ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Beatriz Miranda
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 9
Pontos : 27
Data de inscrição : 15/09/2022

[Opinião] Será a música uma forma de catarse? Empty [Opinião] Será a música uma forma de catarse?

Qua maio 24, 2023 11:18 pm
Todos concordamos que ouvir música é o maior refúgio para um jovem que procura, nos versos de outra pessoa, compreender a confusão que tem dentro da cabeça. 

Mas será que para um músico, esta arte é uma catarse?

A verdade, é que falando na minha experiência pessoal, não penso que funcione assim tanto como método de libertação de sentimentos recalcados. 

Estudantes de música aprendem a constantemente correr contra o tempo. Levantam-se cedo para ir para a escola, e após esta, partem apressadamente para a academia onde permanecem, praticamente todos os dias, entre aulas práticas e teóricas. Ser músico é estar constantemente a ser bombardeado com informação, é ouvir conversas infinitas sobre compositores que deixaram o seu legado, e compreender com clareza cada estilo de escrita, interpretando o motivo que levou aquela obra ser composta. 

É lindo, escutar música e poder efetivamente compreende-la. Apreciá-la, torna-se muito mais fácil. E, de repente, nem só de palavras conjugadas se compõem uma música, mas partindo de um baixo, simples, cria-se uma obra de arte. 

Música, é um universo demasiado simples, e complexo ao mesmo tempo. Joga com duas vertentes totalmente distintas do ser Humano. A ansiedade antes de um concerto, uma prova, uma apresentação para os nossos colegas, é um sentimento indescritível, mas muitas vezes vulgarizado como "friozinho na barriga". 

Posso afirmar com clareza que a música tem o seu lado bom e o mau, mas apesar de tudo, sei que não conseguiria viver sem ela. É a minha felicidade e a minha tristeza, a minha catarse e a minha pressão. Mas apesar de ser o maior motivo que me fez duvidar de mim mesma, também foi aquele que me deu maior confiança. Sei que não é fácil, e esta mensagem fala um pouco sobre o meu percurso neste universo, no entanto, falo também direcionada a todos os músicos que possam eventualmente ler este texto, não estão sozinhos! 

A música, pode não ser uma catarse por completo, podemos necessitar de outras vertentes, sem ser a tradicional de tocar um instrumento. No entanto, é talvez das artes mais completas, e que engloba outro tipo de conhecimentos artísticos, nas mais variadas áreas, como aquela que utilizo para redigir este artigo. 

Músicos são pessoas e não podemos esquecer isso, mas muitas vezes vestem a capa de super-heróis, criando, nos seus momentos de maior insalubridade, verdadeiras obras de arte que mais tarde serão contempladas por todos, e onde qualquer um se poderá identificar. 

Por isso arte é intemporal, e considerada uma forma de catarse, mas não sendo esta uma condição obrigatória para ser considerado obra de arte, muitas peças são deixadas pelo caminho, como recordo, em particular, no inicio do meu percurso musical, ingressar numa turma dividida em duas partes, A e B, cada uma com 20 alunos, e hoje, conviver com mais quatro colegas numa sala de aula bem mais pequena, onde as nossas inseguranças ficam à flor da pele e a competitividade aumenta, mas ainda assim me encontrar a mim mesma!

Quem gostaria de se aventurar neste caminho, recomendo piamente, não só pelos métodos que nos fornece de gestão emocional, como de horários, e ainda de metodologias, que mesmo nem sempre sendo as mais ortodoxas, são aquelas que cada um aprende a lidar da melhor forma!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos