ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Cláudia Sofia Alves
Moderador
Mensagens : 63
Pontos : 157
Data de inscrição : 30/12/2014

A influência dos estímulos na vida do Homem Empty A influência dos estímulos na vida do Homem

Sáb maio 13, 2017 10:55 am
“Quer no espaço público quer no espaço privado, o Homem está permanentemente sujeito a estímulos sensoriais (visuais, auditivos, olfativos, entre outros), por exemplo, através de campanhas publicitárias. Se por um lado, essa experiência pode ser considerada enriquecedora, pode, por outro lado, ser perspetivada de forma negativa.”
A sociedade contemporânea é fortemente influenciada por um amplo conjunto de estímulos que condicionam o seu comportamento e pensamento crítico acerca do meio circundante.
Efetivamente, o Homem está sujeito a uma série de estímulos sensoriais que desencadeiam várias emoções e respetivas ações. Deste modo, o ambiente “gera” estímulos que irão desencadear uma emoção, ou seja, uma reação complexa que se pode manifestar através de mudanças comportamentais, ou em alterações na forma de discernir. A título exemplificativo, veja-se o caso de muitos jovens que modicam a sua conduta devido à influência que os media exercem sobre si, tornando-os ansiosos e inquietos.
Não obstante, os estímulos ambientais podem ser muito benéficos, desencadeando respostas muito positivas e agradáveis. Assim sendo, destacam-se as reações em cadeia, em que, perante a perceção de um determinado comportamento, os indivíduos ficam motivados e tendem a agi de forma semelhante. Verifique-se o exemplo daqueles que se sentem motivados perante atitudes altruístas e solidárias, e que se colocam ao serviço dos mais necessitados, tendo como modelo indivíduos que se distinguem pela sua capacidade de doação ao próximo.
Em jeito de conclusão, é relevante salientar que o Homem, enquanto ser social, necessita da comunicação com o outro e com o meio. Destas relações surgem estímulos que o ajudam a orientar as suas ações.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos