ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
dama_de_paus
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 21
Data de inscrição : 01/10/2023

[Opinião] Amor e discriminação Empty [Opinião] Amor e discriminação

Dom Mar 10, 2024 6:11 pm
Eu já escrevi no passado sobre a obra de "Vinland Saga", porém a história prendeu-me tanto que volto a falar dela.Não será algo global sobre a obra mas sim sobre um tema que ganhei muito interesse,"amor e discriminação".O amor em Vinland Saga é nos mostrado com duas perspectivas diferentes mas com o mesmo proposito.Ninguem ama ninguem é narrado por uma personagem,principe Cnute, um ser mimado e que nunca havia participado de nenhuma batalha,ele é um ser estranho no meio dos normanos.Nas palavras do proprio pai,rei swen,ele apesar de ser homem tornou-se dócil por causa da religiao crista.Cnute ao ver a violência dos dinamarqueses questiona o amor de Deus,e apesar de violenta, o autor mostra a cultura viking mais sincera do que a crista,que ele coloca muitas vezes na obra como algo que cria pessoas reprimidas que acabam fazendo escolhas pelo medo da punição divina. "O senhor fez-nos à sua imagem,mas o senhor não deu-nos o seu poder.Pai,eu duvido do teu amor". Diz o padre que acompanha Cnute. Ao perder a unica pessoa que o amava e ao ver este mundo descontrolado,Cnute questiona o padre que o acompanhava "O que é o amor?". ~
Na filosofia grega amor era descrito por 4 palavras:
 philos-O amor baseado em lealdade e amizade; 
storge-Uma afeição natural como a que os pais tem pelos filhos; 
ágape-sentimento universal perante tudo e todos; 
eros-Amor romântico;
 Quando Cnute pergunta qual o sentimento que um pai tem pelo filho, e qual um casal tem reciprocamente. A resposta do padre é discriminação,algo que não se difere em nada de bajular um rei ou chicotear um escravo,pelo simples fato de considerarmos algumas pessoas mais importantes que as outras, as vezes mais importante que a própria vida.Isso não passa de discriminação. Mas onde estaria o verdadeiro amor?Quando questionado o padre aponta para um corpo no chão, dizendo que ao morrer ele havia se tornado mais belo que todos os seres vivos,porque já não podia matar,odiar ou roubar.Esquecido naquele lugar a sua carne serviria de alimento para os animais,mesmo exposto ao vento e chuva da sua boca não sairia nenhuma palavra de protesto.A morte completa do ser humano.Aos poucos o príncipe começa a entender oque o padre vem dizendo."A neve é amor,como o sol e o vento.Mas como pode não existir amor no coração das pessoas,ninguém sabe amar ninguém e ninguém sabe o porque lutam,pobres guerreiros as criaturas mais distantes do amor".Por causa disso Cnute resolve trazer a salvação tudo pelo amor perdido.
A perspectiva de ninguém odeia ninguém,é mostrada pelos olhos de Thorfinn, que ao perder a unica coisa que fazia a sua vida ter sentido e tornando-se escravo ele percebe que a violência não mostrou-lhe uma coisa boa sequer. E nessa nova perspectiva ele começa a ver beleza em coisas menores do que ele poderia imaginar,ao mesmo tempo que é assombrado por todas as vidas que tirou questionando cada vez mais a postura dos homens.As guerras começam a soar cada vez mais sem sentido,onde pessoas que não sabem nem o nome umas das outras ,pessoas que nada fizeram para odiarem-se,matam-se umas as outras. Thorfinn decide abandonar a violência,e para cultivar mais campos do que ele ja devastou,e construir mais casas que queimou,ele decide encontrar uma terra onde espadas não sejam necessárias,isso sendo uma pessoa que sempre optara pelo primeiro recurso,a não violência, já que segundo ele não existe ninguém que merece ser ferido.Isso combina em um momento para falar com rei ,Thorfinn aceita receber 100 murros na cara sem dar de volta,e aqui não é ele que observa o mundo mas o mundo que observa-o, respeitando e ouvindo cada palavra que ele tem a dizer."Encontrei-vos pela primeira vez hoje,não nos conhecemos e não nos odiamos mutuamente, porque lutar? Não ha necessidade alguma em reunir tanta gente e derramar sangue.Essa é a primeira vez que encontramo-nos,vocês não são meus inimigos,eu não tenho inimigos."
 Através das jornadas de Cnute e Thorfinn, vemos reflexões sobre amor e violência. Na jornada de Thorfinn a politica pacifista do personagem cria varios choques culturais na sociedade dominada por homens que só sabem conversar através da violência. Ao não agredir ninguém da para perceber que Thorfinn materializou o amor descriminatório que o autor discutiu na obra.Contudo, na jornada de Cnute a busca da salvação pelo amor perdido é mostrada de formas mais violenta onde Cnute confronta a discriminação nas relações.Ambos os caminhos relevam um entendimento mais profundo do verdadeiro amor e da busca por um mundo mais pacífico, cada um à sua maneira.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos