ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

[Debate] Terrorismo

+28
PN 84
andresantos_00
jamd-9
2016.acosta
Ana M
2016.diogosaldanha
2016.Queiroga
tiandu
Ru_ben
2015.siriguuu
Luis Carlos Leça
Sophia9
tripor
nunoc
dave1505
RuiFerreira
belinhasousa
joaocolonia
SérgioFilósofo
Joaomiguel1
danielabaptista
fábiateixeira
andreiasousa98
anabatista
aidos
JRVF
JoaoPoinho
Filipa Sousa
32 participantes
Ir para baixo
avatar
Ana M
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 30
Data de inscrição : 15/09/2016
Idade : 22

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty O poder do Estado Islamico

Sex Out 14, 2016 10:14 pm
Hoje em dia fala-se muito de uma organização terrorista: o Estado Islâmico ou Daesh. Muitas vezes, nos jornais e na televisão, vemos e ouvimos noticias ou documentários sobre atos praticados por esta terrivel organização. Um exemplo disso, foram os atentados em França, em novembro do ano passado. Durante mais de uma semana, não se falava de mais nada na televisão e nos jornais, e estes desastrosos atentados eram o principal tema de conversa. E como estes atentados houveram muitos mais… Ouvimos muitas vezes pessoas, jornalistas e mesmo políticos a dizerem que se devia fazer alguma coisa para travar o Estado Islâmico, que se deviam tomar medidas, e muitas coisas desse género…Mas será que os governos estão realmente a fazer alguma para combater os terroristas? A verdade é que, ainda hoje eu estava a ver um documentário sobre isso, e o que vi fez-me abrir os olhos para a realidade: os governos não querem saber de travar os terroristas… a única coisa que lhes interessa é o dinheiro. Nesse documentário, o jornalista foi primeiro a uma fábrica de fio de algodão. Era uma fábrica que transformava o algodão em fio para depois vender às fábricas de produção de tecidos. E adivinhem de onde vinha o algodão… do Estado Islamico! Essa fábrica compra algodão aos terroristas simplesmente porque eles são os que vendem o algodão aos menores preços! E os fabricantes, bem como as autoridades, sabem disso, e no entanto é legal! Depois o jornalista foi à Turquia, onde foi entrevistar um fornecedor de frangos. E para minha surpresa, o senhor encheu um camião com montes de galinhas, ainda vivas. Ele explicou que ia enviar aquele camião cheio de galinhas para o Daesh, e que normalmente eles vendem frango congelado, mas o Estado Islâmico exige que as galinhas sejam enviadas vivas para eles as poderem matar com um ritual seu, chamado Halal. E as empresas fazem-lhes as vontades, simplesmente porque eles pagam bem. E o pior é que eles dizem às autoridades que vendem galinhas para o Daesh, e eles deixam o camião passar, sem levantar objeções. O governo da Turquia sabe disso, e o que me choca é que é legal. Porque eles não querem saber se os compradores são terroristas, eles só se interessam pelo dinheiro. Ou seja, os governos, que supostamente estão a tomar medidas para acabar com o terrorismo, estão na verdade a financiar o Estado Islamico. Porque o dinheiro é poder, e tudo o que lhes interessa é exatamente isso: o poder. Isto é, na minha opinião, chocante e bastante preocupante, porque se isto continuar a acontecer, o terrorismo vai continuar a crescer até não poder ser detido. Por isso temos de fazer alguma coisa urgentemente, antes que seja tarde demais!
avatar
2016.acosta
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 14/09/2016
Idade : 22

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Terrorismo

Sáb Fev 11, 2017 2:23 pm
Na minha opinião o terrorismo está muito ligado à ignorância que a religião "impõe" aos seus praticantes.
Os extremistas de qualquer religião são extremamente perigosos mas o estado islâmico levou esse perigo a um outro nível, isto deve-se muito ao seu "atraso" em termos de calendário que varia conforme a cultura e religião do local em que as pessoas estão inseridas. Se observarmos cuidadosamente percebemos que estes extremistas estão umas centenas de anos "atrás" de nós e da nossa cultura, e há algumas centenas de anos nós também lutávamos para impor a nossa religião a todos os outros, perseguíamos , lutávamos e também matávamos os não crentes. A grande diferença é que agora com o avanço da tecnologia e das armas de fogo e outras estes ataques são muito mais perigosos.
Não estou de maneira alguma a tentar defender ou desculpar o terrorismo estou apenas a tentar mostrar que em tempos a nossa cultura se assemelhou muito a este extremismo que mata pela religião e que deixa que a religião os "cegue". Espero pois que esta ignorância seja derrotada rapidamente para que mais ninguém tenha de perder as suas vidas.
avatar
jamd-9
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 14/09/2015

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty ISIS

Sáb Fev 18, 2017 10:01 am
O tópico do terrorismo tornou-se, nos últimos dois anos, um tema sensível.
Desde o inicio dos conflitos, os principais meios de informação (os media- Canais de televisão, rádio, jornais... ) optaram por omitir os eventos do dia a dia no médio oriente.
Foi através de um documentário (decifrando o Estado Islâmico - odisseia) que fui capaz de reconhecer a sofisticação de ilusões e tácticas utilizadas pelo que viemos a conhecer como o auto proclamado estado Islâmico.
É através da propaganda , que os meios de comunicação se recusaram a reproduzir, que somos capazes de entender, verdadeiramente, a escala do que se sucede em relação ao "Daesh".
Infelizmente, com o desenvolvimento exponencial da tecnologia, nem publicidade terrorista pode ser impedida de chegar aos nossos computadores.É com a exploração destes anúncios que nos interiorizamos do nível profissional e cinematográfico concedido ás curtas metragens divulgadas.
Muitas das histórias são falsas, mortes ensaiadas por atores, outras bem reais.
Torna-se dura a realidade quando nos é proposta a ideia de campos de treino exclusivos a crianças.
O verdadeiro problema talvez seja difícil de entender, contudo, na minha opinião, torna-se extremamente importante a procura de uma resolução para desviar a realidade de hoje, daquela de 1939-1945(segunda guerra mundial).
Devemos aprender com os erros do passado e reconhecer a negatividade de manipulação infantil.
Porem, não só as crianças são forçadas a treinar para a guerra sem sequer saber ler, também vários grupos de mercenários se aproveitam da ocasião, bem como pessoas comuns que são levadas a crer em algo que não é verdadeiro e a cometer atrocidades contra a humanidade.
A força e nível de profissionalismo do movimento são obscuramente fascinantes bem como o é a sua fonte de inspiração.
Todos os actos filmados e ações realizadas pelo estado Islâmico são baseadas em video-jogos americanos de guerra e anúncios de recrutamento para o exercito(quando comparados os anúncios de recrutamento do Daesh e de um regimento militar atual torna-se difícil a distinção).
Os conflitos na Síria são algo semelhantes à guerra civil espanhola de 1936-1939, batalhas financiadas por países estrangeiros para testar armamento.
Todos os grupos para-militares que lutam no médio oriente apresentam técnicas de combate influenciadas por grupos de forças especiais Russas\Americanas,o que nos leva a pensar: quem é que esta a financiar esta guerra ?
Concluindo, não condeno a opção de "enterrar" o que o Daesh impõem como sua propaganda (para prevenir a adesão de jovens e pessoas em geral ao terrorismo), porem, ao esconder os factos da população em geral, torna-se também possível repetir os erros do passado.
Penso que qualquer guerra é um problema internacional e todos devíamos procurar abertamente uma solução para o problema e não esconder a verdade.
Talvez seja um pouco optimista, mas impedir alguém de ver a realidade é muito grave.
(Recomendo a visualização do documentário "Decifrando o Estado Islâmico"-Odisseia, disponível em : https://vimeo.com/148268961
Nota: o documentário esta recomendado para +18 anos e contem cenas que podem sensibilizar os espectadores.
avatar
andresantos_00
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 07/12/2016

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty O terrorismo

Sex Jun 02, 2017 3:19 pm
Tenho uma opinião um pouco controversa sobre o terrorismo. Naturalmente que sou frontalmente contra, mas acredito que para o combater não o devemos fazer pela força das armas mas sim pela força das palavras. Acho que, em particular a UE, devia criar palestras e responsabilizar sobretudo os adolescentes e, passar estas práticas para os países em que esta situação é mais evidente. O terrorismo é muito difícil de ser controlada e é bastante terrível acordar todos os dias de manhã e pensarem "Será que hoje vou morrer vitima de um atentado, ou qualquer um daqueles que eu amo?".
Precisamos de respostas e medidas para que esta onda passe porque já houve demasiadas vitimas.
avatar
PN 84
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 10
Data de inscrição : 02/10/2018

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Re: [Debate] Terrorismo

Dom Out 14, 2018 9:18 pm
Na minha opinião, o terrorismo é uma forma de expressão de "pessoas frustradas", que não se conseguiram integrar na sociedade, e que por isso não têm nada a perder, em demonstrarem a sua insatisfação. O terrorismo baseia-se nisto, manipular pessoas descontentes, irritadas, que depois de muitos anos à deriva, sem nenhum objetivo de vida e sem avistamento possível de uma luz ao fundo do túnel, dedicam a vida a uma causa que apoiam sem pensar no caos e tristeza que irão provocar.
Na realidade os líderes religiosos ou que fazem cumprir a religião como por exemplo a jihad são os maiores líderes na manipulação da mentalidade das pessoas. Desta forma tentam manter milhares de pessoas sobre seu comando através da transmissão de ideias escritas há muitos séculos e naturalmente num contexto muito diferente do atual.
Na verdade o terrorismo é uma forma de autocracia. Existe um líder que incendeia e transforma o cérebro dos seus admiradores e seguidores na sua maneira de pensar, e por isso se transforma em herói e exemplo a seguir. Une as massas, criando um exército e mesmo que lutem de forma cobarde será sempre uma vitória pois fez se cumprir a vontade do líder.

avatar
catygsousa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 36
Data de inscrição : 20/03/2018
Idade : 21

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Terrorismo - Estado Islâmico e Al-Qaeda

Sex Nov 30, 2018 5:48 pm
No âmbito deste tópico, irei expor um tema que está bastante presente nos dias de hoje: o Terrorismo. Mas mais especificamente, irei abordar dois grupos terroristas que são muito conhecidos: o Estado Islâmico e a Al-Qaeda.

Primeiramente, gostaria de contar um pouco a história destas duas organizações:
Até há uns anos atrás, o Estado Islâmico era o braço iraquiano da Al-Qaeda, ou seja, ambos faziam parte do mesmo grupo terrorista. Porém, as diferenças entre os dois começaram a crescer, já que metade da organização queria impor a lei islâmica nos países árabes, usando métodos de uma forma brutal e violenta, e a outra metade não concordava com tal ato. Portanto, em 2014, a Al-Qaeda e o Estado Islâmico semparam-se, passando de aliados a rivais, e essa rivalidade ainda se mantém presente nos dias de hoje.

Em relação ao Estado Islâmico --> este grupo encontra-se mais difundido a nível mundial, graças às notícias, já que o mesmo faz diversos ataques terroristas nos grandes centros urbanos dos países (como por exemplo: Barcelona, Berlim, Paris, entre outros). Ao efetuarem tais atos, passam a ser notícia em todo o mundo, e é justamente isso que eles pretendem, visto que querem que as pessoas aderiram à sua religião e entrem no seu grupo.
No que diz respeito a Al-Qaeda, esta já foi das organizações mais conhecidas de todo o mundo (tendo sido a autora dos atentados terroristas às Torres Gémeas em 11 de setembro de 2001), contudo perdeu muita força e protagonismo quando o seu líder, Osama bin Laden, morreu em 2011.
Ao longo dos últimos anos, o Estado Islâmico começou a crescer cada vez mais e assim passou a estar no "palco" principal do terrorismo. Apartir desse momento, a Al-Qaeda nunca mais conseguiu acompanhar, e muito menos ultrapassar, esta ascensão do Estado Islâmico.

Quanto à minha opinião --> eu acho que se a comunidade internacional não tomar medidas sérias em relação a este assunto, o terrorismo só irá piorar, pois o objetivo principal destas duas organizações é precisamente crescer cada vez mais e ter a atenção mediática da comunicação social ao semear o terror para tentar obrigar todos à conversão segundo os seus critérios. Contudo, esta não é a única forma de atuação, também existe um recrutamento silencioso através das redes sociais. O grupo mostra-se como vítima da sociedade, atraindo assim os mais incautos para dentro da organização.  E, apesar de parecer inacreditável que alguém no seu perfeito juízo adira a este género de grupos, a realidade é que acontece e não é tão raro quanto isso.

Por isso, eu penso que deveria de haver uma mudança de estratégia na abordagem desde grave problema e encontrar alternativas ao combate do terrorismo sem recorrer à força, porque muitos países simplesmente estão a combater terror com terror e isso nunca nos irá levar a lado algum.
Logo, eu acho que deveriamos de começar a implementar medidas nos países árabes, pois foi lá que os grupos terroristas começaram a crescer. E então, seria necessária uma transformação de mentalidades, através do acesso à educação e de melhor condições de vida nesses países. Talvez assim, as pessoas comecem a ganhar consciência do verdadeiro objetivo das organizações, que é precisamente: causar o terror.

Contudo, isto não se consegue de um dia para o outro, pois com organizações tão fechadas ao diálogo, como é o caso do Estado Islâmico e da Al-Qaeda, a guerra, ou melhor, o caminho do terrorismo, pode bem vir a ser longo.
avatar
Teresa Costa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/10/2019

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Terrorismo

Dom Fev 14, 2021 10:50 pm
Terrorismo são atos violentos cometidos por pessoas ou grupos com o objetivo de causar medo e danos materiais a um Estado
ou uma população.
A definição de ato terrorista depende de cada país, sendo que não há consenso no Direito Internacional sobre o que é terrorismo.
A Enciclopédia Britânica define – o como sendo o “Uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado numa
população e dessa forma atingir um determinado objetivo político”.
As tipologias do terrorismo apresentam diferentes faces do mesmo problema: terrorismo por motivos religiosos; terrorismo de
ala esquerda e de ala direita; terrorismo étnico ou nacionalista; terrorismo separatista e terrorismo por motivos singulares. Ainda
assim, estes atos têm como objetivo intimidar gravemente uma população; constranger indevidamente os poderes políticos, ou
uma organização internacional, a praticar ou a abster-se de praticar qualquer ato; desestabilizar gravemente ou destruir as
estruturas fundamentais políticas, económicas ou sociais de um país, ou de uma organização internacional.
O terrorismo produz efeitos psicológicos na sociedade enquanto “grande alvo”, gerando o terror e tendo a capacidade de criar
medo e de aterrorizar as pessoas. Para além das consequências de atos terroristas ao nível da integridade física, as vítimas
sofrem diversos efeitos como, consequências ao nível psicológico, ao nível emocional/perda de entes Amados/Luto  e
consequências ao nível económico-social.
Na minha perspetiva, é preciso parar de fazer o jogo dos terroristas, pondo de parte políticas emocionais, abandonando discursos
de vitimização e deixando de empolar os acontecimentos, noticiando-os até à náusea. A forma mais barata e simples de reduzir
os benefícios dos terroristas é mesmo deixar de reagir exageradamente. 137 pessoas morreram nos atentados de Paris, em 2015,
mas todos os anos são mortas nos EUA 16 mil pessoas em homicídios, 30 mil em quedas, 35 mil em acidentes rodoviários.
Devemos chorar todas as mortes, tomar as medidas adequadas para as prevenir e punir aqueles que intencionalmente as
provocam. Mais do que responder a esta ameaça através do hard power  (soluções militares, por exemplo) é preciso lidar com
este assunto, numa perspetiva de Justiça, porque Justiça é a particularidade do que é justo e correto, que significa que "todos são
iguais perante a lei".
avatar
NMRE51
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 28/05/2023

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Re: [Debate] Terrorismo

Sex Jun 02, 2023 12:42 pm
O peso da indústria ligada à produção de armas é tal que se tornou parte imprescindível da economia de países como os USA, Rússia, França, China e Alemanha.
Daí a necessidade da existência de conflitos que criam clientes para essa indústria, os agentes económicos destes países promovem o surgimento e/ou agravamento dos conflitos.
Chega ao fim um grande conflito e logo surge outro. Isto tem sido sistemático ao longo do tempo. O surgimento e crescimento do chamado terrorismo islâmico é só mais um episódio de uma longa sequência.
Procurem ver os esforços e recursos postos na promoção da paz, por um lado, e recursos colocados no incitamento de ódios entre grupos rivais por questões étnicas e/ou religiosas. No primeiro caso uma dificuldade e complexidade extremas, no segundo rápidamente aparecem autênticos exércitos armados até aos dentes. O exemplo do Estado Islâmico é elucidativo, vindos praticamente do nada, por pouco não conquistam Síria e Iraque.
Seria interessante, se tal fosse possível verificar a procedência do armamento de um grupo como o Boko Haram que semeia o terror em África, e que não possui uma única fábrica de armas. Como as obtêm? De onde vêm os explosivos que usa para matar centenas de civis de cada vez que ataca uma igreja, mesquita ou escola? Quem os treina? etc.
Somos actualmente bombardeados com a propaganda de que é necessário aumentar os orçamentos de defesa, temos de gastar mais em armas, tornar o serviço militar obrigatório,etc... quanto a uma campanha equivalente para analisar e resolver de uma vez por todas os conflitos globais, pouco ou nada se vê.
Em minha opinião o terrorismo nunca teria alcançado as dimensões que infelizmente atingiu, não fosse a necessidade económica de vender o produto de um indústria militar gigantesca que se tornou imprescindível no mundo contemporâneo.
avatar
Rios da régua
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 14/11/2023

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Terrorismo

Seg Dez 04, 2023 9:01 am
O terrorismo é completamente condenável, mesmo, não faz sentido nenhum.A ideia de andar por aí a causar violência, pânico e destruição é completamente desumana. Para além de tirar vidas, deixa toda a gente numa constante sensação de insegurança
oque devemos fazer é procurar a paz, resolver as coisas de maneira pacífica, sem recorrer à violência. É olhar para as causas dos problemas, perceber que a violência só cria mais confusão, e tentar construir um caminho de entendimento.Não devemos utilizar à violência para termos oque queremos.
Conteúdo patrocinado

[Debate] Terrorismo - Página 2 Empty Re: [Debate] Terrorismo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos