ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Gabamox2008
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 18
Data de inscrição : 16/11/2023

A pressão escolar Empty A pressão escolar

Sáb Mar 16, 2024 1:47 pm
A pressão dos testes escolares sobre os jovens é uma realidade que afeta não apenas o seu desempenho académico, mas também a sua saúde mental. A ansiedade gerada pela expectativa de obter notas altas pode levar a sintomas como insónia e falta de concentração. Esta pressão muitas vezes resulta em práticas pouco saudáveis, como a falta de sono e até mesmo o uso de substâncias para melhorar o desempenho. Além disso, cria um ambiente escolar competitivo, onde a aprendizagem é reduzida a uma corrida por notas. A meu ver acho que a escola esta a tornar-se uma maneira de criar pessoas como se fossem "robôs" tirando a criatividade do aluno. Para lidar com isso, é essencial adotar uma abordagem mais saudável para a avaliação e o ensino, incluindo métodos de avaliação variados que reconheçam as diferentes habilidades dos alunos. Além disso, é fundamental fornecer apoio em termos de saúde mental e bem-estar para que os jovens possam lidar com o stress de forma saudável. Assim, podemos ajudar os jovens a prosperar não apenas academicamente, mas também emocionalmente e socialmente.
avatar
Platão397
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 18
Data de inscrição : 02/10/2022

A pressão escolar Empty pressão escolar

Sáb Mar 16, 2024 11:55 pm
Após uma semana de vários testes, senti algo que já não sentia há algum tempo. A pressão escolar, sim existe e é deveras algo que me preocupa bastante.
Sempre o constante sentimento de insuficiência é que vai correr mal, que não sou capaz, que devia ter estudado antes, mesmo tendo tido outras obrigações que tornaram impossível essa parte da rotina. 
Muitas vezes há a priorização de disciplinas que consideramos mais importantes mas a verdade é que todas contam para a nossa média, de igual forma. O problema aqui não é só a pressão que se cria mas sim todos os outros problemas que vêm acrescidos, a distância social dos amigos, a falta de apetite, entre outros.
Considero que isto é um assunto que devia ser mais abordado nas escolas porque é algo que preocupa a mente de quase todos os estudantes
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos