ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
catarina_2020
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 23/09/2020

Pride and Prejudice, Jane Austen Empty Pride and Prejudice, Jane Austen

Sáb Jun 12, 2021 6:49 pm
Um romance histórico apreciado por muitos. Retrata a vida de uma família de 5 filhas, não tendo, assim, nenhum herdeiro. Por esta razão, a mãe de todas estas jovens mulheres e meninas, Mrs. Bennet, deseja que suas filhas casem o mais rápido possível, com bons maridos. Considero que esta se trate de uma personagem superficial, tendo em conta que valoriza a fortuna e bens e, até, a beleza acima do amor que suas filhas tenham ou não pelo cavalheiro em questão. Não é a melhor mãe para as suas filhas, tendo em conta outras razões e não apenas a referida acima, mas acredito que tente o seu melhor, sendo, por vezes, inconsciente do efeito das suas palavras e ações.
O livro tem como principal foco o relacionamento de Elizabeth Bennet com Fitzwilliam Darcy. Elizabeth possui uma personalidade bastante peculiar, considerando a valorização e comportamente do seu género no século em que vivia. É uma personagem desafiante, audaz, inteligente e crítica (tendo em conta a imagem irreal que criou rapidamente de Darcy). Fitzwilliam Darcy é, aos olhos da maioria da população, um homem orgulhoso, rude, egocêntrico e egoísta. Ao longo do livro somos capazes de compreender que tudo o que se pensava que este indivíduo fosse, era uma absoluta mentira. Darcy é um homem bondoso, solidário, com um passado doloroso e um coração gigante. Elizabeth, mais tarde, arrepende-se da imagem criada por si do sujeito.
O amor deste casal é desenvolvido a tempos diferentes, o que significa que foi necessário um longo período de tempo para que o que Darcy sentia por Elizabeth fosse recíproco. Este teve o seu pedido de casamento para com Elizabeth rejeitado, devido a quem mostrou ser e ao tratamento para com a amada. Nunca desistindo dela, lutou para que pudesse mostrar quem realmente era, sem alguma vez a sufocar. A descoberta do verdadeiro caráter de Darcy é mais do que satisfatória apesar de sermos apresentados ao seu doloroso passado. O seu relacionamento desenvolve-se duma forma extremamente satisfatória para o leitor, mesmo carregando uma certa dor.
Um casal também muito importante no livro é Jane Bennet, irmã de Elizabeth e Charles Bingley, alguém próximo e importante para Darcy. Jane é a personagem mais bondosa de todo o livro, praticamente recusando-se a acreditar em tal crueldade por vezes exposta no livro. Bingley é igualmente bondoso e ainda cortez. São ambos absolutamente rendidos um ao outro.
A escrita deste romance não é o fator que mais me apelou, sendo que não é uma escrita portadora de uma beleza inimaginável como pensei que seria. Mesmo assim, o livro interessou-me cada vez mais a cada página devido a toda a sua trama. A história é verdadeiramente interessante, possuindo imensas críticas à sociedade do século em que se vivia.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos