ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Será possível uma sociedade justa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Será possível uma sociedade justa?

Mensagem  Ana Silva em Qua Mar 16, 2016 11:32 pm

Tentando responder a esta questão, penso que com o perfil das pessoas que constituem hoje a nossa sociedade é difícil construir-se uma sociedade justa.
O que caracteriza a maior parte das pessoas da sociedade atual são pessoas hipócritas, falsas, corruptas. Porque digo eu isto? porque quase todas as pessoas falam mal umas das outras, usam-se umas às outras como um meio para atingir os mais diversos fins.
As pessoas deveriam ser boas pessoas, isto no verdadeiro sentido da palavra, mas não o são. São egoístas e não vêm quem o egoísmo por vezes cega, acabando por fazerem mal aos outros e a si próprias. Verificamos que as pessoas se iludem, não admitem ser o que são.
A nossa sociedade deveria ser uma sociedade com princípios e valores, mas não é, infelizmente. As pessoas esquecem-se do verdadeiro sentido da palavra "amizade", pois uma verdadeira amizade implica confiança e sentimentos mútuos. Assim, as pessoas sentiam-se mais confiantes e teriam mais liberdade.
Se tudo fosse assim, teríamos uma sociedade ideal, justa. Mas, para isso, as pessoas teriam que mudar as suas atitudes, os seus comportamentos... Se as pessoas não pararem para pensar e concluírem que devem mudar as suas atitudes, para melhor, dificilmente conseguiram uma sociedade justa para si e para os outros.
Uma sociedade justa será uma sociedade difícil de alcançar.

Ana Silva
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Será possível uma sociedade justa??

Mensagem  2015.André Oliveira em Dom Maio 01, 2016 2:55 pm

Para responder a esta pergunta temos de ter vários aspetos em consideração. Um deles é o porquê da raça humana agir assim...estamos inseridos numa sociedade onde posse é poder e,assim, para alcançar esse poder por vezes temos de ser um pouco egoístas!! Obvio que uma sociedade perfeita era o ideal mas(fugindo agora um pouco do assunto) isto é um pouco como a eletricidade!! Passo a explicar, um gerador por muito eficiente que seja, ao debitar corrente a tensão aplicada nunca vai ser igual á tensão especificada pelo fornecedor( um gerador não-ideal). Um gerador ideal é impossível!! Pois este facto nunca poderá deixar de acontecer!!  Crying or Very sad
(Voltanto ao tema) Deste modo a sociedade nunca poderá ser “ideal”...por 2 simples motivos...o homem não é perfeito e por muito que ela se idealize nunca vamos saber que esta no seu melhor(se não existir o bem, não sabemos o que é mau).
No entanto, é á custa desta maneira de viver que estamos a evoluir...mas será que é da forma correta?? Não me parece...
O egoismo e hipocrisia que se estão a gerar estão a fazer criar-se uma “cova” entre os humanos e já se nota uma grande hierarquização nesse sentido.

2015.André Oliveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

A sociedade atual é justa?

Mensagem  2016.ptiagoalves em Ter Maio 02, 2017 6:27 pm

A sociedade em que vivemos hoje é uma sociedade justa?
Na minha opinião não, uma vez que, hoje em dia vivemos numa sociedade marcada pela diferença, onde o dinheiro e o poder são o mais importante. Desde pequenos que somos incutidos a escolher uma determinada profissão pelo simples facto de, esta ser conceituada, ou pelo facto de o salário que normalmente está associado a esta ser elevado.
Todos nos temos objectivos, ambições elevadas, mas nem todos conseguimos alcança-los.
Numa sociedade justa todos teríamos todos as mesmas oportunidades, contudo verifica-se que nos dias de hoje isso não se acontece. Uns têm mais facilidade em alcançar os seus objetivos, principalmente devido às suas capacidades monetárias, comparativamente com outros.
O facto de querer sempre mais, é algo que está na natureza do ser humano, nunca nos contentamos com aquilo que temos, e por isso viver numa sociedade justa seria quase impossível pois, todos teriam de ter acesso ao mesmo tipo de ensino, defesa, ao emprego que desejado entre outros.
O facto de existir uma diferenciação ao nível social é algo normal que existe desde os primórdios da humanidade, e que é considerado essencial para que exista uma certa organização ao nível da mesma.
Por outro lado, hoje em dia, tentamos desenvolver uma sociedade cada vez mais justa, e os desenvolvimentos foram notórios. Mas eu não acredito que algum dia seja possível criar uma sociedade 100% justa.

2016.ptiagoalves
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/09/2016
Idade : 15

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será possível uma sociedade justa?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum