ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Será possível uma sociedade justa?

+3
2016.ptiagoalves
2015.André Oliveira
Ana Silva
7 participantes
Ir para baixo
avatar
Ana Silva
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 11/09/2015

Será possível uma sociedade justa? Empty Será possível uma sociedade justa?

Qua Mar 16, 2016 11:32 pm
Tentando responder a esta questão, penso que com o perfil das pessoas que constituem hoje a nossa sociedade é difícil construir-se uma sociedade justa.
O que caracteriza a maior parte das pessoas da sociedade atual são pessoas hipócritas, falsas, corruptas. Porque digo eu isto? porque quase todas as pessoas falam mal umas das outras, usam-se umas às outras como um meio para atingir os mais diversos fins.
As pessoas deveriam ser boas pessoas, isto no verdadeiro sentido da palavra, mas não o são. São egoístas e não vêm quem o egoísmo por vezes cega, acabando por fazerem mal aos outros e a si próprias. Verificamos que as pessoas se iludem, não admitem ser o que são.
A nossa sociedade deveria ser uma sociedade com princípios e valores, mas não é, infelizmente. As pessoas esquecem-se do verdadeiro sentido da palavra "amizade", pois uma verdadeira amizade implica confiança e sentimentos mútuos. Assim, as pessoas sentiam-se mais confiantes e teriam mais liberdade.
Se tudo fosse assim, teríamos uma sociedade ideal, justa. Mas, para isso, as pessoas teriam que mudar as suas atitudes, os seus comportamentos... Se as pessoas não pararem para pensar e concluírem que devem mudar as suas atitudes, para melhor, dificilmente conseguiram uma sociedade justa para si e para os outros.
Uma sociedade justa será uma sociedade difícil de alcançar.
avatar
2015.André Oliveira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/09/2015

Será possível uma sociedade justa? Empty Será possível uma sociedade justa??

Dom maio 01, 2016 2:55 pm
Para responder a esta pergunta temos de ter vários aspetos em consideração. Um deles é o porquê da raça humana agir assim...estamos inseridos numa sociedade onde posse é poder e,assim, para alcançar esse poder por vezes temos de ser um pouco egoístas!! Obvio que uma sociedade perfeita era o ideal mas(fugindo agora um pouco do assunto) isto é um pouco como a eletricidade!! Passo a explicar, um gerador por muito eficiente que seja, ao debitar corrente a tensão aplicada nunca vai ser igual á tensão especificada pelo fornecedor( um gerador não-ideal). Um gerador ideal é impossível!! Pois este facto nunca poderá deixar de acontecer!!  Crying or Very sad
(Voltanto ao tema) Deste modo a sociedade nunca poderá ser “ideal”...por 2 simples motivos...o homem não é perfeito e por muito que ela se idealize nunca vamos saber que esta no seu melhor(se não existir o bem, não sabemos o que é mau).
No entanto, é á custa desta maneira de viver que estamos a evoluir...mas será que é da forma correta?? Não me parece...
O egoismo e hipocrisia que se estão a gerar estão a fazer criar-se uma “cova” entre os humanos e já se nota uma grande hierarquização nesse sentido.
avatar
2016.ptiagoalves
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 10
Data de inscrição : 14/09/2016
Idade : 22

Será possível uma sociedade justa? Empty A sociedade atual é justa?

Ter maio 02, 2017 6:27 pm
A sociedade em que vivemos hoje é uma sociedade justa?
Na minha opinião não, uma vez que, hoje em dia vivemos numa sociedade marcada pela diferença, onde o dinheiro e o poder são o mais importante. Desde pequenos que somos incutidos a escolher uma determinada profissão pelo simples facto de, esta ser conceituada, ou pelo facto de o salário que normalmente está associado a esta ser elevado.
Todos nos temos objectivos, ambições elevadas, mas nem todos conseguimos alcança-los.
Numa sociedade justa todos teríamos todos as mesmas oportunidades, contudo verifica-se que nos dias de hoje isso não se acontece. Uns têm mais facilidade em alcançar os seus objetivos, principalmente devido às suas capacidades monetárias, comparativamente com outros.
O facto de querer sempre mais, é algo que está na natureza do ser humano, nunca nos contentamos com aquilo que temos, e por isso viver numa sociedade justa seria quase impossível pois, todos teriam de ter acesso ao mesmo tipo de ensino, defesa, ao emprego que desejado entre outros.
O facto de existir uma diferenciação ao nível social é algo normal que existe desde os primórdios da humanidade, e que é considerado essencial para que exista uma certa organização ao nível da mesma.
Por outro lado, hoje em dia, tentamos desenvolver uma sociedade cada vez mais justa, e os desenvolvimentos foram notórios. Mas eu não acredito que algum dia seja possível criar uma sociedade 100% justa.
avatar
Teresa Costa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/10/2019

Será possível uma sociedade justa? Empty Será possível uma sociedade justa?

Sáb Out 31, 2020 11:11 pm
Filósofos, cientistas políticos e outros intelectuais, políticos, artistas, celebridades e profissionais de quase todas as categorias,
nós, cidadãos anónimos, já nos questionamos sobre afinal o que vem a ser uma sociedade justa. Desde a antiguidade, essa
indagação continua a ser feita com respostas variadas, já que cada um parece levar em consideração apenas os seus interesses
particulares ou suas inabaláveis convicções ideológicas.
Primeiro, há que questionar, o que é justo e injusto, a fim de que o atributo seja aplicado a toda uma sociedade. Justa seria a
sociedade de Louis Blanc, na qual a repartição das riquezas se daria "de cada um segundo seus meios, a cada um segundo suas
necessidades"? Mas se os talentos e as contribuições à sociedade são diferentes, como retribuir apenas as necessidades? Para
haver justiça na sociedade, como gerar e distribuir a produção económica?  Como devem ser constituídos os poderes
institucionais? Como estabelecer direitos e deveres, e quais seriam os mais racionais e benéficos? Seriam eles mutáveis ou
independentes do tempo.
Sociedade justa… Para se fazer justiça, é necessário a criação de condições específicas para esta. Observando a obra do filósofo
John Rawls, sociedade justa é uma sociedade que defende uma sociedade de Bem-estar, sociedade esta que assenta em três
princípios que considera fundamentais: neutralidade, imparcialidade e equidade. Será isto exequível numa sociedade humana?
Seria justo, é certo, contudo, demasiado difícil, porque a ganância humana limita a vontade de haver uma sociedade justa!
avatar
4bavmwer
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 13
Data de inscrição : 31/10/2020

Será possível uma sociedade justa? Empty Será realmente possível uma sociedade justa?

Sáb Mar 20, 2021 2:31 pm
Boa tarde!

Para começar, algumas pessoas referem que, se toda a população tivesse direito às mesmas oportunidades ligadas a cargos e funções, seria mais justo. Antes de dizer o que penso sobre esta afirmação tenho de mencionar John Rawls, pelo facto de John ser de acordo com esta afirmação, segundo o seu princípio da oportunidade justa. Todavia, eu não concordo totalmente com a frase, pois se os políticos quisessem implementar já esta medida, seria extremista, deveria ter sido algumas décadas atrás, não em pleno século XXI… A sociedade está demasiado “entranhada” com esta forma de viver, de ricos e pobres, e uma mudança deste tamanho poderia criar conflito ou até desencadear uma guerra.
Penso que seria este o comportamento da sociedade, porque as pessoas com poder não desejam perdê-lo, nem querem que as pessoas com pouca formação tenham possibilidades de alcançarem a mesma qualidade de vida sem trabalharem ou sem o devido mérito, como as cunhas. Pode parecer correto pensarem desta forma, mas estes tipos de pessoas só pensam no seu bem-estar, não interessando as consequências das suas ações pois são os de " topo”, sendo esta a parte escondida nas sociedades de elite. Apenas uma minoria destes é que trabalhou para chegar a “esse” cargo importante, e estes com direito de dizer, acham que seria injusto a riqueza ser repartida por pessoas que não a mereciam. Portanto, as pessoas que não se esforçam, que vivem às custas dos outros, através dos subsídios iam ser beneficiadas e depois tínhamos de colocar as seguintes perguntas, será que estas pessoas sem formação saberiam usar o dinheiro de forma sensata de forma a termos uma sociedade equilibrada? Ou iria ser pior do que antes? Será que esta medida traria realmente o que se deseja?
Estas perguntas sugerem que, é difícil haver uma sociedade equitativa nos dias de hoje, estar-se-ia a negar o mérito aos que merecem, a incentivar conflito e a reduzir o entusiamo de trabalhar.
Em suma, se fosse para mudar a nossa sociedade, teria de haver o quádruplo do investimento social na população mundial, menos desigualdades e mais formas de ver a vida. Um cenário difícil mas não impossível.
avatar
beatriz correia
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 21/09/2021

Será possível uma sociedade justa? Empty Será possível uma sociedade justa ?

Seg Nov 08, 2021 7:22 pm
Na minha opinião, para que haja uma sociedade justa o Estado deverá ser interventivo de forma a combater as desigualdades sociais e o sistema político terá de  ser obrigatoriamente democrático. Ora  para que exista justiça social a importância da igualdade de oportunidades para mim será o fator mais importante e para a garantir dever-se-ia recorrer à criação de sistemas nacionais de saúde, de educação e apoio social sustentados pelo dinheiro de contribuintes de pessoas com mais posse económica de forma a terem de pagar os dos mais pobres com o objetivo de corrigir as assimetrias sociais que existem e assegurar uma maior igualdade de oportunidades de forma a que toda a população possa ter  acesso a todas as necessidades básicas da vida.
Além disso, acho que a partir do momento em que a sociedade não aceitar nem respeitar os cidadãos independente da sua escolha sexual, raça e língua nunca alcançaremos a verdadeira sociedade justa.
No entanto, eu sou de opinião que todas estas conquistas nunca serão impossíveis, apenas de difícil alcance e já citava  Albert Einstein “Gostava de uma sociedade mais justa, menos corrupta, com menos hipocrisia, mais digna, com mais amor ao próximo, menos preconceito, menos rancor e principalmente mais paz na alma” e eu sou totalmente de acordo e tenho a certeza que se todos tivéssemos este pensamento a justiça social era rapidamente conseguida.
avatar
carmex
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 06/05/2023

Será possível uma sociedade justa? Empty Re: Será possível uma sociedade justa?

Sáb maio 20, 2023 1:15 pm
Para que fosse possível existir uma sociedade justa, teriam de ser colocadas em prática várias medidas. Uma sociedade justa seria aquela em que todos tem os mesmos direitos, todos tem os mesmos ideais, no fundo que todos fossem iguais. No entanto, hoje em dia é impossível criar uma sociedade justa para todos, ou ate mesmo criar uma sociedade que seja do agrado de todos. Se todos nós estivéssemos de agrado com a nossa sociedade, não existiriam vários partidos políticos, seria apenas um que defendesse os mesmo ideais. Logo, para que existisse uma sociedade justa teríamos de concordar todos com o mesmo, e o direito à liberdade deixaria de existir. Portanto, a meu ver é impossível criar uma sociedade justa e que agrade a todos, porque quer se queira quer não, irão sempre existir pessoas mais privilegiadas que outras, uns que trabalhem mais que outros, que os tipos de esforço no trabalho seja diferente uns dos outros. 
Logo, como todos nós temos uma diferente opinião, uma sociedade justa para mim é diferente da sociedade justa de qualquer indivíduo. 
A meu ver é impossível criar-se uma sociedade em que não haja pessoas mais privilegiadas que outras e em que não existiam alguns que passem por mais dificuldades que outros, porque nem toda agente tem o mesmo grau de inteligência, capacidade física, crenças, entre outros fatores... 
Só seria possível a existência de uma sociedade justa de fossemos todos iguais, se vivêssemos todos em casas iguais, se ganharmos todos o mesmo salário, algo que nunca vai acontecer porque na vida sempre existirão individuos com mais posses tanto a nível financeiro como a nível fisico e psicológico, que outros.
Conteúdo patrocinado

Será possível uma sociedade justa? Empty Re: Será possível uma sociedade justa?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos