ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

[Debate] Touradas

+79
girassol.30
zito10
mar-4
Maocbr
biazitaaa
Mafalda13
anaferreira27
Maria Lopes
123.321
cinnamon
beatriz correia
Lant11
Flc112005
fcosta
asfr2021
Teresa Costa
100 Nome
qwertyuiop
Catherine
2019.rsantos
L11fm18
Filang0
2017.ritam
jessicadantas
2015.dissf
Ru_ben
inesleitte
a12747
Carvalho_Jeitosão
Juliana Fernandes
rxalmeida
Ana Guedes
lucaslaborim
Lia_S4_15
2015.Paloma
Bruno Filipe
2015.luciapinto
miguelspd
2015.adoropanquecas
2015.chocolate
jamd-9
scpcful
2015.manuelcosta
mariamdscosta
Joaomiguel1
goncaloqueirogasilva
Sophia9
Abel
LucasT1
Inês Teixeira
2good2hell
Ana Rita Ferreira
r4f4centt
luspedro
mélissabastos
luisabandeira
Francisco1998
dave1505
gilmota
dbvg
belinhasousa
afonsonf
joaocolonia
barbara72
ritadiogo
danielabaptista
Claro18
Sérgio Moreira
nunoc
anabatista
aidos
Gabriela Coelho
Sofia Oliveira
Pedro Sousa
Marianajsantos
inês dias
Cláudia Cheio
Catarina Moreira
Filipa Sousa
83 participantes
Ir para baixo
avatar
123.321
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 27
Data de inscrição : 29/09/2021

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Re: [Debate] Touradas

Qui Jan 13, 2022 7:38 pm
As touradas são algo bastante típico do nosso país. Muitos portugueses (e não só) gostam deste tipo de espetáculo cultural achando-o único e emocionante. Este tipo de atuação consiste na pega de touros bravos por um cavaleiro montado a cavalo que segundo as suas regras éticas, arrisca a sua vida para criar esta arte apreciada por muitos. A meu ver, as touradas são um tipo de espetáculo que deveria de deixar de existir, uma vez que provocam a felicidade do público tendo por base o sofrimento do animal. Eu acho um absurdo, em pleno século XXI ainda existir este tipo de mentalidade por parte das pessoas, onde supostamente todos os animais são inferiores ao ser humano. O que muitas pessoas não sabem, é que para além de este animal sofrer no decorrer do espetáculo, já muito antes de este começar o animal já se encontra em sofrimento, uma vez que é colocado num recinto escuro sem água e alimento. Para além disso, dão-lhe laxantes que provocam diarreia, e são lhe cerrados os chifres tornando-os sensíveis e dolorosos ao toque, tudo isto para tornar o animal cada vez mais fraco antes da cena. Este tipo de crueldades que foram agora enunciadas foram apenas algumas das que são feitas, e acho que nem é preciso explora-las mais porque lá no fundo toda a gente sabe que o espetáculo em si já provoca grande sofrimento ao animal, para nem falar que esta atividade cultural provoca a morte violenta do animal que é felicitada pelo público. Só não consigo perceber como este tipo de barbaridades continuam a acontecer, e por isso, penso que ninguém deveria participar nem apoiar este tipo de crueldade parando de olhar apenas para o bem-estar humano e começar a olhar para o bem-estar comum, pois com certeza nenhum de nós gostaria de estar no lugar destes pobre touros.
avatar
Maria Lopes
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 31
Pontos : 87
Data de inscrição : 25/09/2021

[Debate] Touradas - Página 4 Empty O Absurdo das Touradas

Dom Mar 20, 2022 12:17 am
As touradas baseiam-se numa corrida de touros que para alguns é considerada uma tradição.
Sobre este assunto tenho a dizer que não consigo entender quem é a favor do mesmo.
Existem touradas que apenas consistem numa corrida de touros em que não massacram o mesmo, as quais não tenho nada contra pois são consideradas um desporto e até um entretenimento.
Depois existem as touradas em que também ocorre corridas de touros, mas também ocorre massacre do mesmo ao espetarem uma espécie de paus com o bico afiado sobre o pescoço ou corpo do touro, estando a tortura-lo.
Acho que não cabe na minha cabeça alguém ser capaz de fazer esta tamanha crueldade a um ser vivo e acho que não faz qualquer sentido ser divertido ver alguém a torturar um animal.
Por estes motivos, penso que não deveria ser permitido este tipo de touradas.
avatar
anaferreira27
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 30
Pontos : 64
Data de inscrição : 20/09/2021

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Touradas sim ou não?

Seg Abr 04, 2022 10:04 pm
Como sabemos nos últimos tempos as touradas têm vindo a ser um alvo de muitas críticas, mas afinal será que existe razão para tal? Claro que sim. As touradas apesar de em muitos países fazerem parte da sua cultura deviam de ser proibidas porque é inaceitável como estas movem milhares de pessoas a uma arena para assistirem ao sofrimento de um animal que não escolheu estar lá e que nada fez para merecer tal sofrimento.
Acho que as pessoas que gostam de touradas não pensam realmente naquilo que estas envolvem para além do sofrimento que causam ao touro acabam também por fazer sofrer os cavalos. E muitas destas pessoas usam como argumento " Ah mas também os matamos para comer" sim é verdade, porém existe uma grande diferença nós matamos para sobreviver é a cadeia alimentar mas quem vê e gosta de touradas, gosta de matar os touros por puro entretenimento quando o podem ter a ver um filme ou qualquer outra atividade.
Na minha opinião é um NÃO ÀS TOURADAS, TRATEM OS ANIMAIS COM A DIGNIDADE.
avatar
Mafalda13
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 05/11/2021

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Touradas

Qui Jun 02, 2022 11:38 am
O tema das touradas tem sido bastante discutido nos últimos tempos, com as tentativas sucessivas de as proibir, e as respetivas retaliações dos tauromáquicos, muito ofendidos por lhes tentarem tirar o seu “legítimo direito” de fazer animais sofrer para o seu requintado, tradicional e honrado prazer.

No entanto, aquilo que para mim difere esta discussão de muitas outras é a falta de argumentos a favor decentes, algo mais do que “porque é giro” ou “porque é cultura, e quem não gosta não precisa de ver”. Na minha opinião, ver um touro a ser espetado e a sangrar não é prazeroso e nunca achei que se deve fechar os olhos a situações com as quais não concordamos.

avatar
biazitaaa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 42
Data de inscrição : 23/10/2022
Idade : 17

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Touradas

Dom Out 23, 2022 10:34 am
As touradas são um dos assuntos que mais têm vindo a ter impacto na sociedade contemporânea, gerando várias manifestações da mesma.
A meu ver as touradas ou corrida de touros, como lhe queiram chamar, apesar de ser algo praticado desde o século XII, por isso ser considerado tradição, é completamente inadmissível ainda ser momento de lazer para alguns em pleno século XXI. Não consigo perceber como é permitido nos dias de hoje haver a criação de um certo animal, neste caso os touros, só para fins deste nível. Choca-me haver pessoas que compram bilhetes para ver um animal sofrer em praça pública e em que o seu destino já está traçado desde o seu nascimento até à sua matança. Os touros são criados, muitas vezes não nas melhores condições, e apenas aguardam que a sua morte chegue. Com isto defendo sim que as touradas deveriam ser abolidas, pois é um conceito desumano.
avatar
Maocbr
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/09/2022

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Re: [Debate] Touradas

Sex Nov 11, 2022 3:45 pm
A tauromaquia ou, numa das suas principais expressões, tourada ou corrida de touros, é um evento que consiste na lide de touros bravos, a pé ou a cavalo. As touradas representam o domínio do homem, da razão, sobre a força bruta e violenta do animal, onde o homem tenta lidar um animal que é livre de se defender, com objectivo de criar arte.
Na minha opinião as touradas não se deviam realizar, a menos que seja garantido que não haja violência nem agressão aos animais. Pois estes são seres vivos, não merecem sofrer sendo feridos pelos humanos, têm sentimentos tal como os humanos. Na maior parte do mundo, é crime maltratar os seres humanos, então porque é que quando se maltrata estes animais é considerado arte? Também não deveria ser crime maltratar os animais desta forma. O sofrimento de um ser humano é superior ao de um touro? O ser humano querendo se sentir superior precisa de desprezar outro ser vivo mesmo tendo consciência disso. Será o ser humano um ser assim tão racional?

avatar
mar-4
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 22
Pontos : 40
Data de inscrição : 15/09/2022

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Re: [Debate] Touradas

Dom Nov 27, 2022 2:34 pm
Touradas…Este conceito não devia sequer existir. Tourada é um evento que consiste na lide de touros bravos, a pé ou a cavalo.Em Portugal algo bastante próprio da região sul.Para mim é impossível pensar que alguém paga e se diverte ao ver seres humanos a provocar animais. É errado pensarmos que os animais não estão a sofrer. Eles sofrem, são mamíferos tal e qual nós, por isso se és um grande adepto de touradas pensa como reagirias e ficarias se te provocassem e maltratassem. Não existe fundamento válido para este conceito. Este espetáculo para muitos e atentado para muitos outros custa a vida de muitos animais e humanos. A minha prima que vive no sul, completamente contra as touradas tinha um amigo que também o era mas que foi obrigado a ir pela família. Nunca mais regressou a casa, faleceu agredido por um touro que posteriormente tinha sido provocado… Infelizmente ainda há gente que apoia as touradas e que se diverte com os maus tratos feitos aos animais. Isto custa vidas!É desumano! Porque não divertirmos-nos a alimentar estes animais, a dar lhes amor e uma casa..!? Isso sim é algo humano que merece ser valorizado!
avatar
zito10
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 17
Pontos : 19
Data de inscrição : 06/11/2022

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Re: [Debate] Touradas

Seg Fev 27, 2023 12:18 pm
A tourada é um evento controverso que ocorre em vários países, principalmente na Espanha e em Portugal.
Durante a tourada, um touro é solto numa arena, enquanto toureiros vestidos com equipamentos coloridos tentam dominá-lo ou matá-lo com espadas.
A tourada vem a ser criticada por muitas pessoas, incluindo ativistas dos direitos dos animais, que consideram a prática cruel e desumana. Os touros são forçados a lutar e são frequentemente feridos ou mortos durante a luta. Além disso, muitos argumentam que a tourada é uma forma de entretenimento bárbara e que a violência associada a ela deve ser banida.
No entanto, há também aqueles que defendem a tourada como uma tradição cultural bastante importante. Eles alegam que a tourada é um símbolo de identidade nacional e que sua prática deve ser protegida. Também argumentam que os touros são criados especificamente para esse propósito e que muitos touros são bem cuidados antes e depois da luta.
Apesar das opiniões divergentes sobre a tourada, a prática continua a ser muito popular em algumas regiões de Espanha e de Portugal. No entanto, em muitos outros países, a tourada é considerada cruel e é proibida. À medida que as preocupações com o bem-estar animal crescem mo mundo todo, é possível que a tourada continue a enfrentar uma oposição cada vez maior e que sua prática seja eventualmente abolida.
avatar
girassol.30
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 03/11/2022

[Debate] Touradas - Página 4 Empty touradas

Qui Mar 02, 2023 10:10 pm
As touradas são consideradas tradição e arte, em Portugal. E arte não se discute, cada um tem a sua opinião e maneira de pensar diferente, mas, ainda que, na minha ótica, existam muitos mais pontos negativos do que positivos no que toca a esta questão, existem, por muito incrível que pareça, alguns pontos positivos, alguns exemplos disso mesmo são a atração turística que esta atividade proporciona a muitas zonas do país, o que ajuda na economia e no desenvolvimento da cultura da população, ou a contribuição desta atividade na preservação das espécies, pois, caso não houvesse touradas, provavelmente já muitas estariam extintas, e a meu ver é muito menos doloroso para o animal ser morto na arena a “sangue frio” do que por vezes esperar durante meses para o dia de ir para o matadouro.
No entanto existem animais que sofrem muito mais por causa das pessoas (que muitas das vezes se dão como "defensoras dos animais"), tomando como exemplo o abandono de cães e gatos, e reconhecendo a situação de quando os donos vão de férias e deixam os animais, durante dias sem comida, água, ou qualquer tipo de atenção. Contudo, creio que ainda ninguém viu nenhum touro abandonado pela rua, ou a morrer no pasto com fome ou sede...
avatar
user1604
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/04/2023

[Debate] Touradas - Página 4 Empty TOURADAS

Sex maio 12, 2023 8:47 pm
A tauromaquia ou tourada, é um evento que consiste na lide de touros bravos, a pé ou a cavalo. Os primeiros registos desta cultura remontam ao século XII, sendo que a sua expressão mais forte sempre ocorreu na Península Ibérica. Nos últimos anos os eventos tauromáquicos têm despertado um intenso debate entre os respetivos apoiantes e críticos.
Na minha ótica, são uma demonstração de incivilidade. Um espetáculo que se alimenta da dor e sofrimento de um animal enquanto uma arena aplaude as bandarilhas espetados no dorso de um touro.
A verdade é que ninguém a favor das touradas pode negar que, numa corrida de touros, se provoca stress e sofrimento a um animal. Independentemente ou não de ser esse o objetivo, é esse o resultado.
Não é possível ser aceite que, o argumento das touradas serem tradição  e fazerem  parte do património de Portugal uma vez que as tradições não são eventos sagrados sendo que estão constantemente em mudança.
avatar
La fiênix
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 32
Data de inscrição : 19/10/2023

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Touradas

Qui Nov 23, 2023 7:30 pm
Uma tourada é um espetáculo que decorre num recinto público cercado, no qual toureiros incitam um touro bravo a lutar até à morte.
Esta prática foi desaparecendo ou sendo proibida em todo o mundo mas persiste em Portugal, em Espanha e no sul de França.Em grande parte do território português é proibido matar o animal na arena sendo este depois morto no matadouro, longe dos olhares do público.
Quem é contra as touradas defende que é desumano usar animais para gerar entretenimento, principalmente se este é conseguido à custa do seu sofrimento.
Já quem é a favor afirma que as touradas fazem parte da cultura portuguesa e por esse motivo não se deve acabar com ela.
Na minha opinião acho que se deve acabar com as touradas faseadamente(por fases) já que o touro é um ser vivo e não devemos tirar proveito do sofrimento deste.
avatar
Rios da régua
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 14/11/2023

[Debate] Touradas - Página 4 Empty As touradas sim ou não?

Seg Nov 27, 2023 12:02 pm
As touradas em Portugal têm sido uma tradição enraizada na cultura, suscitando diferentes opiniões. Alguns veem-nas como uma expressão artística e cultural, enquanto outros contestam a prática devido ao sofrimento animal associado. A discussão sobre a ética por trás das touradas continua a gerar divergências na sociedade portuguesa…na Espanha as touradas são vistas como um divertimento para o povo…algo que em Portugal não é visto como tal, chega a ser horrível a opinião que as pessoas têm sobre as touradas, mas os animais? Os animais que sofrem durante esse “divertimento” acho que eles não acham muita graça…e na minha opinião também não acho piada.
avatar
Car747fs
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 18
Data de inscrição : 29/09/2023

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Re: [Debate] Touradas

Qui Fev 08, 2024 6:46 pm
As touradas persistem em Portugal, Espanha e sul de França.
Uma tourada em Portugal dura 3horas onde são "lidadas" 6 touros.
Esta é uma tradição que predomina mais no centro e sul de Portugal e tem desaparecido no Norte, talvez devido a religião.
Se recuarmos até a idade média, vemos que na cidade do Porto houve vários espetáculos touromaquicos que acabaram com a monarquia.
Os portuenses começaram a desinteressar-se pelo espetáculo e repudiavam o maltrato aos animais, o que levou a falência de empresas tauromáquica.
As opiniões sobre as touradas são muito controversas e depende muito da maneira de pensar de cada um.
Apesar de haver pessoas que não vêem nenhum mal nas touradas, para mim, é desumano usar animais para entretimento humano especialmente quando o espetáculo é conseguido à custa do seu sofrimento desnecessário, também acho que não é tradição, porque as tradições dignificam o Homem e a selvajaria tauromáquica coloca o "homem" abaixo da escala animal.
A tourada é um jogo injusto em que os únicos sujeitos ao perigo são o cavalo e o touro.
A tourada deseduca e insensibiloza o público.
É pura crueldade e maldade e apela aos maus instintos, aos maus tratos dos animais.
Concluindo, os seres verdadeiramente humanos não alimentam a crueldade e ganância de indivíduos que vivem da tauromaquia e a custa dos nossos impostos, e que ao torturar seres inocentes, inofensivos e indefesos, envergonham Portugal e toda a Humanidade.
Conteúdo patrocinado

[Debate] Touradas - Página 4 Empty Re: [Debate] Touradas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos