ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

[Debate] Touradas

+79
girassol.30
zito10
mar-4
Maocbr
biazitaaa
Mafalda13
anaferreira27
Maria Lopes
123.321
cinnamon
beatriz correia
Lant11
Flc112005
fcosta
asfr2021
Teresa Costa
100 Nome
qwertyuiop
Catherine
2019.rsantos
L11fm18
Filang0
2017.ritam
jessicadantas
2015.dissf
Ru_ben
inesleitte
a12747
Carvalho_Jeitosão
Juliana Fernandes
rxalmeida
Ana Guedes
lucaslaborim
Lia_S4_15
2015.Paloma
Bruno Filipe
2015.luciapinto
miguelspd
2015.adoropanquecas
2015.chocolate
jamd-9
scpcful
2015.manuelcosta
mariamdscosta
Joaomiguel1
goncaloqueirogasilva
Sophia9
Abel
LucasT1
Inês Teixeira
2good2hell
Ana Rita Ferreira
r4f4centt
luspedro
mélissabastos
luisabandeira
Francisco1998
dave1505
gilmota
dbvg
belinhasousa
afonsonf
joaocolonia
barbara72
ritadiogo
danielabaptista
Claro18
Sérgio Moreira
nunoc
anabatista
aidos
Gabriela Coelho
Sofia Oliveira
Pedro Sousa
Marianajsantos
inês dias
Cláudia Cheio
Catarina Moreira
Filipa Sousa
83 participantes
Ir para baixo
avatar
Ana Guedes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 30/11/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Seg Nov 30, 2015 9:26 pm
Na minha opinião as touradas deviam ser ilegais,pois as mesmas baseiam se no maltrato de animais. Esta cruel ação serve para o homem criar uma certa hierarquia entre o touro e ele próprio, sim porque como o homem é um ser racional e dotado de capacidade de raciocinio é superior ao touro, um animal irracional. Mas se pensarmos bem qual é o fundamentou ou o sentido de tal cruel ação como a de perfurar com ferros um animal!! Isto chega a atingir limites do surrealismo porque tudo isto é absurdo .
A ética exige que não o touro n seja agredido, o que não acontece em touradas.
Basta usarmos o bom senso para perceber que as mesmas sao um ato eticamente condenável.
Outro ponto que na minha opinião necessita de ser esclarecido é o facto de se dizer que " nas touradas respeita-se a natureza do touro, combatendo-o, pois é um animal de combate"
Esta afirmação é um argumento de extrema falsidade pois o touro é um animal inofensivo, mas como é obvio possui instinto protetor e por isso quando é arrancado do seu habitat e colocado numa praça enquanto lhe espetam ferros reage da pior forma como é completamente conpreensivel.
Felizmente, com a evolução da sociedade, estes atos são cada vez mais contestados, basta vermos as teses sobre este assunto, todas as que eu li criticavam as touradas e na minha opinião vão acabar por desaparecer nos raros países onde ainda são tolerados.
Ana Guedes
avatar
Lia_S4_15
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 16
Data de inscrição : 13/11/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Re: [Debate] Touradas

Sex Dez 04, 2015 7:01 pm
Sim, de facto com o aumento de pessoas que são contra as touradas penso que estas acabarão por desaparecer, basta andar pelas redes sociais e vemos que é cada vez maior o número de grupos contra as mesmas, as iniciativas, etc.. Claro que para isso é preciso sensibilizar as pessoas, e da forma correcta, não simplesmente dizendo-lhes que as touradas são "más". Grande parte das pessoas que ainda as apreciam estão mal informadas, e a meu ver é esse o principal problema. Surprised study
avatar
rxalmeida
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 18/10/2015
Idade : 24
Localização : Cavada

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Erro!

Sex Dez 11, 2015 4:38 pm
Sem partir de uma posição contra ou a favor, digo que nesse documento está um erro no meu ponto de vista.
Pois um touro é um animal e como tal não racionaliza. Ao estar parado o homem não era "ameaça" para o animal, e foi apenas por isso que este para e não faz nada. Caso contrário atacaria como faz com os outros toureiros. Very Happy
avatar
Juliana Fernandes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 4
Data de inscrição : 22/09/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Seg Fev 29, 2016 9:59 pm
Pessoalmente sou contra as touradas pois penso que este “desporto” bárbaro não passa de um ato de crueldade no qual o touro é torturado até à sua morte. Não percebo como é que algumas pessoas consideram as touradas como algo “divertido” e estão dispostas a pagar para ver estes animais a serem atacados e, eventualmente, mortos, esquecendo-se que estes animais também têm sentimentos e direitos tal como nós. Ninguém gostaria que o lugar ocupado pelo touro numa arena fosse substituído por um humano, ninguém gosta de ver os humanos, membros da sua espécie, a serem atacados/torturados.
Muitos dizem que as touradas fazem parte da cultura de determinados países mas questiono-me “Como é que estes atos bárbaros podem ser considerados cultura?” Na minha opinião as touradas não passam de uma forma legal de maltratar e abusar os animais.
Visto que o homem é um ser racional dotado da capacidade de raciocínio enquanto que o touro é um animal irracional penso que, enquanto seres racionais, o homem deveria fazer algo para impedir a realização de desportos como este.
Por estes motivos sou contra a realização de touradas.
avatar
Carvalho_Jeitosão
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 22/09/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Re: [Debate] Touradas

Qua Mar 02, 2016 8:10 pm
As touradas são parte integrante da cultura ibérica, e como tal, é muito difícil alterar questões culturais. Dentro dela há várias questões: a primeira é pessoal o que significa que depende muito de cada um pois mesmo muita gente assiste a todo um espetáculo de touradas maravilhado, enquanto que outros abominam esta prática. A outra é cultural, pois esta prática ou "arte" como lhe queiram chamar, trouxe muito ao nosso país, e ele destaca-se nas touradas, em Portugal possuimos das melhores praças de touros, dos melhores toureiros do mundo, temos a cudelaria de Alter que trata dos cavalos que é uma das melhores de todo o mundo, e também algo único português que são os forcados. A tradição das touradas é algo que desde muito cedo é transmitido aos mais novos esta paixão, e é passado de geração em geração os cargos ocupados como no caso dos toureiros. Na minha opinião, não me maravilha nem me atrai em nada o ferir o touro, mas as touradas têm algo único que é o único desporto que conheço em que estamos frente a frente com o animal selvagem que é o touro, e para isso é necessária muita coragem que admiro, e para mim os forcados são absolutamente incríveis pois é o verdadeiro homem vs touro em que a força humana contra a força da besta e nessa altura não se fere o animal e aí sim considerado um espetáculo.
avatar
a12747
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 02/10/2014

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Sex Mar 04, 2016 10:41 pm
Touradas...consideradas desporto, são parte integrante da cultura ibérica e admiradas por milhões!
Para já, quero afirmar e frisar que sou completamente contra este tipo de desportos, em que se recorre à dor e sofrimento dos animais para puro entretenimento do Homem... Tenho alguma dificuldade em chamar humanos a seres que se divertem com a tortura de um animal!
Em primeiro lugar, de que adianta a um país ser defensor de causas que protegem os animais dos maus tratos e abandono e que sensibilizam para este grave problema, se permitem um desporto que tem como principal objetivo torturar os pobre touros, espetando farpas que os deixam a jorrar sangue e deixá-los cansados para no fim os matarem sem dó nem piedade...? Podemos considerar isto, uma inequivocável CONTRADIÇÃO!
Em segundo lugar, os animais, apesar de serem irracionais, algo que os tornas inferiores em relação ao ser humano, está cientificamente comprovado que têm sentimentos tais como a dor ou afeto, com isto quero dizer que não é pelo facto de os touros pretencerem a uma raça inferior e com menos poder que podem servir de passatempo para os mais inteligentes e poderosos, o Homem. Além disso, matar um animal por necessidade alimentar é completamente diferente de o matar após este ter sido torturado e vitíma de violência, algo que deve ser proibido e que transcende qualquer tipo de cultura, pois cada ser vivo tem direito à sua dignidade...
Finalizo o meu discurso, recorrendo a um provérbio popular “ Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”!
avatar
inesleitte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 42
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 24

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas!

Sáb Mar 05, 2016 3:09 pm
Touradas, o espetáculo que oiço falar desde pequenina e nunca percebi o propósito, apesar de todas as minhas tentativas falhadas.
Duvido que algum dia o perceberei e que alguém o perceba realmente.
Pergunto-me qual a diversão de ver um pobre animal correr atrás de homens que não mereciam sequer existir. Os mesmo homens que lhes espetam paus afiados, lanças que apenas lhes trazem dor e depois se riem em tom sinistro.
O que fez aquele animal para merecer tal castigo? Os maus sempre formos nós e sempre seremos. Que tipo de ser se alegra ao ver o sofrimento de animais?
Sou completamente contra as touradas e não percebo como alguém pode ser a favor deste aterrador espetáculo. Peço desde já desculpa pelo radicalismo mas não se considerem boas pessoas se encontram prazer em assistir a este atentado contra a vida animal.
avatar
Ru_ben
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/10/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Qua Mar 16, 2016 8:49 pm
Este é um dos assuntos que, nas duas últimas décadas tem causado bastante polémica em Portugal. E, como só existe polémica quando existem partes em desacordo, o tema das touradas levou a que surgissem dois movimentos, um pró e outro contra.
Do lado dos que são a favor da manutenção das touradas encontram os fundamentos para as suas argumentações no facto de se tratar de uma tradição portuguesa e, como tal, consideram que se deve manter e preservar. Do outro lado, temos os defensores dos animais que alegam que as touradas são causadoras de grande sofrimento para os touros e que são uma forma de entretenimento de uma violência inusitada sobre animais indefesos.
Na minha opinião, as touradas são, efetivamente, espetáculos que mostram, da parte de quem os pratica e de quem assiste, um total desrespeito pelos animais. E mais, manifestam um vazio de sentimentos enquanto, ao invés, se mostram apreciadores de violência gratuita. Como tal, sou assumidamente contra as touradas e não aceito o argumento de se tratar de uma tradição e que deve ser preservada. Isto porque o Mundo evoluiu e com ele a sociedade e a mentalidade. Por isso, se algo está mal, mesmo que se trate de algo que entrou na cultura de um povo e se tornou tradição, não deve ter continuidade. A propósito, lembro aqui de algumas práticas de povos africanos que também são consideradas por eles como tradições e, no entanto, são condenados internacionalmente. Bem sei que, neste caso, se trata de seres humanos mas, os animais também merecem que sejam respeitados os seus direitos. São seres vivos que sofrem, que sentem dor e, por conseguinte, as touradas são espetáculos que mostram a degradação dos sentimentos e tornam visível o lado selvagem do Homem.
avatar
Ru_ben
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/10/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Dom Mar 20, 2016 9:55 pm
Este é um dos assuntos que, nas duas últimas décadas tem causado bastante polémica em Portugal. E, como só existe polémica quando existem partes em desacordo, o tema das touradas levou a que surgissem dois movimentos, um pró e outro contra.
Do lado dos que são a favor da manutenção das touradas encontram os fundamentos para as suas argumentações no facto de se tratar de uma tradição portuguesa e, como tal, consideram que se deve manter e preservar. Do outro lado, temos os defensores dos animais que alegam que as touradas são causadoras de grande sofrimento para os touros e que são uma forma de entretenimento de uma violência inusitada sobre animais indefesos.
Na minha opinião, as touradas são, efetivamente, espetáculos que mostram, da parte de quem os pratica e de quem assiste, um total desrespeito pelos animais. E mais, manifestam um vazio de sentimentos enquanto, ao invés, se mostram apreciadores de violência gratuita. Como tal, sou assumidamente contra as touradas e não aceito o argumento de se tratar de uma tradição e que deve ser preservada. Isto porque o Mundo evoluiu e com ele a sociedade e a mentalidade. Por isso, se algo está mal, mesmo que se trate de algo que entrou na cultura de um povo e se tornou tradição, não deve ter continuidade. A propósito, lembro aqui de algumas práticas de povos africanos que também são consideradas por eles como tradições e, no entanto, são condenados internacionalmente. Bem sei que, neste caso, se trata de seres humanos mas, os animais também merecem que sejam respeitados os seus direitos. São seres vivos que sofrem, que sentem dor e, por conseguinte, as touradas são espetáculos que mostram a degradação dos sentimentos e tornam visível o lado selvagem do Homem.
avatar
2015.dissf
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 23
Pontos : 61
Data de inscrição : 18/09/2015

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Se fossemos nós a levar facadas também gostavamos ?

Sex Abr 22, 2016 7:13 pm
Desde que me lembro que nunca gostei de ver touradas, mas agora ainda odeio mais ! Para mim não é justo os touros levarem facadas como um meio de entretenimento para os seres humanos... É verdade que os animais nos atacam , nos ferem , nos magoam, mas  eles na realidade não os cometem intencionalmente ! Passo a clarificar... Os animais são considerados seres que não tem capacidade para realizarem ações, visto que os seus atos são programados pela natureza ! O ser humano tem plena consciência que está a ser espetado uma faca no touro , e sentem prazer nisso ! A minha pergunta é : Será que também gostávamos de levar facadas ? Seria divertido ver a plateia a aplaudir algo que nos esta a magoar? Provavelmente para muitas pessoas não tem lógica comparar seres humanos com animais , mas é a minha opinião ! Eles não pensam como nós é verdade ! Mas sentem dor e tristeza, as touradas é uma forma de diversão com o sofrimento de animais que não pediram para serem alvo de chicota, que não pediram para estar ali no meio a levar facadas ! O ser humano, muitas vezes é pior que um animal, porque comete crueldades de forma consciente e intencionail ! Os touros não falam e como tal não podem dar a sua opinião, nem podem expressar o que sentem ao estar ali...
Concluindo, as touradas são uma monstuosidade pelo fato de usarem o ferimento de animais como forma de diversão !
avatar
jessicadantas
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 19/09/2013

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Tourada

Seg maio 09, 2016 2:17 pm
Este assunto ultimamente tem sido muito falado e criticado.
Provavelmente a atitude que o touro teve para com aquele homem nem metade da nossa humanidade a tinha depois do que o homem fez ao pobre touro e mesmo assim ainda ninguém acabou com isto.
Na minha opinião isto já devia ter acabado há muito tempo. Qual é a felicidade de um homem ao fazer aquilo a um touro, ao agredir um touro? Ainda pior, qual é a felicidade das pessoas que pagam para ver aquela desgraça?! As pessoas deviam ter consciência daquilo que fazem e de que não tem lógica nenhuma isso.
Para mim isto é uma pouca vergonha e não aceito nada disto. Um homem devia sofrer aquilo que os touros sofrem para verem se gostam! Ía ser horrível se o fizessem, mas a um touro já não há problema ??? É um animal como os outros e tem direito à vida.
avatar
2017.ritam
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 62
Data de inscrição : 15/09/2017

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas, porque continuar com uma tradição?

Sex Dez 07, 2018 3:51 pm
porque continuar uma tradição se esta não traz benefício nenhum para a sociedade?
Tradições como apedrejar homens e mulheres devido a crimes que cometeram onde muitas vezes nem eram culpados foram abolidas e as touradas não são porque?
Estes animais nunca pediram para estar naquela situação nem fizeram mal nenhum para serem violentados de tal forma.
Abusar de um animal indefeso e inocente daquela forma para próprio divertimento do homem devia ser proibido e quem mesmo assim seguisse esses passos devia ser castigado.
Na minha opinião se a sociedade quer divertir-se à custa do sofrimento que façam com as próprias pessoas que acham isso aceitável e admiram uma prática como esta.
Na minha perspectiva o mais correto a fazer era punir as touradas ou qualquer tipo de exploração de animais como o circo e que se a sociedade realmente quer conviver com animais e ter algum tipo de ligação e divertimento com eles que sejam com todas as condições e cuidados que os animais necessitam.
avatar
Filang0
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 20
Data de inscrição : 27/11/2018

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Qui Mar 07, 2019 11:39 pm
Hoje em dia, este assunto tem sido bastante abordado, devido à falta de valores que implica.
De facto, esta é uma tradição que se tem concretizado há vários séculos. Cada vez mais, está presente nas televisões, não só portuguesas, mas por todo o mundo. Nestes "confrontos", os homens enfrentam os touros, animais que marcam a força e virilidade, para que se possam qualificar com estas virtudes taurinas. É completamente absurdo uma atrocidade destas ter tantos adeptos, por várias razões. Em primeiro lugar, estes animais não pedem, nem desejam lutar connosco pois, ao contrário de nós, eles não têm nada a provar! Chega a ser uma atitude egoísta e egocêntrica, pois danificamos gravemente seres inocentes, para nosso próprio prazer e afirmação perante uma sociedade. Em suma, os touros são retirados do seu natural habitat, sofrem imenso e morrem, nas mãos de gente estúpida, que chega a divertir-se com o pânico dos outros seres.
Para além disso, não são unicamente os touros quem sofre. Imensos toureiros são perfurados por chifres e chegam a falecer, após longas e tenebrosas semanas num hospital. Como é que estas pessoas são ignorantes ao ponto de comprometerem a própria vida, por motivos tão fúteis? Na minha opinião, isto é apenas uma forma de chamar a atenção dos demais. Inferiorizarem outra espécie, somente para dar um espetáculo, é sinal de imensa fraqueza e fragilidade interior. Conseguem ainda ser covardes, pois desafiam um animal sem o seu consentimento, após este ter sido arrastado até à fronteira da Morte, devido às deploráveis condições a que é submetido. Estes toureiros têm sempre a seu dispor as armas mais mortíferas, mostrando a sua falta de coragem para um verdadeiro duelo.
Estes são eventos que deviam ser cancelados. Após todos estes avanços na defesa dos animais, na sua "preservação" através do vegetarianismo e no realce da importância que têm na nossa vida, seria apenas ilógico permitir exibições que visassem um desrespeito destes aos animais!
avatar
L11fm18
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 23
Data de inscrição : 02/11/2019

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Sex Dez 13, 2019 4:40 pm
Hoje em dia, existem várias opiniões acerca das touradas. Há quem pense que são uma tradição antiga e magnífica, há outros que acham que são um exemplo de brutalidade e desrespeito.
Na minha opinião as touradas são tortura aos animais, pois causam dor e sofrimento, e não entendo como esta crueldade pode ser chamada de “arte”, “cultura” ou “divertimento”.
As touradas são apenas uma exibição pública da tortura de um animal que é esfaqueado para enfraquecer e depois ser morto. Podemos ter todos os rituais possíveis, mas as touradas não são uma arte, são somente um espectáculo de combate desigual entre homens e animais, cuja essência é a sua tortura para entretenimento coletivo.
Estamos no século XXI e há imensa coisa que precisamos de mudar na sociedade e a meu ver abolir as touradas seriam um passo importante para uma sociedade menos cruel e mais civilizada. No entanto, mais do que as touradas serem proibidas, o melhor era mesmo que as pessoas deixassem de as apreciar e percebessem que não passa de uma tortura aos animais. Isso, sim, seria um grande avanço na mentalidade da sociedade.
Tal como nos, os animais são seres vivos, que apesar de não falarem a nossa língua também tem sentimentos, ou seja, não devem ser inferiorizados e muito menos maltratados só para nosso entretenimento.
Em conclusão, eu acho que as touradas apesar de serem consideradas uma tradição de muitos séculos não significa que devam ser mantidas, pois o que nos estamos a fazer é simplesmente dar continuidade a erros e atos de crueldade cometidos anteriormente.
avatar
2019.rsantos
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 23
Data de inscrição : 21/09/2019
Idade : 20

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Qua Jun 17, 2020 9:43 am
Como é que é possível num mundo tão evoluído, ainda haver gente que apoie as touradas e que afirme que a tourada é arte, é cultura? Como é que é possível denominar uma tourada como um espetáculo? Como é que a morte de um animal no meio de uma arena é considerada tradição? Para mim, as touradas são reflexo de dor, sofrimento e tortura. Tudo menos divertimento, arte e espetáculo. Será que estas pessoas não vêm a expressão de medo e dor do próprio animal?  Onde está a dignidade do animal? Porquê que agem assim, sem dó nem piedade, e para quê? Para se sentirem superiores, para mostrarem que são invencíveis?
Na minha opinião, o argumento da tradição não é um argumento válido, nem tem cabimento. De facto, com o passar dos anos, com o desenvolvimento da sociedade deparamo-nos com muitas “tradições” que foram consideradas inaceitáveis, simplesmente porque a violência e a crueldade não são valores que devem guiar um povo. “Tradições” como a violência doméstica, a discriminação dos homossexuais, a mutilação genital feminina (…), que até então eram um retrato da sociedade, hoje em dia são inaceitáveis e punidas. Então porque motivo ainda são permitidas as touradas? Se aceitarmos a dita “tradição”, então estamos a voltar ao tempo do “cá em casa sou eu que mando e ponto final!”, onde se resolvia tudo com violência, com sofrimento e dor, onde o diálogo não existia, o amor e a fraternidade eram banidos.
“(…) mas as touradas não são uma arte, são a exibição circense de um combate desigual entre homens e animais, cuja essência é a sua tortura para gáudio coletivo.”
Na minha opinião, estes comportamentos são o espelho da mediocridade humana. Os animais também têm os seus direitos e estes devem ser respeitados. Mesmo que não seja humana, trata-se de uma vida, e a diversão e entretenimento não são mais valiosos que uma vida.
avatar
Catherine
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 35
Data de inscrição : 11/10/2020

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Dom Out 11, 2020 5:38 pm
Atualmente, uma das questões que mais se debate, é o facto de as touradas serem ou não moralmente aceitáveis, ou seja, se devem ou não ser legalmente permitidas.
A Tauromaquia é uma atividade que é vista como uma tradição por muitos lugares no mundo, mas será que lá por ser uma tradição, devemos cumpri-la e admirá-la?
A meu ver este tipo de atividades e tradições são, se não um desporto moralmente inaceitável, pelo menos inconsequente. Todos os animais devem ser respeitados e não usados nem maltratados para fins tão supérfluos como o divertimento da espécie humana.
As tradições devem, sim, serem respeitadas, mas esta não está de qualquer forma correta, porque inclui o sofrimento de um animal. O estatuto moral dos animais, deve ser respeitado e de tal modo não devem de servir, só para o nosso divertimento e consequentemente para o sofrimento destes animais.
Portanto, na minha ótica, as touradas, deveriam ser moralmente inaceitáveis e espero que os toureiros cumpram uma pena pesada o suficiente para os dissuadir de praticar touradas, para divertir outros seres humanos, ou até mesmo por ser uma tradição. Como Peter Singer disse: "os animais devem ter os mesmos direitos que os humanos, ou seja, deve haver uma igualdade entre direitos de animais e direitos dos humanos", por isso vamos utilizar esta frase como um alerta para as pessoas no mundo.
Concluo assim, que os humanos são a grande causa para o desenvolvimento do mundo. São a única espécie racional no planeta, e nós necessitamos dos seres vivos para o bem-estar no mundo. Logo acabar com as touradas, seria, como tal, outra razão do progresso e evolução da humanidade.
avatar
qwertyuiop
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 01/11/2020

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Dom Nov 01, 2020 5:11 pm
Apesar de eu não gostar das touradas, eu sou a favor das mesmas.
Na minha opinião, as touradas são uma parte da cultura portuguesa e poucos países têm esta tradição, também atrai turismo o que beneficia Portugal a nível económico. As touradas já vêm de há muito tempo, e como os tempos mudam eu acho que as touradas também deviam mudar, tendo novas regras, para que o touro não se magoe, pois estes atos de crueldade não deviam acontecer no século XXI.
avatar
100 Nome
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 02/11/2020

[Debate] Touradas - Página 3 Empty TOURADAS

Seg Nov 02, 2020 3:19 pm
As touradas é um tema que muito tem sido abordado e protestado nos últimos tempos devido á evolução de forma de pensar das pessoas. É um tema agradável para as pessoas que gostam(penso que atualmente seja na minoria) e de muito desagradável para quem não gosta(maioria) fazendo-se assim pronunciar e protestar contra estas.
Este tema de muitas opiniões a meu ver e é triste pois os tempos evoluíram e a palavra chave para tourada é a tortura, tortura esta de animais indefesos que no fim da tortura são mortos. Os animais não merecem ser torturados de maneira alguma e pior ser um espetáculo para outros ,ou seja, o público se divertir a ver. Sou totalmente contra e a meu ver deviam ser cancelados porque isso não é cultura mas sim apenas transmite dor e mal tratar dos animais.
Atualmente tem havido bastantes protestos contra ,assim como, páginas nas redes sociais e recolha de assinaturas para acabar com as touradas. Tudo isto acaba por ser a favor dos animais.
Concluindo penso que este tema nunca vai ser deixado de falar pois como já disse tem muitas opiniões distintas mas espero e penso estar perto do fim deste tipo de "espetáculos".
avatar
Teresa Costa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/10/2019

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Seg Nov 09, 2020 6:37 pm
Falar de touradas…começo por tentar perceber o porquê de ainda haver gente a apelidar de arte o que não passa
de tortura animal em praça pública.
Ao investigar, li um argumento de um aficionado que dizia “Porque a tourada surgiu como um ritual digno de matar
um touro para o comer. Uma luta de igual para igual em que é dada a oportunidade ao touro de ganhar a luta, ao
contrário do que é feito em matadouros”. Pensei dois segundos e percebi que o argumento era parvo, como todos
os argumentos que defendem a tortura animal em prol do entretenimento humano.
O touro tem chifres e o toureiro tem bandarilha. No entanto, o toureiro costuma ir a cavalo o que é logo uma
desvantagem para o touro. Depois, que tal experimentar fazer tourada num descampado em vez de numa arena?
Num descampado, o touro tinha a opção de ir embora e isso tornaria a luta mais justa. O animal quadrúpede
poderia olhar para o toureiro e dizer “Não estou para isto”, virava costas e ia à sua vida. Uma luta nunca pode ser
justa quando se coloca um dos seus intervenientes entre a bandarilha e a parede, pois nesse caso, resta-lhe apenas
lutar e não outra via.
Não perco os dias a pensar nos touros, claro que há coisas muito piores na nossa sociedade, mas abolir as touradas
seria um passo importante para um caminho que me parece o certo e que é o de uma sociedade menos cruel e
mais civilizada. No entanto, mais do que as touradas serem proibidas, o que eu gostava mesmo é que as pessoas
deixassem de as apreciar e percebessem que não passa de tortura. Isso, sim, seria um avanço civilizacional. Há
quem defenda o referendo sobre este tema, mas parece-me uma luta mais desigual do que a tourada em si porque
muitos dos aficionados, me parece, não sabem ler.
avatar
asfr2021
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 25/10/2020

[Debate] Touradas - Página 3 Empty As touradas

Seg Abr 19, 2021 4:51 pm
As touradas são uma forma de espetáculo e de lazer muito frequentada, que surgiu nos finais do século XII na Península Ibérica. Este acontecimento consiste na lide de touros bravos por homens seja em pé ou a cavalo.
A verdade é que durante muitos anos esta foi uma das principais formas de lazer das pessoas, mas que atualmente é um “espetáculo”, considerado por muitos inclusive por mim, abominável. O facto de termos de magoar e ferir animais apenas para diversão do público é uma ideia horrível e que nos traz certo desconforto.
A cultura é tudo aquilo que contribui para uma humanidade mais sensível, inteligente e civilizada, logo, as touradas demonstram exatamente o contrário, porque o que acontece nelas é apenas violência, sangue e crueldade para com os touros. As touradas vão contra os direitos dos animais, porque se nós temos os nossos direitos, os animais também o têm e colocá-los em risco, magoá-los e utilizar uma raça em extinção como os touros bravos para entretenimento do público é desumano.
Porém, as touradas não afetam apenas os touros mas também os cavalos que são utilizados pelos homens, pois quando acontece o embate entre estas duas espécies de animais tanto o touro como o cavalo podem sair feridos. Estes animais de montaria também sofrem com as investidas do homem que o está a montar, pois podemos observar durante as touradas que o toureiro bate várias vezes nos cavalos para o incitar a ir contra o touro.
As touradas não são cultura, cultura é tudo aquilo de bom que nos representa enquanto povo e que nós nos orgulhamos de ter e mostrar.
avatar
fcosta
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 20/09/2021

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Re: [Debate] Touradas

Sex Out 15, 2021 1:20 pm
Muito sinceramente, continuo sem perceber como é que há gente a aceitar este tipo de coisas. Muitos dão a desculpa do "é cultura" e que é uma tradição que devemos continuar. Eu acho isto um absurdo: antes de mais, as touradas não são cultura, são rituais de tortura apenas em prol do suposto divertimento humano, e mesmo que o fossem não suporta a ideia de que são corretas. A cultura nem sempre está certa, aliás, é muitas vezes errada.
Os animais, neste caso os touros e cavalos, sofrem a cada tourada que é feita, são maltratados e usados apenas como objeto, parecendo peças de um jogo que é comandado pelo Homem. São seres dignos, assim como nós, seres que sentem a dor, o desespero e o medo, e se não andamos por aí a espetar ferros nas pessoas, por que razão haveríamos de o fazer num ser completamente inocente, e para fins completamente descabidos?
Na minha opinião, as touradas deveriam ser abolidas e ilegalizadas o mais rapidamente possível!
avatar
Flc112005
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 09/11/2021

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Sex Nov 12, 2021 10:48 pm
Existem muitos debates sobre este tema. É um facto que muitos países têm as touradas como um dos seus passatempos pois faz parte da sua cultura. Na minha opinião as touradas são ridículas, pois vamos apoiar a morte/ sofrimento de um animal.
As pessoas que assistem e praticam as touradas não se preocupam minimamente com o sofrimento do animal, apenas praticam o por lazer e prazer, mas existem várias maneiras de passarem o tempo sem ser a ver touradas. Além do sofrimento do touro, a prática das touradas trás consequências negativas aos homens, pois muitas vezes ficam feridos e em alguns casos até acabam por morrer.
Em Espanha, os touros são mortos na arena à frente de toda a gente, o que é ainda mais desumano ( em Portugal isso é proibido). Gostava de mudar a mentalidade da pessoas que ainda aceitam as touradas para fins lúdicos e assim os animais poderiam viver mais tranquilos e saudáveis.
avatar
Lant11
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 40
Data de inscrição : 21/09/2021

[Debate] Touradas - Página 3 Empty As touradas

Dom Nov 14, 2021 12:07 am
No meu ponto de vista as touradas são uma forma de maltratar o animal, que tal como nós é um ser com direito à vida. As touradas não são de todo um espetáculo, ou entretenimento como muitos dizem ser pois para isso era necessário o bem estar de todos os presentes o que tal não acontece. Muitos afirmam que é uma tradição e que por isso tem que ser preservada, no entanto é apenas uma forma que o ser humano encontrou no passado de mostrar que era mais forte e que tinha poder sobre o "outro". Nem todas as tradições têm que ser mantidas e para a evolução do nosso mundo para melhor é certo que muita coisa tem que mudar. Se fossemos nós ia-mos gostar? tenho a certeza que não e que aí já quase toda a gente ia concordar que era um ato errado. Desta forma concluo que a realização das touradas na minha opinião é moralmente incorreta e inadmissível.
avatar
beatriz correia
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 21/09/2021

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Touradas

Seg Nov 22, 2021 7:07 pm
Hoje em dia, as touradas dividem muitas opiniões. Há quem pense que são uma tradição antiga, há outros que acham que são um exemplo de brutalidade e de desrespeito e há ainda pessoas que gostam de as ver, mas acham que provocam sofrimento.
Pessoalmente sou completamente contra as touradas e acredito que são apenas meras demonstrações de brutalidade e crueldade pelo sofrimento provocado aos touros só para entretimento e passamento da população a ver tortura animal.
Uma coisa é matar os touros sem que sofram outra coisa é tortura-los espetando farpas que os deixam a jorrar sangue e pô-los cansados para no fim os matarem sem dó nem piedade.
Lembrei-me do ditado “ Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti” e achei que se aplica claramente a esta situação e a todas as pessoas que afirmam que gostam de touradas, porque na minha opinião se pensassem e se puserem no lugar do touro não gostariam de ser primeiramente torturados e acabarem logo a seguir mortos. Aqui, não se trata de matar para sobreviver, trata-se de torturar e matar por divertimento e eu pergunto, que mal terão feito os touros? A meu ver, nenhum. São apenas considerados uma raça inferior e com menos poder e infelizmente servem de passatempos para os mais inteligentes e poderosos.
Em suma, acho que as touradas podem ser perfeitamente substituídas, por exemplo, por idas ao cinema, ao teatro, a concertos, ou a acontecimentos desportivos, pois estas atividades entretêm e divertem as pessoas e não prejudicam os touros, nem privilegiam a violência animal.
avatar
cinnamon
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/09/2021

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Será aceitável continuar a prática de touradas em pleno séc. XXI?

Qua Nov 24, 2021 7:17 pm
Para mim, procurar entretenimento com o sofrimento dos animais não é aceitável.
“Touradas são uma forma de cultura”.
Escravidão ,durante um período de tempo, também foi considerada cultura, mas não significa que se deva praticar a mesma nos dias de hoje.
Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e sensibilizada.
A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que desrespeita a vida jamais poderá ser considerada arte ou cultura.
“Os touros nascem para ser domados. São animais fervorosos por natureza”.
Não concordo que estes animais pertençam sobre domínio humano. Dentro das praças tornam-se violentos porque se estão a tentar defender e sobreviver, ficam mais agitados pois estão desorientados e assustados.
Estes animais, no seu habitat, tem um comportamento como os demais, possuindo o temperamento e personalidade característico.
Nota: Não nos podemos esquecer que além dos touros também os cavalos são testados e abusados.
Defendo que a “tauromaquia é uma atividade de culto do sangue e da violência sobre os animais”.
Infelizmente, esta atividade ainda tem lugar na nossa sociedade, principalmente, devido a motivos económicos que são superiores à cobardia que o homem exerce nos animais.
Conteúdo patrocinado

[Debate] Touradas - Página 3 Empty Re: [Debate] Touradas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos