ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Recta final! O que seguir?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Recta final! O que seguir?

Mensagem  2015. Fernando C. em Sab Abr 23, 2016 8:16 pm

Realmente este é um tópico que me tem atormentando a cabeça toda e todos os dias. E com certeza como eu estão todos os adolescentes que se encontram nesta recta final em que uma simples decisão determinará toda uma nossa vida.
Em tempos antigos, as pessoas lamentavam-se pelas áreas a seguir serem escassas e não poder existir o poder de escolha, mas pelo meu ponto de vista, esta situação alterou-se totalmente. Nos dias de hoje, a juventude limita-se a lamentar-se por não saber qual a escolha a fazer, qual a escolha acertada. Será por existir tão diversas vertentes? Ou será porque simplesmente deixaram esta escolha para um ponto reduzido do seu tempo? Estas são 2 questões que normalmente se colocam.
Infelizmente, chego a pensar e a aperceber-me que não se trata de nenhuma destas situações mencionadas anteriormente, mas sim num conjunto de todos os problemas. Um jovem nos dias de hoje para além da escolha de área que tem que fazer, também tem que trabalhar e olhar constantemente para as suas médias, para saber se realmente consegue atingir os seus sonhos ou não.
Tristemente o mundo limita-se a isto hoje em dia. Porque que só os alunos com excelentes notas podem ser médicos? Serão somente eles que irão tratar bem um doente? Talvez um aluno que até tivesse uma média bastante inferior exerceria bastante melhor este cargo do que esse aluno com excelentes médias, pois só ai é que iria ter capacidades de se esmerar porque estava finalmente a fazer o que realmente gostava.
Afinal dizem que estamos num mundo de liberdade… Isto pode-se chamar liberdade?
Tudo bem que as pessoas devem ser avaliadas de alguma maneira, mas será este simples número capaz de identificar a capacidade de uma pessoa?
Afinal as pessoas deviam seguir o futuro que sempre sonharam e não o futuro que estão limitados a seguir…
Esta é a minha opinião. Gostava também de saber a vossa! Obrigado!

2015. Fernando C.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que decidir para o nosso futuro na reta final?

Mensagem  2015.hikarivision em Seg Abr 25, 2016 7:24 pm

Escolhas....Decisões....Futuro.....O que fazer?
Chegamos ao nono ano e somos obrigados a escolher o que seguir no décimo.
Chegamos ao décimo e temos que escolher o que seguir no décimo primeiro.
Chagamos ao décimo segundo e temos que decidir o que queremos para a nossa vida.
Conclusão chegamos a uma certa idade e somos obrigados a tomar decisões que afetarão a nosso vida a longo prazo.
Esta é uma altura para nos descobrimos, para decidirmos o que queremos e o que não queremos na nossa vida.
É uma altura em que estamos mais próximos de alcançar os nossos sonhos e de nos tornarmos pessoas melhores.
Muitos de nós não saberão o que decidir uma vez que não foram capazes de descobrir em que são bons e o que lhes trará felicidade contudo isso não significa que numa fase mais distaste não o encontrarão.
Nós mudamos as nossas escolhas constantemente por isso termos de decidir algo permanente pode ser assustador mas é isso que nos identificará como pessoas.
A melhor coisa a fazer é aceitar o passado, aproveitar o presente e sonhar com o futuro.
O nosso futuro um dia será o nosso passado, torna o teu futuro em algo de que te orgulharás quando se tornar no passado.
Estas escolhas são dificies mas não devemos de ter medo de não saber o que escolher porque quando não sabemos estamos mais perto de encontrar a resposta visto que estamos à procura dela.
Se tens dúvidas no que queres começa por ver o que não queres e notarás que muitas coisas serão eliminadas da lista, pouco a pouco descobrirás aquela coisa, profissão, hobby que encherá os teus dias de alegria.
Não podemos parar de sonhar e não há problema em não saber o que se quer porque isso significa que nos deram a hipotese de escolher o que muita gente desejaria ter.
Agora, escolhe com sabedoria e concretiza os teus sonhos.
avatar
2015.hikarivision
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/09/2015
Localização : Paradise

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Recta final! O que seguir?

Mensagem  2015.inspiração em Sab Maio 07, 2016 7:04 pm

Toda a nossa vida é feita de escolhas e de decisões e, por mais que por vezes, a nossa vontade seja fugir a estas mesmas decisoes, há alturas da vida em que simplesmente não podemos fugir mais. "Chegou a hora e o momento tens que decidir" , esta frase é algo que me atormenta porque sinto que não me conheço o suficiente para tomar a decisao que considero como "melhor".
Socialmente, diz-se que construimos diariamente o nosso futuro e isso é algo que me assusta! Nunca fui boa a tomar decisoes, sinto-me incompleta e insegura para o fazer.
No fim do 9° ano tive que optar por uma área e essa foi, até á atualidade, a decisao mais dificil que tomei e apesar de estar feliz com a minha escolha penso recorrentemente se esta foi a melhor opçao e se é esta área que me vai dar a vida que realmente quero e penso que mereço.
Atualmente, as pessoas sonham em ser médicas ou advogadas, profissões, no fundo, bem pagas e esquecem-se que o dinheiro não traz felicidade. Para quê ser medica se isso não me faz feliz? Acho que as pessoas estão demasiado centradas no dinheiro que advem de uma profissão ao invés de estarem preocupadas com a felicidades delas mesmas. As nossas decisoes têm que ser tomadas conscientemente não para agradar os meus pais ou os meus amigos mas para me agradar a mim.
Concordo com o que foi dito anteriormente por outro escritor do fórum, a profissão e a felicidade das pessoas estão limitadas por médias , médias estas , por vezes, exurbitantes e que levam os alunos á exaustão. Um bom médico nao é aquele que alcança uma média de 20 mas sim aquele que diariamente ajuda e se preocupa com o outro porque para tudo é preciso amor. Devemos lutar pelos nossos sonhos nem que para isso tenhamos que lutar contra médias, contra stresses e exames!
Mais do que decidir o que seguir devemos seguir a nossa felicidade.

2015.inspiração
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 33
Data de inscrição : 14/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Reta final! O que seguir?

Mensagem  2016Marta em Qua Mar 01, 2017 3:47 pm

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente." Mahatma Gandhi

Todos os dias nos deparamos com situações em que temos que tomar decisões, mas estas situações são tão normais no nosso dia a dia que para decidirmos o que fazer nem é preciso pensar durante muito tempo, muitas vezes essa decisão até é automática e afeta apenas aquele momento.
Contudo, na nossa vida, nem todas as decisões são fáceis de tomar e, por norma, são as decisões difíceis que afetam grande parte da nossa vida. Estas têm que ser pensadas detalhadamente porque se forem mal tomadas podem ter consequências mais prolongadas.

A primeira decisão importante é quando atingimos o nono ano e temos que decidir que área vamos seguir, e se queremos segui-la na nossa escola ou mudar.
A proxima é logo no final do décimo ano, em que temos que voltar a fazer uma nova escolha do que seguir.
No décimo segundo ano temos que tomar, na minha opinião, a decisão mais importante na nossa vida de estudante. Temos que decidir o que queremos fazer profissionalmente, e a universidade em que queremos passar os próximos anos a estudar para essa profissão de sonho futura.

Grande parte dos jovens passam o secundário preocupados com as médias pois já sabem o que querem seguir no final do décimo segundo ano. Outros, apesar de ainda não terem a certeza do que querem futuramente, passam o secundário a tentar alcançar a melhor média possível.

Estas decisões parecem aos adolescentes um pouco assustadoras, pois irão interferir no resto da sua vida.
Em suma, devemos esforçar-nos diariamente para obtermos os melhores resultados para termos mais "margem de manobra" quando se tiver que tomar decisões complicadas.

Todas as decisões que tomámos devem ser feitas para conseguirmos seguir os nossos sonhos!!

Laughing

2016Marta
Moderador
Moderador

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Recta final! O que seguir?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum