ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
TheOne
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 18
Pontos : 54
Data de inscrição : 12/02/2023

[Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes Empty [Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes

Sáb Nov 25, 2023 2:11 pm
Durante o período da adolescência é normal haver entusiasmo, um nervosismo controlável ou até alguma persistência para se conseguir tirar boas classificações nos testes ou nos exames. No entanto, esta pressão poderá vir a tornar-se numa sombra temível na jornada académica de cada aluno.
Além disso, a sociedade relaciona, quase sempre, uma nota como uma medida de sucesso, alimentando assim a ansiedade e a força do medo.

Na minha opinião, os números não podem classificar uma pessoa ou medir o seu sucesso, sabendo que as verdadeiras capacidades anteveem da persistência, compreensão e na descoberta pelo conhecimento. Não é por acaso que os leitores, historiadores ou músicos têm, já de si, capacidades extraordinárias e uma cultura geral muito mais elevada do que os restantes.

É por isso que eu acho que o verdadeiro saber não cabe numa folha de papel ou em números presos numa escala ridícula. É necessário atualizar o sistema de ensino em geral e batalhar contra sistemas antiquados e amarrados ao passado.Cool

TheOne gosta desta mensagem

avatar
Iris.miranda
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 12
Data de inscrição : 29/11/2023

[Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes Empty Re: [Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes

Qua Nov 29, 2023 9:38 pm
Hoje em dia a pressão da escola e dos testes faz mal aos alunos. É muito intusiasmo e nervosismo para uma pessoa de pouca idade. Este sentimento pode se tornar um grande medo e pode causar um cansaço mental na vida dos jovens. Para piorar muitas vezes temos de ouvir comparações vindo de pessoas próximas como familiares ou amigos. Existem casos onde o aluno se esforça para obter bons resultados e depois ficam decepcionados com a nota.
Eu defendo que não devemos ser avaliados por um pedaço de papel, pois não e um papel ou ate uma media que vai difenir quem nos somos de verdade.

TheOne gosta desta mensagem

avatar
xixii
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 14
Data de inscrição : 14/11/2023

[Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes Empty Re: [Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes

Qua Nov 29, 2023 10:29 pm
Durante a adolescência existe muita pressão, pensamentos, principalmente na altura dos testes e de avaliações
Isso trás bastantes problemas para muitas pessoas porque pensam demais e pensam que não vão conseguir l, pensam que vão desiludir os pais amigos, pensam que não vão conseguir ter o emprego dos sonhos.
Nós temos que conseguir manter a calma mesmo tendo em conta que muitas vezes não é possível.
Porém eu acho que isto cada vez mais está a piorar, existe cada vez mais pessoas a terem depressões, ansiedade e outros tipos de problemas.
Em suma, eu acho que os professores e pais ou familiares e tanto amigos não haviam de fazer tanta pressão se alguma coisa nos corre mal ou uma má nota de certeza que não é porque nós queremos, mas sim porque de facto existe algo que não está bem e então tentem ajudar em vez de só reclamar e comparar-nos.

TheOne gosta desta mensagem

avatar
ronaldo22
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 03/11/2023

[Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes Empty Re: [Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes

Sex Dez 01, 2023 3:14 pm
A pressão na escola e durante os testes é uma realidade que muitos estudantes enfrentam, e suas implicações podem ser significativas. A competição acadêmica, a busca por notas elevadas (por exemplo concorrer ao ensino superior) e as expectativas sociais podem criar um ambiente de intensa pressão, afetando o bem-estar emocional e mental dos alunos.
Os testes, frequentemente utilizados como ferramentas de avaliação do conhecimento, podem transformar-se em fontes de ansiedade extrema. O medo do fracasso, a preocupação com o desempenho e a pressão para atender às expectativas dos professores, colegas e até mesmo dos pais. Essa pressão pode se manifestar de diversas maneiras, desde o stresse antes do teste até sintomas físicos como dores de cabeça, insônia e até mesmo problemas de saúde mental, como a depressão.
Além disso, a competição constante na sala de aula pode criar um ambiente pouco saudável, onde os alunos se veem constantemente comparados uns aos outros. Isso pode gerar um ciclo de pressão constante, pois os alunos sentem que seu sucesso acadêmico define o seu futuro.
É importante reconhecer que a pressão na escola e nos testes não é inevitável, e as escolas e a sociedade em geral têm um papel crucial em criar um ambiente de aprendizado mais equilibrado. É necessário promover um melhor ambiente na educação, valorizando não apenas os resultados obtidos, mas também o desenvolvimento pessoal, habilidades sociais e emocionais dos estudantes que os podem ajudar no futuro especialmente no mercado de trabalho. Isso ajudaria a cultivar um ambiente mais saudável e motivador para todos os estudantes.

TheOne gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

[Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes Empty Re: [Opinião] A Pressão na Escola e nos Testes

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos