ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2015.inspiração
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 33
Pontos : 61
Data de inscrição : 14/09/2015

O que a vida me ensinou Empty O que a vida me ensinou

Ter Jan 10, 2017 8:15 pm
Ao longo da minha vida houve imensas coisas que aprendi e algumas delas gostava , de forma suncinta , de partilhar convosco.
Aprendi que na vida, numa relaçao, em qualquer coisa que façamos a confiança é a base de tudo. Já falhei muitas vezes por não ter confiança em mim , já deixei muita coisa por fazer ,simplesmente, porque considerei que eu , contrariamente aos outros , não o conseguiria fazer! Nas relações , quer sejam elas de amizade, familiares ou relacionamentos amorosos, deve existir confiança. A confiança em nós mesmos permitirá sermos nós próprios e estarmos felizes com aquilo que somos. A confiança no outro permitirá com que não existam descofianças , com que não existam medos ou restriçoes para com aquela pessoa. Esta foi ,sem duvida um dos maiores ensinamentos que a vida me proporcionou! O meu conselho é confiares plenamente em ti pois só assim confiarás nos outros e alcançarás muitos dos sonhos que idealizas.
Por outro lado , aprendi que são poucas, muito poucas , as pessoas nas quais podemos confiar. Se pensares bem , ao longo da tua vida passaram inúmeras pessoas, quantas dessas pessoas permanecem hoje contigo? A realidade é que existe uma pequena quantidade de pessoas que valem a pena , e nós só temos que nos rodear dessas mesmas pessoas! De pessoas boas, de pessoas que sejam bons ouvintes , que nos aconselhem e que , dia após dia, nos incentivem a ser melhores e a sentirmo-nos muito mais motivados. A vida torna-se muito mais fácil se nos rodearmos das pessoas certas. Um bom núcleo de amigos é fundamental para nos sentirmos concretizados e para termos a motivaçao necessária a cada dia.
Por vezes, esta mesma confiança e todo o esforço que depositamos nas coisas deixam-nos tristes, desmotivados, completamente destruçados. A verdade é que é necessário termos paciência, o sucesso advêm do esforço e precisa de tempo para ser construído! Muitas vezes, sentimo-nos inúteis por darmos o melhor de nós , obtendo como resultado algo que não nos satisfaz , algo que não corresponde ao nosso exaustivo esforço. Tudo vem no tempo certo, não vale a pena estarmo-nos a martirizar com problemas antigos ou somente porque o teste não correu da forma que tinhamos idealizado. Aprendi, simultanemanete , que nós somos aquilo que pensamos!! Esta frase tem sido a minha inspiraçao ultimamente .. E é tao verdadeira! Se nós nos mentalizarmos que conseguimos , com tempo e com paciência conseguiremos. Se nos focarmos nas nossas qualidades , se nos rodearmos de energias positivas , de pessoas certas , seremos muito melhores.
avatar
mafaldasalmeida
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 36
Pontos : 72
Data de inscrição : 21/09/2015

O que a vida me ensinou Empty O que a vida me ensinou

Sex Fev 03, 2017 9:27 pm
O tempo vai passando e o grupão de amigas reduz-se a quatro elementos. Confiamos em menos pessoas mas quando confiamos, confiamos a sério. À menos amigas, mas cada amiga vale por mil. Toda a gente já confiou em pessoas erradas e eu também já confiei em pessoas erradas, mas aprendi com isso. A partir desses momentos, abri os olhos para o mundo exterior ao que me rodeia interiormente, porque nem toda a gente quer o nosso bem. Ouvi muitas vezes, ao longo deste percurso de vida que já vivenciei que "É com os erros que se aprende", mas por vezes erramos demasiado e não aprendemos como devíamos.
A cada ano que se inicia, frequentemente ouvimos dizer: "este vai ser o ano em que vou realmente realizar-me". Mas todo o tempo disponível para essa superação interior é ocupado a agradar os outros. Não damos um passo por medo do julgamento, não atingimos metas por medo de errar e de sofrer, somos meros bichos medronhos que somos incapaz de agir por instinto, colocando o pensamento sempre em primeira instância.
Guardamos rancor sobre assuntos que nem valem a pena porque será uma maneira de perder tempo, enquanto esse mesmo tempo podia ter sido tempo ganho com momentos de felicidade. Falamos mal só porque sim, zangamo-nos, temos inveja do outro e criamos guerras sem sentido. Em vez de aproveitarmos realmente o mundo fantástico que está à nossa volta, perdemos tempo nestas situações insignificantes geradoras de ódio.
Não sabemos o dia de amanhã, podemos já nem estar cá, mas se tivessemos oportunidade de ver aquilo que fizemos no nosso último dia aqui na Terra gostavam de olhar para a vossa vida e orgulharem-se pelos atos malvados cometidos (como chatear por assuntos mínimos, guarrear por mero orgulho, etc) ou gostavam de recordar as pessoas fantásticas que conheceram e recordar cada momento que vivenciaste ao máximo não perdendo nem um segundo com meras dores de cabeça? Apesar de algumas vezes ser difícil ver as estrelas que iluminam a nossa vida, pelo menos não desistas de viver.
Nem toda a gente vai gostar de nós mas o que temos de fazer é pensar em quem gosta realmente. Todas aquelas pessoas que conseguem aturar os nossos dramas existenciais, a nossa desorganização, a maneira louca como agimos, que estão presentes em todos os sucessos e derrotas. É isso que é uma amizade. Não deixes passar os anos, vive cada ano e faz algo que seja lembrado em vossa memória, senão vai tudo parar ao esquecimento. Tenta perceber o que faz mais sentido e vê aquilo que realmente importa. Não há certo nem errado, tudo isso é subjetivo, por isso vive o que para ti faz mais sentido.
avatar
JoiaS de Mar
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 33
Data de inscrição : 21/09/2021

O que a vida me ensinou Empty A experiência na base da essência do viver

Dom Nov 07, 2021 12:51 am
Viver. Uma palavra única que resume no seu todo, o significado da vida e dos seus ensinamentos.
E no seu todo já resumido, a vida foi capaz de formar em mim um grande livro de memórias e lições. Ensinou-me a dizer adeus a pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração. A sorrir para aqueles que não gostam de mim,  de maneira a mostrar-lhes o quão diferente eu sou daquilo que pensam. Ensinou-me a calar para ouvir e assim aprender com meus erros, mostrando-me que todos nós podemos ser sempre melhores. A fechar os olhos, e a imaginar que tudo está bem quando a verdade não é essa. E ensinou-me a sorrir, quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
Tudo na vida veio com ensinamentos, e só há pouco tempo, é que me apercebi de que todas as coisas que a vida me ensinava, com ela traziam uma mensagem escondida à espera de ser decifrada em cada lição tirada.
Dentro da imaginação, ensinava-me que acreditar é fundamental para tudo mudar. Dentro da persistência, abria todas as minhas janelas para a descoberta de um novo mundo. E dentro do amor ensinou-me a amar intensivamente a vida. A jamais desistir da luta, a recomeçar na derrota e a renunciar a palavras ou pensamentos negativos.
Mudei, transformei e renovei. Agora sou a pessoa que aprende através da experiência amargurosa dos desafios. A pessoa que olha sempre em volta, de forma a captar toda a sabedoria nela presente. E a pessoa que descobriu que adora sorrir aos descaminhos. Descaminhos daqueles bem longos e cheios de curvas, porque, afinal de contas, descaminhos na sua íntegra irão ser sempre complicados, mas também serão aqueles que nos levarão aos lugares mais desejados!  
Temos o tempo, temos a vida e por isso, agora ao longo do caminho que iremos percorrer o que nos faltarão suceder serão apenas todos os ensinamentos, para que o mesmo possamos vencer.
Conteúdo patrocinado

O que a vida me ensinou Empty Re: O que a vida me ensinou

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos