ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

O nosso futuro!!!

+23
2016.kukam
borntoeat
andresantos_00
jessicadantas
2015.chocolate
2015.Matos
2015.hikarivision
2015.André Oliveira
mélissabastos
Catarinacosta
Maria Castro
diogotavares50
Cláudia Sofia Alves
belinhasousa
joaocolonia
Ricardo Zenha
tripor
Rosa Sousa
Sara Granja
Inês Teixeira
Mariana Pedrosa
Teresasá
André Rocha
27 participantes
Ir para baixo
avatar
luamatias6
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 11
Data de inscrição : 22/04/2022

O nosso futuro!!! - Página 2 Empty Escolher o nosso futuro aos 14?

Qui maio 12, 2022 11:42 am
Será que escolher o nosso futuro no 9 ano ou no 12 é o correto? Terá isso alguma consequência menos boa no futuro?
Na minha opinião sim, eu acho que essa idade muitos adolescentes não sabem o que querem fazer da vida e outros nem têm noção do que podem fazer na vida, seja isto por serem muito “presos” pelos pais e não conhecerem o mundo lá ou fora ou mesmo por não terem nenhuma noção do que querem ser quando crescerem, penso que nós adolescentes também podemos ser de certa forma somos imaturos para podermos tomar estas decisões e com isso a escola contrata um psicologo que nos ajude a fazer esta escolha.
O nosso futuro depende da escolha que fizermos com 14 anos apenas, penso que seja uma idade precoce para fazer tal decisão pois imensos não descobriram o que realmente gostam e provavelmente vão para um curso com mais saídas porque um amigo disse ao invés de ir para um que seja realmente o que quer estudar.
Por outro lado percebo porquê que tal acontece, se não for nessa altura quando vai ser? Em algum momento teremos que tomar essa decisão é algo inevitável. E apoio que deve ser o mais “cedo” possível pois no meu ponto de vista quanto mais rápido mais aproveitaremos o nosso futuro.
De modo a concluir, acho que o problema neste caso a nós não sermos preparados devidamente e com antecedência para tal, ou seja, para trás do 9 ano, acho que podíamos ser um pouco mais pressionados pois assim de certa forma teríamos que começar a pensar nisso muito mais cedo.
avatar
Arss
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 15
Data de inscrição : 18/09/2022

O nosso futuro!!! - Página 2 Empty Re: O nosso futuro!!!

Sáb Nov 05, 2022 4:14 pm
Ao longo da nossa vida, vamos ter de tomar várias decisões e, as decisões que temos de tomar sobre o nosso futuro são uma das grandes decisões que ainda muito novos temos de tomar.
Na altura em que temos 14/15 anos temos de dar um grande passo na nossa vida no qual é olhar para o futuro e ver em que emprego nós conseguimos encaixar.
Um dos maiores medos dos adolescentes é não conseguirem concretizar todas as suas ambições futuras e, uma vez que temos de tomar uma grande decisão ainda quando não temos bem a noção do que é a vida, acabamos por criar expectativas demasiado altas e com isto, muitas vezes acabamos de ter receio de não conseguirmos conquistar ou alcançar todas as nossas ambições, nomeadamente da forma como imaginamos.
No meu caso, por exemplo, na altura que era para escolher o que queria seguir no secundário para mais tarde poder seguir um emprego em que me sinta à vontade, senti-me bastante insegura e com bastantes medos, principalmente de falhar nas minhas escolhas, mas nada que não se resolva com uma boa conversa com quem sabe.
Não digo que seja fácil tomar as decisões do nosso futuro, até porque no meu caso foi um grande misto de emoções sejam elas positivas ou negativas, mas felizmente tive sempre o apoio dos meus pais para me apoiar naquilo que eu considera ser a minha melhor escolha em relação ao meu futuro.
Portanto, por muito que seja difícil tomar certo tipo de decisões, nunca devemos de baixar a cabeça e contar sempre com o apoio dos que realmente sabem e gostam de nós.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos