ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
lylyrockstar
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 37
Data de inscrição : 01/10/2023

Pressão Social Empty Pressão Social

Sáb Out 07, 2023 6:26 pm
Desde a infância, temos uma pressão da sociedade, mesmo antes de entendermos o que nos é dito, e não podemos normalizar isto.
  Quando somos bebés, nós, ou melhor, os nossos pais são pressionados pela sociedade, por exemplo: "O teu filho já tem 1 ano e meio e ainda não caminha?" ou "Ele já tem 1 ano e não fala?". Todos somos diferentes então cada um demora o seu tempo. Quando crianças, também ouvimos muitas críticas, como por exemplo: "Ele já tem 7 anos e ainda não sabe ler? O meu filho aprendeu a ler com 5", ou "Ela tem 10 anos e ainda brinca com bonecas? Já está muito velha para isso". E quanto mais velhos ficamos, pior são as críticas da sociedade, muitas vezes machistas e homofóbicas. Temos de ter boas notas a tudo, depois temos de entrar numa boa faculdade, depois temos de ter uma casa boa, temos de nos casar e ter filhos, e a lista não acaba. A sociedade ainda não percebeu que isto não é correto?
  São assuntos que, ao ver dessas pessoas, são normais, mas certamente não são. Uma simples frase pode mudar a nossa vida, porque a necessidade de ser bom em tudo cria um ambiente tóxico, stress, ansiedade e depressão.
  Mas não nos podemos esquecer que, por vezes, a pressão social é benéfica. Às vezes, só precisamos de um incentivo para conseguir chegar mais longe. Também pode ser benéfico para evitarmos algum comportamento prejudicial para nós ou para as outras pessoas.
  Portanto, as pessoas que criticam tudo em demasia não devem imaginar a diferença que faz. Devemos todos respeitar o tempo de cada um, porque, apesar de sermos todos iguais, não somos robôs e cada um é como é.
avatar
Leooo2228
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 10/10/2023

Pressão Social Empty Pressão social

Ter Out 10, 2023 4:47 pm
A pressão social e está presente desde os primeiros dias da nossa vida, mas eu vou falar da pressão social nos adolescentes. A pressão social até para um adulto é difícil pra se lidar, então um adolescente que ainda está a criar as suas opiniões ainda mais difícil de lidar é. A pressão social afeta muito um adolescente, na sua auto-estima por exemplo. Todos tentam de enquadrar no alto padrão que a sociedade empoe, seja o estilo de roupa, o corpo, as notas da escola e por exemplo até a classe social.
As redes sociais também é um tema muito importante na pressão social porque muitas vezes os adolescentes compraram-se com o que vêm na internet, que muitas das vezes não é real. 
A pressão social está a destruir a saúde mental de grande parte dos adolescentes.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos