ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Adolescentes

+43
ordepfilosofia
Car747fs
juca
_user_202.*
fcosta
descobre
cinnamon
moreirac04
2018.marta_sc
Claudia Conceição
aninhas2003
2016-ines.m
mafaldasalmeida
2016.patriciap
2016Marta
10S4_Bruna.Pereira
2015.jessicarodrigues
2015.pirilampo
2015.chocolate
a12733
2015.dissf
inesleitte
2015.Shinigami
2015.inspiração
belinhasousa
Rosa Sousa
Ricardo Zenha
Maria Castro
Mariana Pedrosa
sofiabeatrizm
joaocolonia
ritadiogo
SérgioFilósofo
dbvg
homemsolitario
mariaB
catarinaoliveira
anabatista
fábiateixeira
Joaomiguel1
Maria Inês Oliveira
Filipa Sousa
Helena Faria
47 participantes
Ir para baixo
avatar
Helena Faria
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 7
Pontos : 13
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 30

Adolescentes Empty Adolescentes

Sex Set 09, 2011 12:01 am
"Durante a juventude, criamos a ideia de que somos senhores do conhecimento e temos dificuldade em lidar com as opiniões e os conselhos dos mais velhos."

Eu estou plenamente de acordo com a citação, pois a esmagadora maioria dos jovens, não aceita os conselhos dos mais velhos, por julgarem que estes estão ultrapassados.
Como os jovens sentem necessidade de se exprimirem e fazerem valer as suas opiniões, acabam por não dar ouvidos aos adultos. Os jovens pensam que a experiência que estes adquiriram, está ultrapassada e alegam que os tempos são outros, recusando-se a aceitar as suas ideias. Para fazer prevalecer as suas opiniões, os jovens reclamam sobre tudo o que os mais velhos dizem ou fazem.
Desde a adolescência que os jovens entram em fase de mudança física e mental. Essas alterações, provocam a necessidade de se afirmarem e conquistarem o seu próprio espaço, optando pelo isolamento e afastamento da família. Esta situação leva a que os jovens criem grupos de amigos onde se sentem à vontade para partilhar os seus pensamentos e ideias. Isto acontece porque os jovens são apenas crianças a tentar ser adultos, tentando fazer tudo sozinhos sem aceitarem a ajuda dos mais velhos. Isto gera um conflito de gerações, que na minha opinião poderia ser de evitada, se houvesse maior compreensão por parte dos pais. Os filhos estão em mudança e precisam do seu espaço. Mas os filhos têm de perceber que os pais só os querem ajudar a serem pessoas melhores. A solução para este conflito está na compreensão e no respeito mútuo.
Em suma, o conflito de gerações, reflecte-se na necessidade que os jovens têm de se afirmarem como pessoas autónomas e independentes e a necessidade que os pais têm de protegerem os seus filhos, tentando afastá-los dos perigos do mundo real em que vivemos. A solução para este problema está na existência dum maior diálogo entre pais e filhos.

Adolescentes Parenting_teenagers

E tu, o que achas? Qual será a solução para a lendária "guerra de gerações"?
Filipa Sousa
Filipa Sousa
Administrador
Mensagens : 341
Pontos : 607
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 30

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Sex Set 09, 2011 11:47 am
É mesmo verdade que os adolescentes sao crianças a tentarem ser adultos... O que é facto é que, para que aquele carinho que há entre pais e filhos durante a infância, durante a adolescência se dissipa um pouco... Os jovens querem passar mais tempo com os amigos do que com os pais, porque assim podem conviver com pessoas que estao a passar pelas mesmas coisas e experiências... No entanto, para que esta idade seja vivida em pleno por ambas as partes, os pais tem de aceitar que os seus filhos cresceram e que se estao a transformar naquilo que vão ser o resto das suas vidas. É nesta fase que tomamos as decisões que vão influenciar e definir todo o resto da nossa vida. E como uma vez ouvi num filme do Homem Aranha: With a big power, comes a big responsability
É aqui que entram os jovens! O sacrifício nao deve ser só dos pais... Os filhos tem de entender que para terem mais espaço, para terem maior libertinagem, têm de a merecer... E essa confiança nao se ganha de um dia para o outro... Conquista se com o tempo! Através das acções, opiniões, palavras,... Tudo!
Tal como disseste, a iniciativa tem de ser mútua, deve haver respeito mútuo e interajuda. Os pais devem estar sempre dispostos a ouvir os problemas dos filhos e o contrário tambem se deve verificar. Porque a adolescência é uma idade bonita e única... E como tal deve ser vivida ao máximo por pais e filhos! E desse modo podiamos evitar o tal "conflito de gerações" em que os pais dizem "no meu tempo nao era nada assim" ou "estes jovens agora pensam que tem o rei na barriga" e os filhos que dizem que os pais sao antiquados e que nao percebem nada do assunto!

Sem dúvida, um excelente tema de discussão!

______________________

Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever (Clarice Lispector)
avatar
Maria Inês Oliveira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 18/05/2013

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Dom maio 19, 2013 10:10 pm
Na minha opinião, para uma boa relação entre varias gerações, o mais importante é dialogar entre si. O dialogo é algo que permite esclarecer várias dúvidas e pontos de vista. Por exemplo, no caso dos pais e dos filhos, os pais deveriam saber ouvir o que os filhos pensam, assim como os filhos deveriam ouvir os conselhos dos pais, pois eles já passaram por a mesma fase. Mas não deveriam abdicar do seu poder enquanto pais, e chamar a atenção quando os filhos agem mal.
avatar
Joaomiguel1
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 17
Pontos : 17
Data de inscrição : 21/09/2013

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Dom Out 20, 2013 7:54 pm
penso que toda a gente sabe o que e a adolescencia,mas tambem so a sabem criticar,que e " a fase mais parva e estupida" de uma pessoa,coisas identicas....mas esta "fase parva e estupida" e a fase mais importante na vida de uma pessoa,tanto na sua integraçao social como tambem na sua forma de fazer as coisas,ver as coisas e viver a vida.
avatar
fábiateixeira
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 60
Pontos : 76
Data de inscrição : 19/09/2013

Adolescentes Empty Intergeracionalidade

Seg Out 28, 2013 9:41 pm
Para mim a adolescência é o período da vida que nos é dado para auto-reconhecimento. Este auto-reconhecimento implica testar limites, passar por experiências novas e tirar conclusões. Isto deve à insubordinação dos jovens àquilo que lhes é dito pelos mais experientes e ainda bem que assim o é, porque se não o Homem era ainda um ser primário, cujo único objetivo era a sobrevivência.
Acho também que a intergeracionalidade é algo de fantástico quando aceitado com naturalidade e tolerância por ambas as partes.
É ótimo para alguém que estou a iniciar a vida ter algumas ideias de como a realidade que irá encontrar será, mas ao mesmo tempo tem que se tentar ajustar às situações de encontro aos valores que pretende defender e não ter receio nem vergonha de ir contra a ideia de alguém mais experiente, se a posição que defender for, efetivamente, a que o indívuo acha melhor.
anabatista
anabatista
Moderador
Mensagens : 104
Pontos : 140
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 25

Adolescentes Empty Adolescência

Qui Nov 07, 2013 8:51 pm
Acho que a adolescência é a melhor fase da vida de uma pessoa. É quando criamos a nossa personalidade, descobrimos quem realmente somos, quem são os nossos verdadeiros amigos…
Todas as pessoas dizem aquele género de coisas de ser a idade do armário e assim, mas não se importam com o que realmente se passa. Penso que às vezes nem se quer tem a ver com isso. Estamos apenas numa fase da nossa vida em que as coisas não correm tão bem e depois descarregamos nas pessoas que mais gostamos.
Algumas pessoas “fazem um filme” só porque erramos, mas é assim que se aprende e errar é humano. Essas pessoas, em vez de nos darem os famosos “sermões” deviam-nos ajudar a ultrapassar as dificuldades e estarem sempre lá quando precisamos.
Esta é a minha opinião, mas tendo em conta que sou adolescente, pode não estar totalmente correta.
avatar
catarinaoliveira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 21/09/2013

Adolescentes Empty Adolescência

Ter Nov 12, 2013 9:12 pm
A adolescência para mim é fase mais "bonita" na vida do ser humano. Com a adolescência o ser humano descobre coisas que nunca pensou vir a ver ou a ouvir; a adolescência marca a transição da infância para a idade adulta, onde nela terá que que ganhar responsabilidade e maturidade para no futuro vir a ser uma pessoa bem sucedida. Mas essa etapa da vida de uma pessoa também passa por ser a fase mas complicada de todas porque os adolescentes pensão que sabem de tudo e que ninguém está certo para além deles próprios e é onde ocorrem os maiores confrontos entre gerações.
avatar
mariaB
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 20/09/2013

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Ter Dez 03, 2013 11:07 pm
Não concordo totalmente. Tal como nenhum Homem é igual ao outro em termos de personalidades, nenhum adolescente será obrigatoriamente idêntico a outro. Portanto cada um tem níveis de maturidade diferentes, uns mais avançada e outros mais atrasada, e isto reflete-se na maneira de como agem e se comportam. Muitos adolescentes não aceitam concelhos de pessoas mais velhas porque acham que sabem tudo da vida, mesmo não sabendo a história de vida de um idoso, este de certeza que já deverá ter passado por mais experiencias de vida do que qualquer um de nós. Depende de pessoa para pessoa, de adolescente para adolescente, a maneira de como se deve aceitar a opinião das outras pessoas mais velhas. Apesar de inúmeras vezes não  nos passar pela cabeça que esse alguém tem mais experiencia de vida que nós (adolescentes) e poderão ser um bom exemplo para não cometer-mos os mesmos erros que eles.
Por outro lado nem sempre toda a experiencia que nos é fornecida deveria ser totalmente aceite. Cada um deveria cometer os seus erros e aprender desses erros. Falando por exemplo em questões de amor; acho muito interessante quando os mais velhos dizem que é impossível um adolescente amar assim tão jovem. Eu discordo, porque quando se é jovem é que se ama realmente alguém, pois a pureza que lhe restará da sua infância ainda se encontra neles. Sabe-se perfeitamente que estes amores são normalmente falhados porém foi bom não ouvir um concelho de alguém a nos dizer que não é possível amar tão jovem. Quem não errou, ainda não viveu, e a adolescência é uma fase da vida de constantes erros e más escolhas... Mas são essas más escolhas que nos levam ao caminho certo. E desta maneira que podemos considerar a juventude um processo para a formação de um ser adulto, e é bom que de vez em quando não sigamos concelhos, temos de apender com os erros...
avatar
homemsolitario
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 21/09/2013

Adolescentes Empty Adolescente, eu?

Ter Mar 04, 2014 11:50 am
Com a adolescência passa-se o mesmo que do que com o alcoolismo, com a dependência da internet e das redes sociais. Os meus pais dizem-me que estou na idade da parvoeira e que eles e toda a gente passa pelo mesmo e que quando estavam nessa idade também achavam ridícula essa opinião acerca deles. Quem está nessa fase nega e recusa que seja assim. Se calhar quendo tiver filhos vou dizer o mesmo: "já o meu pai dizia...".
è a lei da vida, então. E se não há remédio, sejamos "parvos" por algum tempo.
avatar
dbvg
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 18
Data de inscrição : 17/09/2013

Adolescentes Empty Adolescência

Qua Mar 12, 2014 5:12 pm
É verdade que uma boa solução para combater essa guerra de gerações é o diálogo mas também é verdade que não basta dialogar e chamar a atenção por exemplo os pais aos filhos de algo errado que possam fazer ou comprometer o seu futuro . Nenhum adolescente é igual ao outro . Há extremos , adolescentes que se aproximam de um extremo ou do outro e adolescentes que estão no meio termo . Eu acho que toda a gente tem noção do certo e errado mas por vezes a vontade de fazer algo é tão grande , de ''descobrir o mundo'' é tão grande que não basta apenas os mais velhos dizerem e tentarem nos abrir os olhos para não o fazer . Enquanto que alguns adolescentes ouvem os mais velhos e tem um comportamento considerado de certo alguns são mais de aprender com os próprios erros , o que para mim não é mau de todo . Mau é quando não aprendem e continuam a errar e a tomar decisões que não trazem nada de benéfico à sua vida , não ouvindo pessoas com mais experência de vida ou mesmo os próprios colegas . Cada um é como é , não há uma forma científica de educar bem alguém , prova disso são casos de irmãos dos mesmos pais serem tão diferentes ..
avatar
SérgioFilósofo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 19
Pontos : 21
Data de inscrição : 06/02/2014

Adolescentes Empty Adolescência não é sinónimo de estupidez

Qui Mar 13, 2014 7:34 pm
Irrita-me imenso ouvir coisas como "está na idade da estupidez". Esta frase brincando ou não, está a insultar-me. Eu sou um adolescente e penso que não sou nada estúpido nem retardado nem burro nem nada que implique uma relação com a estupidez. Sim muitos dos adolescentes que conheço são (extremamente) estúpidos e otários mas isso não significa que todos o sejamos. - Generalizar dá sempre para o "torto". - Mas tirando este parentesis que em boa verdade pode nada a ter a haver com o assunto, basicamente o que quero dizer é: há muita gente capaz e inteligente. Dizer coisas do género: "tá calado que ainda só tens 15 ou 16 ou 17 (ou seja o que for)" é negar-me a palavra, é dizer-me não és adulto e (apenas por isso) não tens opinião. Mas depois até nas próprias aulas de Filosofia dizem-nos para termos a palavra e para darmos a nossa opinião e mostrarmos os nossos argumentos e, imediatamente, gera-se na minha cabeça uma enorme confusão - "no dia-a-dia quero falar e negam-me esse direito básico.... porque ei-de participar nas aulas e de me esforçar? Para chegar cá fora, ao mundo real e tratarem-me como um "chavalo"??! Não me apetece lá muito esperar até aos 18 anos para ser "alguém"... Devíamos prestar antes atenção ao teor que todos temos nesta nossa massa cinzenta e trabalhá-la para a desenvolver de forma a criar futuros bons cidadãos que um dia serão Portugal. Portugal não são os velhos nem os adultos podres de bêbedos que andam por aí. Portugal são os jovens empreendedores com boas ideias para por de uma vez por toda este país no rumo certo. E respeitem-nos, por favor como nós vos respeitámos quando vos vimos como exemplos a seguir.
avatar
ritadiogo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/09/2013

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Sex Mar 28, 2014 10:15 pm
Um adolescente é uma criança a tentar ser um adulto. É neste período de tempo que os adolescentes fazem maior parte das escolhas, como com quem andar, que ídolos seguir, que tipos de música ouvir... É um período em que nós nos damos a conhecer melhor, e deixamos de pensar como crianças e começamos a pensar mais como adultos, talvez para os adolescentes se sentirem mais suficientes do que aquilo que realmente são. A adolescência é fase, eu acho, mais importante para uma pessoa porque é nessa altura em os adolescentes mudar custa mas acontece.
joaocolonia
joaocolonia
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 61
Pontos : 65
Data de inscrição : 17/09/2013

Adolescentes Empty Adolescentes

Dom Mar 30, 2014 10:26 pm
A adolescência é uma pequena parte da vida em que é essencial a colaboração e o dinamismo à volta do adolescente para que ele seja num futuro próximo um adulto de dignidade.
Na minha opinião, nós os adolescentes somos abertos, disponíveis, acolhedores e tolerantes.
Queremos ser pela vida fora pessoas de convicção, que não se deixem levar por aquilo que os outros possam pensar ou dizer a seu respeito.
Acima de tudo, queremos o que é verdadeiro, que as pessoas sejam elas próprias, sem medo. Não as julgamos por um sistema de valores ou por categorias.
Não apontamos o dedo às pessoas individualmente, mas normalmente não aceitamos os nosso próprios erros! A verdadeira adolescência é prática, com uma rede de alegria, ternura, e perdão... que dá frutos, faz-nos crescer, harmoniza-nos , faz-nos felizes e faz-nos levar essa felicidade aos outros, torna a vida mais bela! Mas se vivemos à espera da demonstração teórica para depois agir, acabamos mal, bloqueados contra tudo e todos.
Nós os jovens de todas as idades não amamos com argumentos sobre a existência do amor, simplesmente o sentimos e amamos.

______________________

Posso não ser aquilo que quero, mas serei sempre aquilo que tu queres
avatar
sofiabeatrizm
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26

Adolescentes Empty Rejeição das opiniões dos pais na adolescência

Qua Nov 05, 2014 12:23 am
A adolescência corresponde à transição de um indivíduo para a fase adulta.
Simboliza o "cortar do cordão umbilical", em que o adolescente rejeita os valores, as crenças e as regras dos seus progenitores, começando a construir o seu eu como ser individual e autónomo.
Daí a desvalorização da opinião e dos concelhos dos pais ser perfeitamente normal, pois todo o humano tem que passar por este processo de libertação do poder paternal.
No entanto, a adolescência pode revelar-se difícil de ultrapassar, dado que a grande maioria dos adolescentes vivem conflitos interiores e quer por força destes conflitos, quer por influência dos amigos, começam a consumir tabaco e drogas.
Assim esta transição é, muitas vezes, confundida com uma fase de rebeldia, em que os pais dos jovens não conseguem chamá-los à atenção para o facto do rumo que estão a tomar não ser o mais correto.
avatar
Mariana Pedrosa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 12
Data de inscrição : 11/09/2014

Adolescentes Empty Adolescência

Qui Dez 04, 2014 7:28 pm
Na minha opinião a adolescência é uma fase muito importante na nossa vida, pois é aí que começamos a ter noção do mundo que nos rodeia e de que nem tudo é tão bom como pensávamos.
Compreendo que nessa altura todos nós tenhamos vontade de fazer tudo á nossa maneira, no entanto isso não quer dizer que tenhamos de desrespeitar os nossos pais ou avós que tentam, com os seus concelhos sábios , ajudar-nos nesse período.
Todos nós sabemos que é neste mesmo período que tomamos as decisões mais «estupidas», que por vezes estragam a nossa vida, e pelos pais saberem deste mesmo facto é que tentam alertar-nos para as mesmas, contudo nós não queremos saber de mais nada que não tenha a ver com a nossa mesma opinião.
Também é nesta mesma fase que surgem os sonhos e as convicções futuras, as escolhas complicadas e os problemas difíceis de resolver, que por vezes nos levam a caminhos indesejados .
Assim concluímos, que a adolescência é uma das fases com mais mudanças na nossa vida, no entanto com a ajuda de todos os que nos rodeiam superamos todas as adversidades e construímos alguns alicerces muito importantes para a nossa vida.
avatar
Maria Castro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 11/09/2014

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Qui Dez 04, 2014 10:33 pm
A adolescência é uma fase de descobertas e conhecimento. É na adolescência que a nossa personalidade se forma, que aprendemos as maiores lições e que iniciamos hábitos, modos e responsabilidades da vida adulta.
Não concordo totalmente com a expressão ''a adolescência é a idade da estupidez'': esta fase é incrível e deve ser aproveitada, por vezes algumas atitudes que se têm são associadas a esta frase que tanto se ouve mas há tantos outros erros e parvoíces que não se integram nesta etapa da nossa vida...
Uma etapa em que, quer queiramos quer não, os nossos limites são testados: trabalhos, família, relações amorosas, amizades, testes, e o tão precioso descanso. E tão conhecida é também a frase ''Nunca mais acabo de estudar, quero ir trabalhar porque parece muito mais fácil!'' A mania de querer apressar tudo e fazer apenas aquilo que na altura surge, tudo à nossa maneira.
Um adolescente pode ser caracterizado de várias formas até porque todos os indivíduos são diferentes, como o próprio nome indica, mas ele será sempre uma busca constante pelo seu verdadeiro ''eu'' e pela sua personalidade, que visa e realça sempre a opinião da tão importante, ironicamente claro, sociedade.
É uma fase de alegria mas também frustração e desgosto, como todos sabem, mas é o período da nossa vida que vai definir o nosso futuro ou parte dele.
avatar
Ricardo Zenha
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 17
Pontos : 17
Data de inscrição : 11/09/2014
Idade : 25

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Sex Dez 05, 2014 8:46 pm
A adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta.
No meu ponto de vista, está é a fase mais importante da nossa vida. Durante este período sofremos alterações a todos os níveis (físico, mental e social) todos importantes. Na adolescência nos moldámos a nossa personalidade segundo as pessoas que nos estão mais próximas: os amigos e os familiares. A personalidade que "começamos a criar" durante a adolescência vai-nos acompanhar durante toda a vida, por isso, temos de andar com os olhos bem abertos para saber se o que estamos a fazer é o mais correto ou não.
A nível social, cada jovem começa a "abrir o seu mundo", ou seja, começa a falar com as outras pessoas, a sair com os amigos e a deixar de ser dependente dos pais para tudo. Esta é uma fase muito importante, devemos socializar com os outros, e não nos reservamos dentro da nossa casa.
A nível físico as diferenças são notórias e, por isso, ouvimos muitas vezes esta frase: «Estás um homem/mulher grande».
Com isto, posso concluir que a fase adolescência é muito importante e todos devemos-la aproveitar ao máximo.
avatar
Rosa Sousa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 18
Pontos : 22
Data de inscrição : 14/09/2014

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Sáb Dez 06, 2014 9:52 pm
A adolescência é, ao mesmo tempo, uma fase decisiva para o ser humano mas também uma fase um pouco problemática para o mesmo.Os adolescentes são o grupo etário mais criticado pela sociedade, principalmente pelas pessoas de maior idade.
Os adolescentes são conhecidos pela sua originalidade, criatividade, coragem, ousadia e pelo facto de não terem nem medo de falar nem de falhar.
Quando somos adolescentes achamos que o mundo é todo nosso e que toda a gente está contra nós e contra o que nós pensamos estar certo. Apesar do que muita gente pensa, os adolescentes também têm os seus problemas e por vezes esses problemas são bastante preocupantes.
Os adolescentes preocupam-se com o facto de não serem bem sucedidos na vida, os adolescentes preocupam-se com o que as outras pessoas pensam deles, os adolescentes preocupam-se com as alegrias e tristezas que dão aos pais.
Os adolescentes são muito criticados pelas pessoas de maior idade porque não se promove o seu relacionamento.
Os adolescentes não estão habituados a conviver com pessoas de maior idade e vice versa, por essa razão, as pessoas adultas formulam opiniões erradas a respeito dos jovens achando que, não têm educação, que só apresentam maus comportamentos, que são uns " bandidos" sem vida e isso está totalmente errado.
Toda a gente devia ser um pouco adolescente porque, de certo, teríamos um mundo " mais jovem" e talvez mais sincero.



avatar
belinhasousa
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 55
Pontos : 57
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 25

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Dom Mar 15, 2015 10:33 pm
A adolescência pode ser uma fase um pouco conturbada e muito emocional mas nunca iremos esquecer. Dizem que os adolescentes são muito irrequietos, que são muito emocionais e que fazem tudo ao contrário do que o que os pais lhes dizem só para os contrariar, mas também é na adolescência que podemos ter as maiores alegrias e tristezas, as primeiras deceções e os primeiros amores. Os nossos pais não querem que nós cresçamos, somos sempre os “bebés” deles.
Nesta fase os adolescentes querem descobrir o mundo, sair com os amigos, ter toda a liberdade pois acham que já são senhores dos seus próprios narizes, que não precisamos dos nossos pais, pois já sabemos como lidar com as coisas e não precisamos de concelhos, mas também para podermos ter liberdade tem de haver confiança dos pais.
É nesta fase que criamos os sonhos, que começamos a criar expectativas, a sonhar cada vez mais alto, e por vezes saímos desiludidos, começamos a ter noção da realidade e tentamos fazer de tudo para alcançar os nossos objetivos. Nesta fase temos as emoções à flor da pele.
A adolescência é intensa, para cada pessoa ela é simplesmente diferente, não adianta dizer que quando formos adolescentes vamos responder aos pais, querer sair para ir a festas, etc… porque não realidade pode não acontecer, todos somos diferentes, todos sabemos lidar com as emoções de maneira diferente.
avatar
2015.inspiração
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 33
Pontos : 61
Data de inscrição : 14/09/2015

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Sex Set 18, 2015 5:29 pm
Eu também concordo com a citação inicial.
Como adolescente sinto que estou a mudar bastante e essa mudança é tão rápida que por vezes nem me apercebo dela. A adolescência , a meu ver , é muito mais que a transição para a vida adulta é a fase em que defines totalmente como és. E é também nesta fase que surgem as maiores desilusões tanto a nível amoroso como de amizades , é doloroso mas considero que um dia vai valer a pena ter vivido o que vivi (e o que ainda terei que viver) , pois só a errar é que se aprende.
Sinto , por vezes, que como adolescentes somos "obrigados" a seguir estereótipos ideais! Temos que ser assim porque assim é que é bom e o resto é mau e totalmente errado , não concordo com isso , é um absurdo deixares de ser quem és só para a sociedade te aceitar.
avatar
2015.Shinigami
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 21/09/2015

Adolescentes Empty adolescencia

Sex Out 09, 2015 10:50 pm
A adolescência é quando nos jovens descobrimos a nossa própria identidade,é óbvio que muitos dos jovens pensam que já sabem de tudo mas na verdade ainda não sabem de nada,no entanto quase todas as pessoas mais velhas subestimam os adolescentes,é verdade que devemos aceitar os conselhos dos mais velhos mas eu acho que os adolescentes devem seguir o caminho que acham mais correto e se esse for o caminho errado apenas aprenderão mais com esse erro,e também temos a hipótese de voltar a traz e fazer tudo de novo ate mesmo seguir os conselhos que nos são dados pelas pessoas mais velhas levando-nos essa escolha por um caminho melhor ou pior o que realmente importa é que descubramos o que queremos ser ou fazer.
É neste período de tempo que os adolescentes crescem tanto fisicamente como psicologicamente começando a ter uma perceção melhor do que é a vida, porém os adolescentes devem aproveitar esta altura das suas vidas ao máximo aproveitando também por quem não o pode fazer, como por exemplo aqueles(as) que não podem fazê-lo devido a motivos religiosos ou internacionais (guerras), o que eu acho errado pois a adolescência é o período mais importante da nossa vida pois é nesse período que nos forjamos o nosso futuro fazendo as nossas próprias escolhas e revolta-me saber que algumas pessoas não possuem o direito a fazer essas escolhas.
avatar
inesleitte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 42
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 24

Adolescentes Empty Hora de crescer

Dom Nov 08, 2015 2:43 pm
Apesar do meu esforço inútil nunca percebi o motivo de Peter Pan não querer crescer, ou nuca percebera até então, afinal o sonho de qualquer criança é crescer, ser adulta e independente!
Na verdade, existe uma fase do crescimento pela qual todos temos de passar antes de nos tornarmos adultos, a adolescência. Altura na qual perdemos a inocência, a pureza e encaramos o outro lado da vida, observamos e aprendemos com os nossos pais e inevitavelmente percebemos o quanto se esforçam por fazer bem o seu trabalho, afinal é nesta idade que definimos e construimos a nossa personalidade com base no que nos rodeia e em quem nos rodeia.Idade das paixões, das amigas, das discussões, das dúvidas, situações pelas quais muitas vezes não reagimos da melhor forma.
No entanto, o crescimento trás consigo o acréscimo de responsabilidade, autonomia e independência.
avatar
2015.dissf
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 23
Pontos : 61
Data de inscrição : 18/09/2015

Adolescentes Empty Adolescentes e três vícios comuns

Sáb Jan 16, 2016 1:34 pm
Hoje em dia, o tabaco é um dos vícios mais caros, comuns, e letais para a saúde. A maior parte da população começa a fumar demasiado cedo… Existem estudos que comprovam que muitos jovens aos 15 anos já experimentaram o 1º cigarro.
O cigarro, é composto por substâncias que nós usámos no nosso dia a dia, e que sabemos que são tóxicos, a composição do cigarro é a ‘’autópsia de um assassino``, pois cada elemento que faz parte do cigarro, é um pedaço que contribui para 1 segundo a menos  da nossa vida.
Existem inúmeras razões para os adolescentes começarem a fumar, muitos tentam fazer parte do grupo de amigos… Outros pensam que fumar lhes faz parecer mais velhos logo mais respeitados, outros começam a fumar porque os pais fumam logo ganham curiosidade por experimentar,etc
Outro vício muito comum é o alcoolismo, também muito perigosos. Os jovens são de novo os mais afectados, pois não sabem medir as consequências dos seus atos, e abusam … O pior é o futuro, jovens que fumam, bebem tem geralmente muitos problemas como deficiências nos rins, pulmões, circulação sanguínea, etc.
Para concluir, existem casos ainda mais graves que se estende ao mundo das drogas, jovens que pensam que a vida só pode ser divertida, se for adulterada com o consumo de substâncias ilícitas, se para terem divertimento precisam de tomar sempre algo… , ou então aqueles casos em que experimentam só por experimentar, e depois começam a ficar viciados, com o corpo a precisar sempre mais daquela substância…
avatar
a12733
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 01/10/2014
Idade : 25
Localização : Vila Nova de Gaia

Adolescentes Empty Um estado de grande mudança...

Sáb Fev 20, 2016 2:50 pm
Como qualquer outra situação, ser adolescente e mesmo o próprio conceito da adolescência reúne muitos prós e muitos contras.
Quando falo com pessoas mais velhas, nomeadamente com aquelas que evidenciam uma maior experiência de vida e deste modo, uma maior maturidade, afirmam-me todas que é na adolescência que se encontram as melhores memórias e recordações da sua vida. Porém, há também quem torne este "sonho" que é ser adolescente num grande pesadelo da sua vida. A verdade é que nós, adolescentes, temos uma tendência para ver as coisas negativamente. É claro que um adolescente não é uma criança sem responsabilidades. Este tem que adquirir compromissos diferentes e mais sérios. Também é afirmativo que é na adolescência que começa a produção e respetiva libertação acentuadas de hormonas que conduzem a uma mudança no estado da pessoa, nomeadamente no seu estado psicológico e físico. E aí, podem ou não, surgir complexos e desgostos em relação ao que uma pessoa era e ao que se tornou. As mudanças físicas alteram muito como nós vemos a vida e como nos sentimos perante um corpo em mudança. Isto não acontece simplesmente com o nosso corpo. Quando nos deparámos com um estado físico que não nos agrada, automaticamente que afetamos o estado psicológico. A adolescência é uma fase da vida que é compreendida entre a infância, onde tudo parece bem mais simples, e a fase adulta de um indivíduo, que por outro lado é uma etapa de grandes decisões e gestões. Digámos que a adolescência é aquela fase que nos transporta de um mundo fácil e agradável para um mundo complexo, difícil e que exige maiores responsabilidades. Então, concluímos que é na adolescência que há uma grande oscilação, com momentos fantásticos e incríveis e por sua vez, momentos menos bons, e infelizmente memoráveis pela tristeza que nos proporcionou. Sim, talvez seja na adolescência que sentimos tudo à flor da pele, o bom e o mau.
A todos os adolescentes que leiam este pequeno texto não reclamem tanto com os vossos pais porque o vosso dia não está a ser fácil e eles não têm culpa, certo? Não respondam e controlem-se pois esta fase fase é uma fase de mudança, com dias bastante complicados que só quem passa por eles entende, mas se temos possibilidade de esperar pela primavera, que transmite um novo ciclo, uma nova onda de calor e maior felicidade, porque não aproveitamos o Inverno para fazer bonecos com a neve que nos causa frio e aproveitar o chocolate quente que a adolescência tem para nos dar?
avatar
2015.chocolate
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 16/09/2015

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Sáb Mar 12, 2016 6:04 pm
Todos os adolescentes têm os seus vícios: alcool, tabaco, computador, televisão, telemóvel, comida, jogos, etc. Porém, o vício mais comum a todos é o telemóvel. És este pequenino aparelho eletrónico quem tem capacidade de controlar as pessoas, especialmente os adolescentes.
Hoje em dia, é este dispositivo que faz com que nós fiquemos grande parte do nosso dia a "teclar".
Eu falo por mim, o telemóvel é o meu maior vício, e sinceramente já não imagino a minha vida sem ele e sei que nem um dia consigo passar longe dele. Isto é um assunto muito grave, pois os adolescentes (incluindo eu) já não vêm nada para além do pequeno ecrã, e até os problemas que nos surgem acabam por ser resolvidos por ele, pois quem tem um telemóvel tem acesso a tudo.
Por estas razões considero portanto, o telemóvel o maior víciodos adolescentes, é pois importante minimizar o uso deste para evitar consequências negativas próximas.
Conteúdo patrocinado

Adolescentes Empty Re: Adolescentes

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos