ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
soldameianoite16
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/09/2023

[Opinião] O melhor livro com adaptação em filme (na minha opinião) Empty [Opinião] O melhor livro com adaptação em filme (na minha opinião)

Qua Set 20, 2023 7:30 pm
Como leitora compulsiva que sou, tento sempre que posso ler o livro antes de ver o filme, isso se esse tivesse adaptação em filme. É verdade que para alguns nem sempre é bom ter uma perspectiva mais visual da história em si, mas na maior parte das vezes consegue surpreender o leitor e até conseguir ser melhor do que o próprio livro. Mas como é evidente, um filme nunca conseguirá tirar o prazer de sentir as páginas e o cheiro de um livro.  Eu gosto dos dois para ser sincera, mesmo tendo um carinho especial pela leitura e neste texto irei apresentar o filme que eu mais gostei e que foi baseado num livro e  se quiserem podem levar este texto como sendo uma sugestão para algo que escolham fazer no vosso tempo livre.
   O livro que vou falar é o "Extraordinário" de R.J. Palacio, este livro pode parecer uma simples história infantil mas na verdade consegue ensinar o leitor de como mudar a sua forma de tratar o próximo e de como lidarmos com certas situações, no caso uma doença.
     O livro  conta a história de Auggie, um menino de 10 anos de idade que nasceu com uma malformação genética no rosto. Ele passou por 30 cirurgias, o que dificultava a sua entrada na escola para estudar. Sendo assim, a sua mãe decidiu ser a sua professora particular, mesmo não estudando para isso ; além de terem receio de ele sofrer bullying das outras crianças devido à sua aparência. É importante esclarecer que essa história é narrada através de vários pontos de vista, sendo o principal o de  Auggie, o que nos faz ser mais humanos, colocando-nos no seu lugar.
   Quando a doença de Auggie fica mais estabilizada com 10 anos de idade,  perceberam que ele não iria precisar de mais cirurgias por um certo tempo, os seus pais acreditam que esse era o momento dele ir para a escola estudar, uma vez, que a sua mãe não iria conseguir ensinar-lhe tudo que ele necessitava aprender. Entretanto, enquanto esperavam que Auggie concordasse ,os seus pais demonstraram mais uma vez apoiá-lo, deixando claro que ele poderia desistir a qualquer momento, caso ele não se  sentisse confortável. E a partir desse momento o livro vai ficando cada vez mais intrigante, pois, ele não só aceita ir à escola, como passa por dificuldades (como preconceitos e bullying), e não desiste. Demostrando então que todos ,fazemos um caminho e nesse caminho vamos sim encontrar pedras, quando caímos por distração aprendemos a não voltar a cair mais e assim a não desistir de percorrer o nosso percurso, porque no fim quem sabe podemos encontrar o final que sempre desejamos. Auggie tinha um sonho ser astronauta e mesmo tendo a sua doença ele não deixou de acreditar que isso seria possível!
   O filme explora esse lado do Auggie do sonho de ser astronauta e de ser apaixonado por ciências, espaço e ser aquilo que o fazia feliz no mundo dia após dia . Quase sempre de capacete, o filme demonstra uma figura em  que Auggie é como um astronauta, reluzente e determinado a conhecer o  universo, mas sempre protegido com o seu uniforme. Mesmo louco para conhecer o que o mundo tem a  oferecer-lhe, ele tem medo de mostrar quem é de verdade, fazendo assim do seu capacete a sua capa onde ninguém poderia entrar.
   Para finalizar,tanto o filme como o livro são bons mas demonstram perspetivas diferentes da história sendo assim interessante explorar os dois lados da vida, que considero interessante,de Auggie!
Deixo então umas frases mais marcantes do livro:“É como aquelas pessoas que às vezes tu vês e não consegues imaginar como seria estar no lugar delas,  quer seja alguém numa cadeira de rodas, ou alguém que não pode falar. Eu sei que sou essa pessoa para os outros. Para mim, porém, sou apenas eu. Um menino comum.” "Todos merecem ser aplaudidos de pé pelo menos uma vez na vida, porque nós ganhamos ao Planeta Terra no jogo da vida"
Trailer do filme:
 
 [Opinião] O melhor livro com adaptação em filme (na minha opinião) 2600  [Opinião] O melhor livro com adaptação em filme (na minha opinião) 1f55b [Opinião] O melhor livro com adaptação em filme (na minha opinião) 31-20e3  [Opinião] O melhor livro com adaptação em filme (na minha opinião) 36-20e3  
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos