ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Maus tratos a animais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Maus tratos de animais de companhia como crime público

Mensagem  2015.estrelinhas em Seg Out 19, 2015 6:02 pm

"Homem de 61 anos é o 1º arguido no distrito do Porto por maltratar animais
Um homem residente de Melres, Gondomar, com 61 anos de idade, é o primeiro suspeito constituído arguido no distrito do Porto pelo crime público de maus tratos a animais de companhia, anunciou a GNR."
Fonte: JN Online

Até que enfim! Uma gota num oceano, mas é de pequenas gotas que ele se forma. Ontem, pela imprensa, li que um homem foi constituído arguido no distrito do Porto por maltratar animais.
Até que enfim! Fez-se luz na escuridão. A Lei, afinal, existe e foi aplicada. O crime de maus tratos de animais de companhia foi tido desde outubro do ano passado, há um ano, como crime público. Passou, por isso, a ser punido penalmente. Quem der maus-tratos físicos a um animal de companhia terá uma pena de prisão até um ano e com uma pena de multam, que varia consoante a gravidade.
Não acham que gravidade maior continua a ser os animais a continuarem a ser reféns dos homens, da sua crueldade? Eles não se podem defender sozinhos. Seja de que espécie for, a violência é censurável.
As agressões contra os animais são faltas de respeito à vida. É o primeiro passo na escalada do crime. Um agressor de um animal não é apenas um covarde, é um criminoso.
Até que enfim!

2015.estrelinhas
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 27
Data de inscrição : 17/09/2015
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Maus tratos a animais

Mensagem  2015. Fernando C. em Qui Maio 12, 2016 7:35 pm

Hoje estou aqui para falar de algo que me emociona e que me revoltou de certa maneira quando vi este vídeo hoje.
Hoje estava eu no Facebook e contato um vídeo de um rapaz com os seus 17-18 anos com um pequeno cão da raça labrador a seu lado. O titulo do vídeo dizia algo do género: “Partilhem por favor!!! O que os jovens de hoje em dia fazem para ter mais likes e visualizações…”; para explicar o porque de me encontrar um quanto revoltado terei de explicar o vídeo. Tratava-se do rapaz a agarrar o pequeno cão indefeso pelo pescoço com as suas mãos sujas de crueldade entre latidos e choros do pequeno labrador.
Sinceramente não percebo o porque de tamanha crueldade, porque que as pessoas insistem em fazer algo do género a estes pobres indefesos? Qual o prazer destas pessoas ao maltratarem assim um animal? E um ser vivo, tem sentimentos, sentem quando estamos tristes, sentem quando algo esta errado num dos seus atos… será que as pessoas pensam que os animais não sentem? será isso? será que não conseguem ter essa consciência? Realmente não sei…
Esta situação já é grave em si, mas ainda a piora o motivo para que a atitude foi cometida, “para ter mais likes” e que tal saírem a rua e fazerem alguns amigos? Serão estas pessoas felizes com “mais likes”? Será um simples botão motivo de maus tratos a um pequeno ser vivo?
Ficam aqui estas questões que me deixam com a cabeça as voltas e que me revoltam ao constatar situações destas.

2015. Fernando C.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Maus tratos a animais

Mensagem  2015.chocolate em Sab Maio 14, 2016 12:09 pm

Se há coisa que me incomoda de uma maneira brutal são os maus tratos a animais.
Na minha opinião, qualquer que seja o animal, desde um porco a um gato, deve ter o direito a ser tratado com dignidade. Para tal é necessário acabar com os maus tratos de que são vítimas. Começando por: tentar deixar de comer os animais que são criados para consumo (como as galinhas, os porcos e as vacas), optando pelo consumo de vegetais (por exemplo), não usar vestuário nem acessórios feitos com partes do corpo dos seres vivos (cobras, corcodilo e raposas) e não assistir a programas televisivos ou "espetáculos", como as touradas, onde um animal é terrivelmente mal tratado para o divertimento dos outros.
Falando um pouco mais de animais domésticos, recentemente assisti no facebook a um caso onde um jovem famoso pelas suas publicações, chamado Gonçalo Carter, fez um vídeo onde estava a maltratar o seu cão que devia ter cerca de 6 meses, com o intuito de conseguir gostos na sua página. Nesse vídeo ele batia no cão enquanto se ria e disse que se a sua publicação atingisse um determinado número de likes (gostos) ele atirava o cão da janela a baixo. Sinceramente, ao abrir o vídeo vi apenas o início e fechei-o logo, pois não consegui de modo algum ver aquele pequeno animal indefeso a sofrer como estava a sofrer. É este tipo de situações que me perturbam de tal maneira que basta assistir a um bocadinho que fico logo com dores de barriga e bastante incomodada.
Uma das melhores notícias que ja recebi foi quando soube que maltratar animais dá direito a prisão, pois, só desta forma se poderá fazer justiça.
Para concluir, retomo a ideia inicial de que todos os animais devem ser tratados com a dignidade que merecem.

2015.chocolate
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maus tratos a animais

Mensagem  Lia_S4_15 em Seg Set 12, 2016 7:37 pm

Durante muitos anos em Portugal a legislação a este respeito era inexistente, ou seja, não havia nenhuma "punição" para quem maltratasse animais, uma vez que estes eram considerados objetos e portanto sujeitos a qualquer que fosse a vontade dos donos/tutores. Felizmente, como alguns saberão e como já foi referido, a partir de outubro do ano passado passou a existir uma lei que pune os maus-tratos/abandono de animais. Sem dúvida que este foi um avanço positivo, mas estamos ainda muito longe daquilo que seria ideal. Continuam a verificar-se maus-tratos, continuam a ver-se animais abandonados nas ruas, associações sem mãos a medir, animais como galinhas, porcos, vacas...criados em condições miseráveis.
E muitas vezes tudo se poderia resolver com um pouco mais de informação. Não digo que "curasse" todos os nossos problemas, nem por sombras (afinal, o tal rapaz sabia muito bem o que estava a fazer...) mas poderiam evitar-se outros.
Muitas vezes as pessoas não sabem de onde é que vem a carne que estão a comer, nem tão pouco as condições em que são criados esses animais e, honestamente, se ninguém se manifesta contra as grandes empresas pecuárias, porque tomarão elas medidas? Se não conhecem na verdade os custos necessários para manter um cão ou um gato e não estão preparados para eles, como seria de esperar, quando o animal fica doente é muito mais fácil abandonar.
Agora, que muitas vezes agem por pura maldade...isso é impossível negar. Na minha opinião tudo começa desde pequeninos, se uma criança for habituada desde cedo a respeitar os animais, evitar-se-ão situações como as referidas. E, para além do mais, ser-lhe-á muito mais fácil olhar da mesma forma respeitosa para outros elementos mais "fracos", ou pelo menos que são menos capazes de se defender, dentro da própria sociedade.
Como tudo, respeitar os animais é algo que se começa desde pequeno...

Lia_S4_15
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/11/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maus tratos a animais

Mensagem  2016.matildesines em Qui Out 06, 2016 9:27 pm

Não poderia ficar mais feliz por finalmente em Portugal ser criada uma lei que pune aqueles que mal tratam os animais.
Acho doentio a forma como algumas pessoas tratam não só os seus animais de estimação, mas também aqueles que vêm na rua.
A meu ver, os animais merecem ser tratados com respeito e dignidade. Lá porque não são considerados animais racionais, não significa que não tenham sentimentos. Aliás, muitos animais são mais inteligentes do que alguns humanos!
Sem dúvida que o que mais me aborrece são aquelas pessoas que abandonam os animais de estimação ou porque já não os querem, ou porque vão de férias, por inúmeros motivos ridículos que poderiam ser perfeitamente evitados. Acho que estas pessoas não pensam no erro que estão a cometer e não estão a pensar que magoam os animais indefesos.
Penso que devemos minimizar os maus tratos ao máximo, começando por acabar com o uso de peles dos animais para fazer casados, malas, etc, terminar com os circos e touradas...
Acabando com isto e outras ações incoerentes, diminuia-se bastante os maus tratos aos animais!
Por isso, nunca pensem que os animais são objetos ou algo do género, pois eles sentem e pensam como nós e merecem ter dignidade como os humanos!

2016.matildesines
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maus tratos a animais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum