ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
Mariana Couto
Mariana Couto
Rubrica
Mensagens : 297
Pontos : 440
Data de inscrição : 11/02/2011

WWRY : Mirror Of Illusion Empty WWRY : Mirror Of Illusion

Sáb Abr 27, 2013 3:31 pm
A música que vou partilhar chama-se Mirror Of Illusion, é dos Blackbird Prophet, e ainda não está incluída em nenhum álbum.
Foi mostrada ao público em 2012, e a sua letra foi escrita pelo vocalista e guitarrista da banda Bruno Costa.
O vídeo da música foi gravado no estúdio Entreparedes, onde a banda ensaia e já gravou outros temas. (a formação da banda mostrada no vídeo já não se encontra a mesma, tendo havido mudança de baterista e de baixista).



Mirror Of Illusion

Sacrificed and suffocated
Self-esteem and pride are fading
You are not who you believed you were

Suicide consumes your red mind
Anger at nature and mankind
You took the skies for granted and now you're facing desperation

Mirror of Illusion! (4x)

Every time you try to fool yourself
You end up blaming the world itself
Maybe you have spent too much time in denial

Pain in you, bliss in me, and what do I see?
Another human being who could think free
Still alive you slip into pure and simple fiction

Mirror of Illusion! (4x)

Butterflies only live for a few days
They enjoy it in their own ways
I try to help on your depression maze

Dear friend, can't you wait for tomorrow?
Live like you have no one to follow
Don't cry, don't swallow the cracks in sorrow

Mirror of Illusion! (4x)
Break the mirror to find the solution
You can trust me, there's no occlusion
You've been making your own exclusion
Thanks to the mirror of illusion

Para mim, esta letra retrata a vida de alguém que vive em constante estado de depressão, que advém do facto de toda a vida que tinha vivido até ao momento ter sido uma ilusão.

Os primeiros versos são como que uma apresentação do estado depressivo vivido: o sentimento de desespero por só agora ter tomado consciência da ilusão que tinha sido toda a sua vida até então.

"Sacrificed and suffocated
Self-esteem and pride are fading
You are not who you believed you were"

Os sentimentos de angústia e incompreensão tornam-se de tal forma presentes que o estado depressivo começa a agravar-se e começa a surgir a ideia do suicídio.

"Suicide consumes your red mind
Anger at nature and mankind
You took the skies for granted and now you're facing desperation"

Os seguintes versos remetem para a sua vida passada (a fase da ilusão) que é também entendida como uma fase de negação

"Every time you try to fool yourself
You end up blaming the world itself
Maybe you have spent too much time in denial"

Nos seguintes versos o autor dirige-se directamente á pessoa deprimida, para lhe demonstrar que ao contrário dele, ele consegue ser feliz, pois sabe pensar por si mesmo, e como tal, não é iludido (vítima do "espelho da ilusão")

"Pain in you, bliss in me, and what do I see?
Another human being who could think free
Still alive you slip into pure and simple fiction"

Nos versos seguintes o autor lembra (através de uma metáfora) à pessoa deprimida que a vida é curta e oferece-lhe a sua ajuda

"Butterflies only live for a few days
They enjoy it in their own ways
I try to help on your depression maze"

Aconselha-a a acalmar-se, a deixar a tristeza de lado e a voltar a viver a sua vida, mas desta vez, pensando por si mesmo para não ser novamente alvo de ilusões.

"Dear friend, can't you wait for tomorrow?
Live like you have no one to follow
Don't cry, don't swallow the cracks in sorrow"

Nos versos finais é reforçada a ideia do pensamento próprio e da consequente libertação da ilusão, metaforizada pelo partir de "espelho da ilusão"

"Break the mirror to find the solution
You can trust me, there's no occlusion
You've been making your own exclusion
Thanks to the mirror of illusion"

Ao ler a letra desta música não fiquei com quaisquer dúvidas que esta demonstra um enorme sentimento de raiva (por parte de alguém que acaba de se aperceber que viveu iludido toda a a sua vida) pelo metafórico "espelho da ilusão".
O que me intriga é tentar perceber o que simboliza o "espelho da ilusão".

Consigo para essa questão ver duas hipóteses de resposta:

Uma hipótese é toda a música ser uma crítica à Igreja, ao poder que esta tem sobre as pessoas, e à maneira como se aproveita disso: manipulando os crentes, tendo sido essa manipulação o que levou à tal vida passada em ilusão.

Uma outra hipótese (muito influenciada pelos meus próprios gostos) é à fama, aos excessos, à vida boémia levada muitas vezes pelas rockstars, que o autor atribui a culpa da vida vivida em ilusão. Pessoalmente consigo relacionar esta minha interpretação da musica, ao álbum The Wall dos Pink Floyd, pelo que nele é feita essa mesma crítica.

______________________

" Se eu sou livre, é porque estou sempre fugindo "  -  Jimmy Hendrix
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos