ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Danielaleca
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 7
Pontos : 23
Data de inscrição : 03/01/2020

Violência doméstica  Empty Violência doméstica

Qui Abr 30, 2020 8:18 pm
Atualmente, a violência doméstica é um flagelo deveras enraizado na sociedade.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a violência doméstica não é cometida apenas quando existe maus tratos físicos, mas também quando existe maus tratos psicológicos, crimes sexuais, ameaças, injúrias ou perturbação da vida pessoal.
Apesar de todas as pessoas, independentemente do sexo, da faixa etária, da cultura ou religião poderem sofrer de violência doméstica, as mulheres são o grupo mais afetado.
Eu acredito que muitas vezes a sociedade e a cultura em que estamos inseridos é o principal responsável pela disseminação deste crime tão violento, uma vez que muitas sociedades defendem que o homem é superior às mulheres provocando uma enorme desigualdade de género, bem como desigualdade a nível judicial e a nível económico.  
Assim sendo, como em alguns países as mulheres tem que obedecer e ser submissas aos seus maridos tornam-se mais propicias a serem futuras vítimas.    
No entanto, eu considero que o fator cultural não deve ser aceite como uma causa para a violência doméstica, uma vez que o ser humano sendo um agente deve ter consciência moral e responsabilizar-se pelas suas ações.
Independentemente da sociedade em que estão inseridas, as pessoas devem de refletir sobre as suas atitudes e questionar-se se o que estão a fazer é o certo ou errado.
A meu ver, ninguém haveria de ser capaz de maltratar outra pessoa, uma vez que as pessoas têm dignidade e direitos humanos e ninguém têm direito a acabar nem com um nem com outro.
Acho que está na hora de refletirmos sobre as nossas ações e medirmos as  consequências dos nossos atos para que ninguém saia magoado ou prejudicado com eles!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos