ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
MECSO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 20
Pontos : 52
Data de inscrição : 14/09/2022

[Livro] "O Diário de Anne Frank" Empty [Livro] "O Diário de Anne Frank"

Seg Dez 04, 2023 7:45 pm
                “O Diário de Anne Frank” é um livro escrito por Anne Frank, onde esta relata os acontecimentos do seu dia a dia, nunca com o intuito que este diário viesse a ser publicado. Lançado em 1947, tornou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos.
            Os relatos passam-se entre 1942 e 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, guerra que teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. Esta guerra foi marcada pela perseguição aos judeus, evidenciando o lançamento de bombas atómicas e os horrores do Holocausto, sendo este o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus que decorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Anne era, nesta altura, uma adolescente alemã de origem judaica, que teve de se esconder num anexo de um prédio de amigos dos seus pais, juntamente com os seus pais, a sua irmã mais velha e outra família amiga judaica.
            Anne Frank trata este diário, que recebeu no seu aniversário enquanto ainda tinha uma vida normal, como seu melhor amigo e confidente, chegando até a atribuir-lhe o nome Kitty. Kitty é a destinatária de várias confissões de medo e horror e descrições das condições precárias em que esta vivia, incluindo também os desabafos típicos de uma adolescente, que sente tudo mais intensamente. Anne Frank descreve-se como uma rapariga frágil, mas que, ao longo da obra, demonstra uma força extraordinária proveniente da sua inteligência emocional.
            A leitura do diário proporciona uma aproximação com a escritora, estamos na sua mente, coração e nos seus sonhos. Os leitores são os seus confidentes, sentindo a sua angústia, dor, alegria e esperança.
            A última entrada no diário deu-se a 1 de agosto de 1944 onde esta desabafa sobre os seus sentimentos e exprime os seus pensamentos, sem imaginar que aquela seria a última vez que escreveria no seu diário.
            Após dois anos escondida no anexo, um grupo de soldados invade o prédio, onde esta e a família se encontram, após uma denúncia anónima, acabando por descobrir o esconderijo destes. As duas irmãs foram levadas para o campo de concentração de Bergen-Belsen, enquanto os seus pais ficam no campo de Auschwitz, sendo este campo o local onde a mãe de Anne falece. Posteriormente, Anne e a irmã Margot ficam infetadas no campo de concentração com febre tifoide, morrendo apenas com um dia de diferença entre uma e outra. Otto Frank, o pai de Anne, sobrevive à guerra e é libertado pelos russos desinformados sobre o paradeiro das filhas e da mulher.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos