ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Cláudia Sofia Alves
Moderador
Mensagens : 63
Pontos : 157
Data de inscrição : 30/12/2014

A importância dos ideais para os jovens Empty A importância dos ideais para os jovens

Qui Jan 19, 2017 11:00 pm
Os seres humanos, nomeadamente os jovens, são fortemente influenciados pelos ideais a que têm acesso. Serão estes modelos promotores de realização pessoal?
Efetivamente a população jovem é mais vulnerável à publicidade, acabando por perder a sua identidade nos ideais transmitidos pelos media. Os jovens, pelo seu maior contacto com os meios de comunicação social, vêm nos famosos e nas estrelas de Hollywood uma série de ideias que procuram seguir rigorosamente, de forma a aproximarem-se destes seus ídolos. Verifique-se o caso do célebre conceito de beleza reportado pelos media, uma beleza associada a corpos elegantes e rostos pouco expressivos. Esta imagem tende a ser utilizada pelos jovens de forma extrema, levando a comportamentos indesejáveis, pois nem sempre é possível “copiar” esta imagem, o que pode causar transtornos mentais, tais como depressões e sentimentos de revolta.
Não obstante, muitos sãos os ideais que auxiliam os jovens e lhe fornecem o incentivo para viverem o quotidiano de uma forma digna e com qualidade. Estas ideias, geralmente associada à religião e à política, proporcionam aos jovens os meios para alcançarem a felicidade e a realização. Exemplificando, movimentos religiosos dirigidos aos jovens procuram fomentar nestes a vontade de mudar o mundo e levar o amor e a esperança a todos aqueles que vivem no silêncio causado pela solidão. Estes movimentos transmitem ideais de entreajuda, fraternidade e partilha que orientam os jovens ao longo do seu percurso.
Em suma, existem diferentes padrões comportamentais, transmitidos aos jovens por diferentes meios, que os direcionam em sentidos antagónicos. A realização pessoal passa por escolher os melhores modelos para cada indivíduo, tendo em conta os seus objetivos e capacidades.

Very Happy
avatar
2016Marta
Moderador
Mensagens : 34
Pontos : 34
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 22

A importância dos ideais para os jovens Empty A importância dos ideais para os jovens

Sáb Jan 21, 2017 12:28 pm
“Enquanto houver dependência não haverá crescimento.”  Alison Zigulich  

Atualmente deparámo-nos com jovens que dedicam parte do seu tempo livre, como os intervalos na escola, a ver os perfis dos famosos, ou de adolescentes com alguma fama e popularidade que são vistos como idolos dentro desta fase etária. São dependentes de ver as publicações novas, para ver como estão vestidos nesse dia ou o que fizeram.
No meu ponto de vista, esta atitude não está correta, pois não devemos tentar copiar um alguém que gostámos apenas porque esse alguém é conhecido ou admirado. A adolescência e a juventude são etapas da vida em que somos vulneráveis, e por isso, somos facilmente influenciados pelos ideais de outro jovens. Para isto não acontecer com tanta incidência, devemos tentar desde pequenos ser nós próprios, com uma personalidade própria e com os nosso próprios ideais. Sao estes ideais que nos destinguem perante a sociedade e faz a esta evoluir.
É natural que os nossos pais nos passem os ideais que defendem, o que não quer dizer que não os possamos criticar e mudar. Por exemplo, apesar de a minha mãe seguir uma determinada religião não implica que eu tenha que acreditar nessa religião.
Acho que, há ideais que são fundamentais. A liberdade, por exemplo, não deve ser negada a nenhum indíviduo, a não ser que este tenha tido algum comportamento inadequado. Outro ideal comum a todos, são algumas "regras" básicas que cumprimos ao viver em sociedade. Afinal, como fazemos crescer a sociedade sem haver liberdade e regras?
Em suma, acho que não devemos tentar copiar aquele ou aquela só porque tem popularidade. Devemos defender ideais próprios para termos uma opinião fundamentada sobre assuntos comuns. São estes ideais diferentes que fazem girar o mundo.
Devemos ser apenas nós próprios!


Razz
avatar
Teresa Costa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 23/10/2019

A importância dos ideais para os jovens Empty A importância dos ideais para os jovens

Qui Nov 19, 2020 7:59 pm
Ao longo da história, a crença em ideais (religiosos, políticos, ou outros) assumiu sempre um papel importante para o ser humano. Enquanto somos jovens, especialmente, é fundamental que definamos quais os ideais pelos quais nos queremos guiar, porque é nesta fase da vida que definimos quem somos. Desde sempre existiram crenças em ideais religiosos. Fazemo-lo porque temos medo de admitir que podemos estar sozinhos, temos medo de nos reger por ideais próprios e acabamos por seguir as massas. Quando cremos numa religião que condena a liberdade de expressão, estamos a seguir um ideal, que pode nem ser aquilo em que acreditamos, apenas para nos sentirmos parte de algo. É por exemplos como este que se torna cada vez mais urgente educar os jovens a definirem os seus ideais, não com base nas massas, mas naquilo em que verdadeiramente acreditam e que sabem fundamentar o porquê de acreditarem. A meu ver, há ideais que são fundamentais. A liberdade, por exemplo, não deve ser negada a ninguém, a não ser como pena de algum crime. Ninguém merece nascer condenado, não é justo. O amor pelo próximo é outro ideal que, na minha opinião, é fundamental, pois não é possível fundarmos uma sociedade que não tenha por base a compaixão. Pode, então, concluir-se que é fundamental que os jovens, uma vez que são o futuro da sociedade estabeleçam ideais nos quais acreditem e que façam sentido, e não para se sentirem apenas parte de algo ou na “onda da moda”.
avatar
fcosta
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 20/09/2021

A importância dos ideais para os jovens Empty Re: A importância dos ideais para os jovens

Sáb Abr 30, 2022 11:05 pm
“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade” - Albert Einsein

Esta passada celebração do 25 de Abril em Portugal, fez-me refletir sobre a importância de termos ideais bem definidos e, mais ainda, a necessidade de lutarmos por eles. Afinal, são os ideais que gerem o mundo. Se queremos fazer a diferença e queremos um mundo melhor não nos podemos render aos ideais daqueles que não procuram aquilo que realmente é ideal. No tempo de guerra em que vivemos percebemos que ideais como a liberdade, igualdade e justiça não estão garantidos. A meu ver, estes três ideais são fundamentais para assentar uma sociedade justa e é nos jovens que têm que estar sempre presentes. Infelizmente, os jovens de hoje em dia estão muito expostos a más influências e podem acabar por ser perseguidos por ideais como o ódio, xenofobia, medo, a violência. O papel da família, da escola, dos amigos e dos mass media deveria de ser tentar contrariar isso. A religião também pode influenciar, em muitos casos, de forma positiva, porque assenta-se, na maior parte, em ideais como a humildade, respeito e bondade. Porém, os nossos ideais não devem de ficar subjacentes apenas à religião e só conhecendo-nos a nós próprios é que perceberemos as nossas verdadeiras crenças. O ser humano apresenta instintos animais, sendo um deles, traiçoeiro, que é seguir o rebanho. Também costuma imitar aquilo que vê outros fazerem, e com isto quero dizer que os jovens são muito facilmente influenciados pelas atitudes dos outros, também pelo facto de, numa fase inicial não apresentarem maturidade suficiente para lidarem com tudo isso. Ou seja, se tivermos atitudes boas, transmitiremos ideais bons aos jovens, no entanto também pode acontecer ao contrário, tendo atitudes más. A partir daí, é deixar o resto do caminho aos jovens para se autoconhecerem e obrigá-los a lutar sempre pelos seus ideais, independentemente se pertencem a uma minoria. Os jovens cada vez mais têm um papel ativo na sociedade e portanto convém basearem-se nos melhores dos ideais - a liberdade, a felicidade, a bondade, a humildade, o respeito, a igualdade e a justiça, para tornarem o mundo melhor.
avatar
adelebieber
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 27
Pontos : 39
Data de inscrição : 27/10/2022

A importância dos ideais para os jovens Empty billie

Qui Jun 01, 2023 9:19 am
Billie Eilish, cantora norte-americana, com um talento único e estilo autêntico.Nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 2001, cresceu imersa no mundo da música, graças à influência de seus pais, que também são músicos.
 As músicas sinceras, combinadas com letras profundas e uma voz hipnotizante, cativaram como “Bad Guy”, “Ocean Eyes” e “Everything I Wanted”.
Billie Eilish quebrou barreiras na indústria musical com sua aparência distinta e seu estilo de se vestir. Com roupas largas, cabelo colorido e unhas extravagantes, ela desafiou os estereótipos de beleza e mostrou ao mundo que ser autêntico é mais importante do que se encaixar em padrões preestabelecidos.
 Além de sua música e estilo, Billie também é conhecida por abordar questões importantes em suas letras. Ela fala abertamente sobre saúde mental, inseguranças e ansiedades, conectando-se com milhões de fãs que encontram conforto e identificação em suas canções. Sua honestidade e vulnerabilidade têm sido aplaudidas por fãs e críticos de todo o mundo.
Eu sou bastante fã da energia contagiante e das suas apresentações ao vivo, onde ela mostrou todo o seu talento e carisma, é umas minha cantoras preferidas sobretudo a música “ i love you”.
avatar
M.
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 14/09/2023

A importância dos ideais para os jovens Empty Re: A importância dos ideais para os jovens

Seg Abr 22, 2024 7:16 am
Toda a gente precisa de algo que lhes dê vontade de acordar e lutar todos os dias, mas os adolescentes são os que mais precisam. 
Estamos na altura de descobrir quem somos e o que queremos fazer com a nossa vida: os aspectos a melhorar, o trabalho, a saúde,... É importante ter ideais que funcionam como guias, que orientam as nossas escolhas para fazermos o melhor para nós próprios em vez irmos contra os nossos valores. Estes ideais são aspirações do que achamos ser justiça, do conhecimento que vamos adquirindo, do amor e das experiências que vamos vivendo, são a nossa visão do mundo. Lutar por eles todos os dias é o que nos vai ensinar a lutar pelos nossos sonhos e pelo que achamos estar correto. Vai nos ensinar como é a vida e que errar está tudo bem desde que saibamos admitir que o fizemos e ser persistentes para contornar as diversas situações. 
Além disso, os ideais da maioria dos jovens de hoje em dia são à base da empatia e respeito pelo outro, o que molda uma sociedade mais inovadora.
Ou seja, os ideais são o que impulsiona os jovens para serem pessoas melhores e irem atrás dos seus sonhos. Com isto, não só encontram-se a si mesmos e aos seus propósitos, como também têm o potencial de remodelar a sociedade.
Os ideais dão nos esperança.
Conteúdo patrocinado

A importância dos ideais para os jovens Empty Re: A importância dos ideais para os jovens

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos