ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
anaaa´s
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 24
Data de inscrição : 15/09/2023

[Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida. Empty [Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida.

Dom Set 24, 2023 1:55 pm
   A adolescência é a altura mais desafiadora das nossas vidas, é onde tudo muda, não só fisicamente como psicologicamente, é onde nos encontramos, onde percebemos realmente o que se passa na nossa cabeça, na nossa vida, na sociedade…
  Nos anos em que somos adolescentes, passamos pelas melhores fases das nossas vidas, mas também pelas piores, e quando os piores momentos chegam, percebemos que nem tudo é um mar de rosas.
   Na adolescência:
  •  começamos a ter a nossa própria opinião, que muitas vezes não é ouvida ou respeitada; 
  • criamos a nossa verdadeira personalidade, por vezes mal interpretada pelos que nos rodeiam; 
  • começamos a ver o mundo com os nossos próprios olhos, e assustamo-nos com as injustiças a que estamos sujeitos;
  • estudamos muito para ter boas notas e uma boa média;
  • vivemos quase só para a escola. 

Mas claro, não são só coisas más, temos as amizades, namoros, saídas, a sensação de confiança, de liberdade de expressão, e muitas outras coisas que nos fazem gostar de ser jovens.
   Durante estes anos, iniciamos um novo capítulo e entramos numa nova etapa das nossas vidas, que quando concluída, dá início a outra, a vida adulta! Muito esperada, mas também muito temida, cheia de novas preocupações e receios.
   Para finalizar, a adolescência, é uma etapa da vida bastante complicada, mas também bastante necessária para que possamos amadurecer e crescer, são sem dúvida os anos dos quais mais vamos sentir saudade futuramente, e quando formos mais velhos, ao recordá-los, vamos voltar a querer vivê-los, da mesma forma que hoje ao pensar-mos na nossa infância sentimos vontade de voltar a ela!
   Como se costuma dizer: "Queria voltar a ter 18 anos, mas saber o que sei hoje".
avatar
Afrodite_
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 26/09/2023

[Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida. Empty Re: [Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida.

Sáb Nov 04, 2023 8:25 pm
A adolescência é uma fase de transição na vida de uma pessoa que marca a passagem da infância para a idade adulta. É um período caracterizado por mudanças físicas, emocionais, sociais e psicológicas significativas. Em Portugal, a adolescência abrange a faixa etária entre os 10 e os 19 anos.
Uma das mudanças mais visíveis na adolescência é o rápido crescimento e desenvolvimento físico. Os adolescentes passam por uma longa jornada de crescimento, que é acompanhada por mudanças corporais. Isso inclui o desenvolvimento dos seios nas meninas, o crescimento da barba nos meninos e alterações na voz de ambos os sexos. Estas transformações físicas muitas vezes levam os adolescentes a tornarem-se mais conscientes de sua aparência e a enfrentar questões relacionadas à sua imagem e à autoestima.
Além das mudanças físicas, os adolescentes também passam por um processo de desenvolvimento emocional e aprendizagem. Eles estão no processo de formar a sua identidade e de se tornarem mais independentes. Isto pode levar a conflitos com os pais, à busca de autonomia e à experiência de novos comportamentos e ideias. É um momento em que os adolescentes começam a questionar o mundo ao seu redor e a desenvolver as suas próprias opiniões e valores.
A adolescência é uma fase em que normalmente as pessoas começam a preocupar-se com a opinião social e a busca intensiva de serem aceites perante a sociedade. Os adolescentes geralmente afastam-se da família e buscam a aprovação dos seus pares. Isto pode levar a pressões sociais e influências externas que podem influenciar as suas decisões e comportamentos.
Além disso, a adolescência também é uma fase em que questões de saúde mental, como ansiedade e depressão, podem surgir. A pressão para se encaixar e as mudanças hormonais podem afetar o bem-estar emocional dos adolescentes. É fundamental que os adultos estejam atentos a estas questões e ofereçam apoio emocional e orientação quando é necessário.
Em resumo, a adolescência é uma fase de mudanças profundas e complexas, que envolvem aspectos físicos, emocionais, sociais e de aprendizagem. É um período de descoberta, crescimento e transformação, onde os adolescentes enfrentam desafios e oportunidades para se desenvolverem como indivíduos. É importante que a sociedade e os adultos que cercam os adolescentes ofereçam apoio e orientação durante esta fase crucial da vida.
avatar
mar-4
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 22
Pontos : 40
Data de inscrição : 15/09/2022

[Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida. Empty Amor

Qua Nov 08, 2023 6:37 pm
O amor nem sempre é um mar de rosas, é muitas vezes uma rosa acabada de colher com pequenos picos no seu caule.
Saber amar é muita das vezes difícil, principalmente quando deixamos o outro ser o que verdadeiramente deseja ser. Alguém que amamos desejar algo que não apreciamos. Saber amar é muita das vezes deixar o outro ir, deixar que o outro nos desiluda e volte a conquistar. O amor dói, o amor arde e o amor acaba. 
Somos seres diferentes e independentes, mas um só. E quando não te deixo sonhar nunca é para te enjaular mas sim para te proteger. Porque te amo e porque te desejo. Não o faço porque quero, mas sim porque te quero! É difícil e ingrato descrever o amor, porque para ti é uma jaula para mim é amor. Eu limito me á dor e á aceitação de que tenho de te deixar voar, porque te amo, de que tenho de te acompanhar, porque te amo, de que tenho de o aceitar porque preciso de ti. 
Só queria que percebesses e te arrependesses  apenas uma vez para poderes sentir a minha insegurança. Só queria que fosse uma fase de descoberta, curta e de grande aprendizagem. Tudo o que possas fazer pode doer muito, mas continuarei a teu lado a dizer te tudo tal e qual como da primeira vez. Podes ter me vencido pelo cansaço… mas continuarei a pensar exatamente o mesmo. Limito me a ser uma apaixonada que permite tudo em silêncio, com o meu saber. 
O amor é o sentimento mais completo e mais complexo. O amor é o que sinto por ti e espero mesmo que saibas que o digo porque te amo!
Conteúdo patrocinado

[Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida. Empty Re: [Opinião] A adolescência de uma forma muito resumida.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos