptos ou seguidores de um clube são movidos pela paixão que têm pelo futebol e pela sua equipa. Apoiar uma equipa, acompanhar os jogos no estádio ou até em casa tinha tudo para ser um momento perfeito de convívio e diversão, porém não é devido à constante violência e insegurança.
Na minha opinião, toda a gente tem direito a escolher o clube que quer, mas não temos o direito de criticar os outros por serem do clube que são nem persegui-los por não serem do nosso clube. Todos temos direito a ir ver o nosso clube a um estádio rival sem ter medo de sermos expulsos, insultados e até agredidos por isso.
Toda a gente diz que esta violência é provocada pelas claques e sinceramente não estou 100% de acordo com isto. Claro, que existe alguns casos onde as claques ou grupos de adeptos organizados provocam danos e promovem a violência, não só a partir de atos mas também de cânticos. Apesar disto, eu penso que atualmente um dos maiores culpados da violência no futebol e no desrespeito existente neste desporto é a comunicação social, porque muitas vezes estes órgãos ainda deitam mais lenha para a fogueira, inventando histórias e muitas vezes tirando situações de jogo fora do contexto. Isto para quê? Para ter audiências. A comunicação social de ano para ano, tem ficado cada vez pior e eu tenho visto cada vez mais programas desportivos, onde os comentadores e o próprio canal não têm respeito pelos jogadores, treinadores e até presidentes.
Como é que querem acabar com a violência no futebol se até os canais televisivos promovem a violência e a falta de respeito?
A violência no futebol e o ódio não vão acabar até as pessoas perceberem que aquilo não passa de um desporto e que a experiência que provem deste desporto tem que ser agradável, divertida e de convívio. Temos de fazer os estádios de futebol um espaço seguro e que qualquer um possa entrar lá sem medo de ser agredido e insultado.
A rivalidade no desporto é boa, porém apenas no campo. Dentro do campo, cada uma das equipas tem de dar o máximo para ganhar, porém sempre com o famoso fair-play. Fora do campo, não tem de haver ódio, pode haver rivalidade saudável isso sim.
O melhor exemplo que podemos observar de como a rivalidade é apenas dentro do campo e que existe respeito dentro do futebol são os jogadores. Neste momento, como nós sabemos a seleção portuguesa está reunida e esta é composta por jogadores do FC Porto e do Benfica que como se pode verificar dão-se bem, porque uma coisa é dentro o campo a representar o seus clubes outra coisa é fora.
As pessoas têm que começar a aprender a distinguir as coisas, se não este cenário não vai mudar.
Realmente, espero que mude porque estou farta de sentir medo de ir a outros estádios ver o meu clube por causa deste constante violência, todavia é preciso fazer mudar muitas situações, começando pelas pessoas que vão para o futebol apenas promover a violência até à comunicação social.
avatar
Janssen_20
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 08/11/2023

A violência e o racismo no futebol  Empty Re: A violência e o racismo no futebol

Seg Nov 13, 2023 9:29 pm
O futebol é um desporto apreciado por muitos, no entanto há adeptos que não o sabem apreciar.
Muitos adeptos acham que não perdem um jogo da sua equipa, no entanto, também não perdem a oportunidade de gerar ódio neste desporto incrível, com potencial para unir todos, sejam do mesmo clube ou apenas admiradores do desporto rei.
Como já referido, infelizmente, há muito ódio no futebol. Há adeptos que invadem os relvados apenas porque a sua equipa está a perder, outros que insultam tanto os jogadores, às vezes da sua equipa, como os outros adeptos, o que, muitas vezes, acaba com conflitos e é necessária intervenção. Isto não é futebol! Futebol é algo em que, obviamente, tem que haver competição, mas de forma amigável e, no caso dos jogadores, profissional.
Felizmente, da mesma forma que há casos infelizes de violência e separação, também há casos de união no futebol. Um bom exemplo é o Union Berlin, um clube que chegou recentemente à primeira divisão da Alemanha. Este clube, apesar de pequeno no mundo do futebol, une milhares de adeptos de uma forma pouco vista atualmente. Alguns exemplos são:
- A sua tradição no natal, começada em 2003 por poucas pessoas, em que os adeptos se reúnem no estádio do Union e celebram o natal juntos;
- Outro acontecimento marcante foi quando o clube precisou de reformular o estádio, mas não tinha dinheiro para tal, então alguns adeptos juntaram-se para fazerem eles mesmos a obra.
Este foi um caso de alguns que existem no mundo do futebol, no entanto, atualmente, casos assim ainda são raros. Espero que, no futuro, as pessoas consigam apreciar este desporto sem conflitos, sem agressões, sem ofensas, que sejam verdadeiros amantes do futebol!
avatar
mirtilo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 14
Data de inscrição : 26/09/2023

A violência e o racismo no futebol  Empty Re: A violência e o racismo no futebol

Sáb Jan 20, 2024 10:52 am
O futebol é o desporto mais popular do mundo, sendo jogado e assistido por milhões de pessoas. Porém apesar de ser um desporto cativante e bonito de se ver, existem pessoas que não vêm e acabam por lhe dar a fama de um desporto violento. A violência entre adeptos de futebol, muitas vezes associada ao termo "hooliganismo", é um problema que tem sido enfrentado no contexto do futebol em várias partes do mundo. Essa violência ocorre antes, durante ou após os jogos e envolve confrontos físicos, vandalismo, uso de pirotecnia, entre outras formas de comportamento agressivo.
Na minha opinião, este tipo de comportamento seja ele fora ou dentro de campo é completamente desnecessário e apenas serve para destruir a essência do futebol. Este desporto é uma ótima forma de entretenimento que leva as pessoas a unirem-se pelo amor que sentem por um clube, sendo assim não devia levar ao contrário. Não quero dizer que não deveria haver esta rivalidade entre adeptos, por exemplo, a dos 3 grandes de Portugal, esta competitividade é importante e é isso que torna o futebol um desporto apaixonante de se ver. Acredito que deva ser controlada para que todos possam tirar proveito deste lindo espetáculo que acontece por todo o mundo.
avatar
T1S8
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 14
Data de inscrição : 29/09/2023

A violência e o racismo no futebol  Empty A violência e o racismo no futebol

Sáb Jan 20, 2024 4:05 pm
Na minha opinião, atualmente existem dois mundos para os praticantes de futebol. O futebol parece um mundo á parte, pois permite comportamentos que não fazem parte da educação que recebi, mas que no futebol é permitido, mesmo eu no futebol comporto-me de uma maneira que por vezes não me orgulha, mas que no futebol é normal. 
A criação de campanhas para mudar esses comportamentos já começou, eu mesmo ja assisti, foi fundamental para relembrar como me devo comportar, e convém começar a sensibilizar os mais novos para que daqui a uns anos, o mundo assista a um futebol mais limpo, menos corrupto, quando comprar um bilhete para ir a um estádio ver um jogo sentir que vou ver uma espectáculo.
Em suma, a violência e o racismo são atitudes inaceitáveis, que são praticadas por pessoas que pensam que podem resolver problemas, com as mesmas, o que não sabem elas é que isso só piora, para alem de não resolver problema nenhum.
Conteúdo patrocinado

A violência e o racismo no futebol  Empty Re: A violência e o racismo no futebol

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos