ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
a1n5
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 43
Data de inscrição : 15/10/2020

O estatuto moral dos animais Empty O estatuto moral dos animais

Qui Mar 18, 2021 2:46 pm
Nos dias de hoje, muita gente se questiona se os animais não-humanos têm valores morais e se devemos tratá-los com o devido respeito. Será que os animais têm mesmo essa capacidade, de formar valores morais e será que devem ser considerados dignos de consideração moral?
Primeiramente, é necessário explicar o que são valores morais. A moralidade é a diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias, ou, por outras palavras, são as regras que são impostas sobre nós, por nós mesmos ou por uma comunidade, nas quais baseamos as nossas ações. A moralidade é aquilo que nos permite distinguir uma ação boa e uma ação imprópria.
Pessoalmente, eu acredito que os animais não-humanos possuem estatuto moral e não devemos trata-los como fins e sim como meios, uma vez que a moral é necessária para viver em sociedade.
Os animais não-humanos conseguem aprender, por isso podem adquirir morais. Os animais domésticos como os cães ou os gatos, depois de serem devidamente educados, podem adquirir morais e sabem o que devem ou não fazer, um cão adulto, normalmente, sabe que não deve morder humanos estranhos, mas também sabe que o seu dono está acima de tudo e por isso deve morder um humano apenas se isso for de interesse do seu dono.
Os animais, mesmo dentro das sociedades, aprendem ao longo da sua vida. De que outras maneiras iam saber os pássaros voar ou os lobos caçar. Os animais, tal como nós, aprendem dos seus pais como sobreviver no mundo selvagem e, como podem aprender a sobreviver, também podem aprender morais e por isso devemos respeitá-los.
Por fim, os animais têm morais e são ser pensantes como nós, não têm tanta inteligência, mas também não estão isentos do pensamento e aprendizagem e, por isso, devem ser tratados com devido respeito, devem ser livres de escolher o seu habitat e não devem ser tratados como meios para um fim.


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos