ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2018.sapococas
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 19
Pontos : 59
Data de inscrição : 23/09/2018
Idade : 20
Localização : VNG

Ser pessoa  Empty Ser pessoa

Sáb Out 06, 2018 11:25 pm
" O que é ser pessoa? "
Ser pessoa, é  uma definição algo subjetiva, abstrata e indefinida.  No entanto, considero  que apesar de ser uma  palavra indefinida, se pode  atribuir um conceito definido  quando falamos dos vários papeis, relações, emoções  estabelecidas em sociedade, quer como ser pessoal ou social.  Assim, em termos pessoais cada individuo pode atribuir uma definição diferente e única a si próprio, por outro lado como ser social pode ser considerado um cidadão inserido numa sociedade  que  a aceite e a respeita. Então, ser pessoa é possuir um conjunto de capacidades biopsicosociais que por sua vez o definem enquanto pessoa. Pessoalmente, considero que ser pessoa é ter consciência, e plena capacidade de decidir e se responsabilizar pelos seus atos.
Como jovem, e vivendo numa sociedade cada vez mais exigente, penso também que ser pessoa não se trata de possuir atitudes  que nos façam mais fortes, melhores, ou  os mais rápidos, trata-se de sermos " nós mesmos ". Para mim,  enquanto pessoa é possuir uma atitude responsável, lutadora e consequentemente  vencedora perante qualquer tipo de adversidade que a vida me  possa apresentar.
avatar
2018.marta_sc
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 23
Pontos : 23
Data de inscrição : 16/09/2018
Idade : 20

Ser pessoa  Empty O poder de crescer.

Qui maio 30, 2019 10:14 pm
A língua portuguesa, tal como as 6500, ou neste caso 6499 línguas que existem no mundo, tem sempre palavras um pouco exclusivas. Uma delas pode ser “saudade”, uma palavra que pode indicar tantos sentimentos. Outro exemplo pode ser “crescer”, que embora tenha obviamente tradução para outras línguas, também desencadeia algumas reações.
No caso de pais babados (os meus por exemplo) ver a sua filha a crescer dá um sentimento nostálgico, mas ao mesmo tempo assustador. É intrigante como um encontro de sentimentos como estes pode dar origem a uma onda de orgulho tanto na vida como um casal como da sua filhinha.
No caso de um ser humano, crescer pode significar um aumento da sua altura. É estranho como penso desta maneira, que o meu crescimento é inversamente proporcional às minhas experiências como pessoa. Agora que não cresço fisicamente (infelizmente não foi o suficiente) cresço mentalmente, mais rápido do que nunca. Se calhar seja por isso a razão pela qual os idosos tenham tanta sabedoria.
E essas podem ser algumas das interpretações desta palavra. Admito que nunca cresci tanto como uma pessoa como agora, e dá-me um conforto saudável sabê-lo. Saber quando acalmar e nunca começar drama. Saber gerir o tempo e como fazer as coisas corretamente. Saber estar e saber ser. Respeitar e ser respeitado. E crescer a nível mental, normalmente, é apenas para os fortes: pessoas que já passaram por vários traumas, pessoas que já viram e sentiram. Pessoas que não sabem o que é ser respeitado, mas respeitam todos. No entanto, os crescidos já têm uma espécie de dom: isolam-se cada vez mais das opiniões de uma pessoa ou de um grupo. Saber dar apoio, saber quando algo está errado.
O problema mesmo é o facto de que as pessoas não são fortes nem graúdas a nível mental: para muitos, é apenas preferível crescer de uma forma errada: começar discussões usando palavras voláteis. Não saber respeitar o mais próximo. Talvez sejam essas as razões pelas quais os meus avós dizem que “esta geração está condenada”.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos