ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Mrs.Mirtis
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 24
Data de inscrição : 10/11/2023

[Opinião] A adolescência Empty [Opinião] A adolescência

Sáb Dez 09, 2023 10:04 pm
Normalmente costumam dizer que a adolescência é a melhor fase das nossas vida, e eu entendo porque muitas pessoas dizem isso ate porque não temos tantas responsabilidades como os adultos mas eu não concordo, eu acho que depende muito de cada um e como correu essa fase e os acontecimentos que ocorreram nela.
Ser um adolescente não é uma tarefa fácil nos temos que a aprender a conciliar a escola, com a família, os amigos e com outras atividades o que nos deixa muitas vezes exaustos e com vontade de desistir dos nossos objetivos, muitos adolescentes nem dormem com ansiedade, sem falar na taxa elevada de suicido cometidos por adolescentes que aumentou especialmente em 2020 que foi a época da pandemia do COVID, pois era a época que muitos jovens não poriam sair de casa para se divertir com seus amigos e “esquecerem” um pouco das suas obrigações do quotidiano.
Mas obvio que ser um adolescente não é uma coisa péssima, também tem vários pontos positivos como o exemplo que normalmente temos mais energia que as pessoas mais idosas e mais capacidades de fazer atividades físicas, também não temos o problema de pagar as contas, por exemplo, da casa e também frequentamos a escola o que por um lado é muito bom porque vemos nossos amigos e tem realmente alguns jovens dizem que a escola é a segunda casa deles, não só por passarem muito tempo nela, mas também por se sentirem bem no ambiente escolar o que infelizmente não acontece a muitos adolescentes.
Eu considero que esta fase da adolescência é muito importante não só descobrirmos quem somos e as nossas preferências mas também para aprendermos lições para irmos preparados para a próxima etapa que é a fase adulta!
avatar
Buberry
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 15
Data de inscrição : 14/09/2023

[Opinião] A adolescência Empty Re: [Opinião] A adolescência

Seg Dez 11, 2023 10:27 pm
Eu posso afirmar com toda a certeza, pela minha experiência, de que a adolescência não é nem de perto a melhor fase na vida do ser humano. 
  Ser adolescente é encontrar-se, descobrir-se, desenvolver a personalidade, aprender com os erros e saber lidar com eles (coisa que acontece na fase adulta mas não é tão recorrente). É saber lidar com isso tudo de forma intensa, porque quando somos adolescentes achamos que tudo é o fim do mundo e/ou acabamos por sofrer por antecedência.
  Nesta fase, costumamos ter o nosso primeiro amor e experienciamos novos sentimentos, emoções e até mesmo conexões. Encontramos, também, algo em que acreditar, e poder ser o nosso reconforto, como por exemplo a fé, espiritualidade, etc.
    A escola pode ser um aspeto positivo ou negativo, acho que vai dependendo dos problemas pelos quais a pessoa pode estar a passar, se tem motivação ou até se tem competências para tal. 
    É comum, também, ter alguns problemas com os encarregados de educação (pais, avós, tios, etc), pois, como é óbvio, eles foram criados em tempo diferentes e podem ter uma mente mais fechada em relação a certas coisas que hoje em dia já são mais normalizadas (tatuagens, piercings, estilo, sexualidade, género, etc).
   Porém, nem tudo é mau, podemos aproveitar novas experiências sem ter a responsabilidade de muitas coisas, como as contas para pagar, horários para cumprir rigorosamente, etc.
   Concluindo, a adolescências tem muitos altos e baixos, no entanto eu acho que a melhor idade é dos 17 aos 21. Ainda não vivi essas idades, mas tenho uma boa expectativa em relação ao futuro.
avatar
saporta
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 20
Data de inscrição : 12/10/2023

[Opinião] A adolescência Empty Re: [Opinião] A adolescência

Seg Abr 08, 2024 5:45 pm
Para muitos a nossa fase de adolescente/ jovem é a fase da nossa vida onde presenciamos os nossos melhores e mais divertidos, onde por vezes predomina o perigo, o que nos faz ter ainda mais vontade de fazer o que estamos a fazer. 
Na verdade a vida foi feita para ser partilhada, hoje e sempre, o facto de alguns jovens quererem cada vez mais ficar presos na sua bolha dá-me medo, principalmente pelo futuro, como será com os nossos filhos?, é uma pergunta que me vêm logo á cabeça quando sinto que alguém prefere estar sozinho no seu telemóvel em vez de estar a fazer alguma coisa com alguém.
Por outro lado sinto-me feliz pelos momentos incríveis que já passei com os meus amigos que espero que nunca acabem, porque quando uma pessoa não quer colecionar momentos com alguém, é porque se sente bem sozinha e isso não é normal no ser humano que foi criado para ser o mais comunicativo possível.
São também as dificuldades que passamos enquanto jovens que nos fazem crescer como pessoa e nos fazem não voltar a cair nos mesmos erros em adultos, já que é agora que nós começamos a descobrir o que somos e o que queremos ser, o que é uma novidade que até agora nós era nos dada a hipótese de ser várias coisas, mas a partir do momento em que nós vamos para a universidade e começamos a tomar rumos sem poder voltar, não sei porque nunca presenciei, mas a partir de certo momento deve causar em nós uma certa saudade e arrependimento, o que a mim me causa medo de escolher o errado.
avatar
Iris.miranda
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 13
Data de inscrição : 29/11/2023

[Opinião] A adolescência Empty Re: [Opinião] A adolescência

Qua Abr 17, 2024 12:24 pm
A adolescência é uma fase de transição e descobertas. É um período marcado por mudanças físicas, emocionais e sociais que podem gerar confusão e insegurança. As relações sociais tornam se mais importantes e surgem novas amizades. Os adolescentes passam por momentos de conflito com os pais e familiares, em busca de sua própria autonomia. As emoções ficam à flor da pele e é comum oscilar entre a alegria, a tristeza, a raiva e a ansiedade. A pressão para se enquadrar em padrões de beleza, comportamento e sucesso acadêmico também é comum durante a adolescência, o que pode gerar um grande impacto na autoestima e no bem-estar dos jovens. A busca por identidade e facilidades pode levar os adolescentes a experimentar coisas novas e a se arriscarem em situações perigosas.

É importante que os adultos estejam presentes e disponíveis para orientar e apoiar os jovens nesse período de transformação.
Conteúdo patrocinado

[Opinião] A adolescência Empty Re: [Opinião] A adolescência

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos