ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Slayer20
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 42
Data de inscrição : 15/09/2023

[Opinião] Mudanças Empty [Opinião] Mudanças

Sáb Jan 13, 2024 12:19 pm
Mudanças… algumas esperadas, outras nem tanto, mas as mudanças são precisas e estão sempre presentes.

Para mim, a última grande mudança na minha vida foi mudar de escola. Esta, bem como muitas outras, é uma mudança que acontece com o tempo e não podemos fazer nada para a impedir.

Habituar-me a novos horários e rotinas, professores e trabalhos e aprender a gerir o tempo para mim e o que dedico aos estudos, que este quase sempre, se sobrepõe ao anterior. Para nós adolescentes não é fácil abdicarmos de certas coisas, como passarmos menos tempo ao telemóvel ou menos saídas com os nossos amigos por causa dos estudos. Muitos de vocês podem não concordar comigo, mas pra mim, quem se preocupa minimamente com a escola, mesmo que seja pouco, tem que fazer alguns sacrifícios para atingir os objetivos pretendidos. Claro que saídas para espairecer a cabeça ou um fim de semana sem preocupações é importante, por isso penso que cada um tem que aprender a gerir o seu tempo da melhor maneira possível.

À certas mudanças que devemos procurar quando sentimos que não estamos bem ou quando queremos experienciar coisas novas, como morar noutro país por um determinado período de tempo, como Erasmus por exemplo, fazer uma alteração no guarda-roupa, ou simplesmente fazer algo que temos saudades e não fazíamos há muito tempo.

E depois, certas mudanças na nossa vida acontecem de maneira inesperada, provocando sofrimento nalgumas vezes. A perda de amizades, seja por uma grande distância física, ou por certos comportamentos e atitudes tomados fazem-nos pensar em tudo o que vivemos e tudo o que temos saudades nessa ou nessas pessoas. Mas, aconselho-vos a pensar no seguinte, valeria a pena estarmos com alguém e darmos importância a uma pessoa que provoca sofrimento e trastorno à nossa vida ou alguém que à mínima dificuldade desiste de uma amizade de anos?

Eu aprendi a valorizar-me primeiro e estas mudanças todas que aconteceram comigo nestes últimos meses fizeram-me ver quais eram as pessoas de verdade que eu trazia comigo e que me continuam a fazer feliz no dia a dia e quais eram as que desistiram dos laços criados por não nos vermos todos os dias. Amizades vêm, outras vão, mas quem gosta mesmo de nós fica connosco até ao fim, disso eu não tenho dúvidas.

Para finalizar, só quero realçar mais uma vez a importância da mudança na nossa vida, fazendo-nos crescer de diversas formas e olharmos a vida e tudo o que nos aguarda no futuro de uma maneira diferente.
avatar
xixii
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 15
Data de inscrição : 14/11/2023

[Opinião] Mudanças Empty Re: [Opinião] Mudanças

Ter Jan 23, 2024 9:18 pm
A adolescência, é marcada por transformações físicas e emocionais, é uma fase crucial na jornada do indivíduo. Durante esse período, os jovens enfrentam não apenas as alterações biológicas, mas também buscam definir sua identidade e papel no mundo. A necessidade de autonomia muitas vezes colide com expectativas sociais e familiares, gerando desafios e conflitos. Compreender e apoiar essa fase é essencial para promover um desenvolvimento saudável, proporcionando aos adolescentes um espaço para expressar suas opiniões e descobrir seu caminho único.
avatar
M.
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 13
Data de inscrição : 14/09/2023

[Opinião] Mudanças Empty Re: [Opinião] Mudanças

Qua Fev 07, 2024 7:52 am
Eu nunca gostei muito de mudanças, continuo a não gostar na verdade mas apercebi-me que nem todas são más, algumas vêem para aprenderemos algo, para deixar para trás coisas que nos faziam mal ou para nos encontrarmos a nós próprios do meio de tanta confusão.
Para adolescentes a mudança é recorrente, seja nas amizades, nos gostos, no curso que queremos, na nossa mentalidade ou até no nosso visual mas tudo é necessário para crescermos e nos tornarmos a nossa própria pessoa. 
Lembro-me que odiava mudar de escola e este ano foi pior ainda, conhecia pessoas à anos e num instante deixei de as ver todos os dias e comecei a ver gente nova, isto assusta-me bastante mas sei que tal como grandes amigos se afastaram, maus amigos tbm e pude conhecer-me melhor e escolher quem realmente quero para a minha vida sem me prender às memórias.
A mudança é a alteração/transformação/ modificação, é uma inevitável na vida das pessoas. Pode ser pessoal, profissional ou social, mas a capacidade de se adaptar a novas circunstâncias é essencial. Às vezes desafiadora, e eu sei do que falo mas a mudança também traz oportunidades de crescimento e aprendizado. Aceitar a mudança é como abrir portas para o desconhecido, permitindo-nos evoluir e nos reinventar ao longo do caminho.
Conteúdo patrocinado

[Opinião] Mudanças Empty Re: [Opinião] Mudanças

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos