ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
AgulhaNumPalheiro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 17/11/2023

[Livro] "Mar Me Quer" Empty [Livro] "Mar Me Quer"

Dom Nov 26, 2023 7:43 pm
Título: "Mar Me Quer"
Autor: Mia Couto
Ilustrador: João Nasi Pereira
Editora: Editorial Caminho

Opinião: O principal motivo pelo qual eu gostei de ler esta obra foi o facto de ser um livro cuja história é bastante diferente das que eu, usualmente, costumo ler. 
Em primeiro lugar, o que mais cativou o meu interesse foram as conexões das personagens com o seu passado e, em particular, com a Natureza, como, por exemplo, a enorme importância que o mar tem para Zeca Perpétuo e, ao mesmo tempo, a forma como o amor e a família atravessam as vivências das personagens.
Uma outra razão pela qual apreciei bastante a leitura de “Mar me Quer” tem a ver com o facto desta obra, além de ser contada no presente, conseguir abraçar diversas histórias que retratam a vida das personagens, permitindo, assim, perceber tanto o que as fez chegar até àquele momento como o que foi, ao longo do tempo, moldando as suas personalidades e a forma como olham a vida. 
A linguagem era algo complexa e, como tal, nem sempre possibilitou um fácil entendimento e compreensão da intenção de algumas frases, sendo um travão para que fosse totalmente cativada por esta obra. De igual forma, penso que o uso constante de vários recursos expressivos, muito embora estes valorizem a leitura e a tornem mais enriquecedora, acaba por tornar a compreensão das frases mais difícil e, em alguns momentos, até confusa.
No geral, existem aspetos do livro de que gostei mais e outros que me agradaram menos, mas penso que é, no seu todo, uma leitura muito apelativa para todas as idades, que, aliás, aconselho, até mesmo para que se possa conhecer mais sobre o seu autor e outras das suas obras.

Frases de Mia Couto:
"As pálpebras limpam os olhos das poeiras. Que pálpebras limpam as poeiras do coração?"

"Uma coisa aprendi na vida. Quem tem medo da infelicidade nunca chega a ser feliz."

"O destino o que é senão um embriagado conduzido por um cego?"

“Os mais perigosos inimigos não são aqueles que te odiaram desde sempre. Quem mais deves temer são os que, durante um tempo, estiveram próximos e por ti se sentiram fascinados”

"O suficiente é para quem não ama. No amor, só existem infinitos."

"Tinha tanto medo da solidão que nem espantava as moscas."

"Sou feliz só por preguiça. A felicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer."
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos